jabuticaba - Evolução
Átila19/08/2012 11:49
Atualizando...
Resolvi continuar o treinamento por pelo menos mais 1 ano antes do vaso definitivo, pra não ter que fazer uma poda muito drástica das raízes de uma só vez, por isso o vaso bem fundo. Também estou tendo bastante dificuldade em encontrar um vaso adequado pra ela, muito pouca variedade e preços bastante salgados quando de qualidade. Ainda estou na dúvida entre retangular ou oval. A planta agora será desfolhada completamente no próximo verão pra compactar bem a folhagem e melhorar a ramificação fina, que é mais fácil de conseguir num vaso menor, com menos espaço para as raízes.
By
atilamalcon1 at 2012-08-19

By

By

By
By
É isso ai pessoal, ao vivo ela está muito bonita, espero que gostem!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 Paulo R B de Medeiros19/08/2012 14:55
poxa que jaboticaba bonita, gente, é jaBUticaba ou jaBOticaba ? rsrs essa tua planta até me inspirou, tenho uma jabu aqui que tá parecida com a tua, só que bem mais fininha, ela já ta num vaso grande pra crescer e engrossar, seguindo o caminho que voce levou com essa planta ae, espero daqui uns anos conseguir um resultado parecido 😄
Paulo henrique leite19/08/2012 17:33
Realmente Muito linda, do jeito que ela esta agora será que demora pra frutificar?
WFROTA19/08/2012 19:54
Linda planta parabens.
Átila19/08/2012 20:09
Paulo R B de Medeiros escreveu:
poxa que jaboticaba bonita, gente, é jaBUticaba ou jaBOticaba ? rsrs essa tua planta até me inspirou, tenho uma jabu aqui que tá parecida com a tua, só que bem mais fininha, ela já ta num vaso grande pra crescer e engrossar, seguindo o caminho que voce levou com essa planta ae, espero daqui uns anos conseguir um resultado parecido 😄
Jabuticaba ou jaboticaba, tanto faz... É isso aí, como ela é uma planta de crescimento lento tem que bombar ela ao máximo, senão vai ficar fininha pra sempre num vasinho pequeno.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Átila19/08/2012 20:14
Paulo henrique leite escreveu:
Realmente Muito linda, do jeito que ela esta agora será que demora pra frutificar?
Levando em conta que a sabará na natureza pode demorar até 10-15 anos pra frutificar, num cultivo em vaso pequeno pode demorar ainda mais. Apesar que não me preocupo com isso e sim com a forma da árvore, a frutificação se vier vai ser consequência.
Abraço!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 knscorpion24/08/2012 12:15
belo trabalho esta estremamente linda mesmo eu to com uma muda de jaboticaba aki em casa mais transplantei ela e suas folhas estao secando naum sei se vai aguentar acho que vai dar fail mais num vo desistir acho a jabuticaba uma especie muito atrativa espero um dia ter uma igual a sua.
Átila24/08/2012 18:19
knscorpion escreveu:
belo trabalho esta estremamente linda mesmo eu to com uma muda de jaboticaba aki em casa mais transplantei ela e suas folhas estao secando naum sei se vai aguentar acho que vai dar fail mais num vo desistir acho a jabuticaba uma especie muito atrativa espero um dia ter uma igual a sua.
Claro amigão, é só ter paciência e os devidos cuidados que você consegue sim. Quanto a sua muda, a época é ótima pra transplante. pela menos aqui na minha região já se nota um aumento gradativo da temperatura, e as plantas estão começando a sair do repouso invernal. Não sei como estava sua planta antes, mas é sempre bom prepará-la com uma boa adubação, alguns meses antes do transplante, e só realizar o procedimento se a planta estiver saudável e vigorosa, pra não correr riscos desnecessários. Como sugestão diria pra você arrancar imediatamente o restante das folhas, e mantê-la na sombra, pois ela está desidratando, e a folhagem agora não vai fazer mais nada além de aumentar a transpiração e agravar a desidratação da planta. Espero que ela se recupere. Boa sorte aí!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 knscorpion24/08/2012 21:35
Átila25/08/2012 20:44
Acho que você poderia ter feito um falso transplante, apenas passando ela pra esse vaso maior sem mexer muito nas raízes, talvez apenas cortando um pião, se fosse o caso, pois a muda ainda está novinha e um pouco frágil.
Tinha que fortalecer bem ela primeiro, mas... Agora é torcer pra ela retornar.
Abraço!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
knscorpion26/08/2012 12:58
valeu pelos insentivos atila to numa guerra akie pq essa muda foi minha sogra que me deu e tenho um carinho por ela estou fazendo de tudo pra que elka sobreviva eu podei as folha pra evitar a desidratação e coloque uma sacola transparente cobrindo ela como se fosse uma estufa pra ver no que da estou na espectativa agora e so aguardar valeu pelas suas dicas ate a proxima postagem. 😉
Átila24/11/2012 22:15
UPDATING!
Só passei pra dar um up galera... Segue a labuta!
Abraço a todos!!!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7Elio24/11/2012 23:35
Átila, surpreendente a evolução!
Ficou um belo conjunto com esse vaso, parabéns. Gosto muito de planta onde vc pode visualizar o interior dos ramos.
Sem perder o costume de dar pitaco, aquele galhinho fino que aparece à direita, por primeiro (acho que está atrás), eu tiraria.
abraço
Thomas Eckert25/11/2012 11:47
Belíssima planta, excelente condução!
Parabéns!
Átila25/11/2012 19:00
Obrigado Thomas. Valeu Elio. Sugestão anotada... com certeza!
gil_fuka25/11/2012 22:06
Olá Átila!
Muito lindo o seu exemplar!
Em uma das sues respostas do tópico eu vi que voce diz que tem que " bombar" ela, creio que seja com adubação.
O que voce utilizou nelas durante estes anos ?
Até mais!
MARCIO ROLDÃO25/11/2012 23:35
Belo trabalho. Parabéns.
Lucinei Reis27/11/2012 23:37
Cada vez mais ficando melhor ótimo trabalho 😄 😄
Átila02/12/2012 19:31
gil_fuka escreveu:
Olá Átila!
Muito lindo o seu exemplar!
Em uma das sues respostas do tópico eu vi que voce diz que tem que " bombar" ela, creio que seja com adubação.
O que voce utilizou nelas durante estes anos ?
Até mais!
é verdade gil_fuka... Cultivo é tudo! Mas não tem nenhum mistério não. É vaso grande, sol pleno, muuuuita água e muita adubação orgânica.
E uma boa dose de paciência, é claro.
Obrigado a todos que opinaram. Próximo passo: desfolha completa.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7Elio02/12/2012 20:27
Átila, você acha que seja interessante uma desfolha?
abraço
Átila10/12/2012 17:33
Elio, na verdade ela já sofreu uma meia desfolha antes dessa última foto. Na verdade a copa estava densa demais e não se podia ver a ramificação, porém as folhas ainda estão um tanto "grandes" para o tamanho da árvore. Penso que com uma desfolha completa daqui a alguns meses e uma redução sensível na adubação vou conseguir diminuir o tamanho da folhagem, e refinar mais a árvore, porém vou esperar ela se recuperar bem, afinal foram 2 transplantes gradativos nessa primavera, sendo o segundo mais severo.
Abraço e obrigado pelos comentários
Átila30/04/2013 16:12
Penso que houve uma pequena evolução desde a última foto.
Abraço!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7Thomas Eckert30/04/2013 17:44
Simplesmente magnífica, excelente trabalho, parabéns!!
Abraço.
Gilson Reis30/04/2013 22:12
Átila,
Realmente um trabalho muito bom!!! Estava vendo o post desde o ínicio e vi a observação do Élio sobre o galho mais fino à direita, verifiquei que na verdade ele é um galho secundário do galho mais grosso localizado na parte de trás. Já pensou em eliminar este galho e deixar o galho mais fino à esquerda que está localizado praticamente na mesma altura deste galho engrossar?Me parece que ficaria muito bom porque você teria os galhos mais ou menos no mesmo diâmetro nesta região. O galho traseiro a que me refiro é bem mais grosso que os demais e não interfere na frente escolhida. Dá para colocar um pano cobrindo este galho para ver como ficaria. Faz um teste, tira uma foto e posta para ver a opinião dos demais. Só que volto a frizar é só um detalhe que não tira de modo algum a beleza da panta.
Abraço
Átila01/05/2013 12:32
Blz... Gilson! Obrigado pelos comentários. Fiz uma simulação no Paint e achei boa a sugestão sua e do Élio. Na verdade tenho esperança que esse galhinho ainda engrosse, e forme junto com o da esquerda a base plana da "vassoura", apesar dele não ter demonstrado muita evolução ultimamente. Optei por esperar mais um pouco, antes de tomar essa decisão, mas de qualquer forma é uma observação muito pertinente a de vocês. Obrigado e um forte abraço!