Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

jabuticaba - Evolução

123
Átila19/08/2012 11:49
Atualizando...
Resolvi continuar o treinamento por pelo menos mais 1 ano antes do vaso definitivo, pra não ter que fazer uma poda muito drástica das raízes de uma só vez, por isso o vaso bem fundo. Também estou tendo bastante dificuldade em encontrar um vaso adequado pra ela, muito pouca variedade e preços bastante salgados quando de qualidade. Ainda estou na dúvida entre retangular ou oval. A planta agora será desfolhada completamente no próximo verão pra compactar bem a folhagem e melhorar a ramificação fina, que é mais fácil de conseguir num vaso menor, com menos espaço para as raízes.

By atilamalcon1 at 2012-08-19

É isso ai pessoal, ao vivo ela está muito bonita, espero que gostem!

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Paulo R B de Medeiros19/08/2012 14:55
poxa que jaboticaba bonita, gente, é jaBUticaba ou jaBOticaba ? rsrs essa tua planta até me inspirou, tenho uma jabu aqui que tá parecida com a tua, só que bem mais fininha, ela já ta num vaso grande pra crescer e engrossar, seguindo o caminho que voce levou com essa planta ae, espero daqui uns anos conseguir um resultado parecido 😄
Paulo henrique leite19/08/2012 17:33
Realmente Muito linda, do jeito que ela esta agora será que demora pra frutificar?
WFROTA19/08/2012 19:54
Linda planta parabens.
Átila19/08/2012 20:09
Paulo R B de Medeiros escreveu:
poxa que jaboticaba bonita, gente, é jaBUticaba ou jaBOticaba ? rsrs essa tua planta até me inspirou, tenho uma jabu aqui que tá parecida com a tua, só que bem mais fininha, ela já ta num vaso grande pra crescer e engrossar, seguindo o caminho que voce levou com essa planta ae, espero daqui uns anos conseguir um resultado parecido 😄

Jabuticaba ou jaboticaba, tanto faz... É isso aí, como ela é uma planta de crescimento lento tem que bombar ela ao máximo, senão vai ficar fininha pra sempre num vasinho pequeno.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Átila19/08/2012 20:14
Paulo henrique leite escreveu:
Realmente Muito linda, do jeito que ela esta agora será que demora pra frutificar?

Levando em conta que a sabará na natureza pode demorar até 10-15 anos pra frutificar, num cultivo em vaso pequeno pode demorar ainda mais. Apesar que não me preocupo com isso e sim com a forma da árvore, a frutificação se vier vai ser consequência.
Abraço!

knscorpion24/08/2012 12:15
belo trabalho esta estremamente linda mesmo eu to com uma muda de jaboticaba aki em casa mais transplantei ela e suas folhas estao secando naum sei se vai aguentar acho que vai dar fail mais num vo desistir acho a jabuticaba uma especie muito atrativa espero um dia ter uma igual a sua.
Átila24/08/2012 18:19
knscorpion escreveu:
belo trabalho esta estremamente linda mesmo eu to com uma muda de jaboticaba aki em casa mais transplantei ela e suas folhas estao secando naum sei se vai aguentar acho que vai dar fail mais num vo desistir acho a jabuticaba uma especie muito atrativa espero um dia ter uma igual a sua.

Claro amigão, é só ter paciência e os devidos cuidados que você consegue sim. Quanto a sua muda, a época é ótima pra transplante. pela menos aqui na minha região já se nota um aumento gradativo da temperatura, e as plantas estão começando a sair do repouso invernal. Não sei como estava sua planta antes, mas é sempre bom prepará-la com uma boa adubação, alguns meses antes do transplante, e só realizar o procedimento se a planta estiver saudável e vigorosa, pra não correr riscos desnecessários. Como sugestão diria pra você arrancar imediatamente o restante das folhas, e mantê-la na sombra, pois ela está desidratando, e a folhagem agora não vai fazer mais nada além de aumentar a transpiração e agravar a desidratação da planta. Espero que ela se recupere. Boa sorte aí!

knscorpion24/08/2012 21:35
caro atila muito obrigado pela sua atenção acho que eh isso mesmo minha planta esta desidratando aki em são Paulo não chove faz um tempo e a humidade do ar esta muito baixa por isso acho que ela desidratou vo fazer oq vc me disse vo desfolhar e deixar ela na sombra pra ver se ela se recupera muito obrigado

ai vai umas fotos de logo que eu transplantei amanha eu posto umas de como ela ta pra vc ver

Átila25/08/2012 20:44
Acho que você poderia ter feito um falso transplante, apenas passando ela pra esse vaso maior sem mexer muito nas raízes, talvez apenas cortando um pião, se fosse o caso, pois a muda ainda está novinha e um pouco frágil.
Tinha que fortalecer bem ela primeiro, mas... Agora é torcer pra ela retornar.
Abraço!

knscorpion26/08/2012 12:58
valeu pelos insentivos atila to numa guerra akie pq essa muda foi minha sogra que me deu e tenho um carinho por ela estou fazendo de tudo pra que elka sobreviva eu podei as folha pra evitar a desidratação e coloque uma sacola transparente cobrindo ela como se fosse uma estufa pra ver no que da estou na espectativa agora e so aguardar valeu pelas suas dicas ate a proxima postagem. 😉
Átila24/11/2012 22:15
UPDATING!
Só passei pra dar um up galera... Segue a labuta!

Abraço a todos!!!

Elio24/11/2012 23:35
Átila, surpreendente a evolução!
Ficou um belo conjunto com esse vaso, parabéns. Gosto muito de planta onde vc pode visualizar o interior dos ramos.
Sem perder o costume de dar pitaco, aquele galhinho fino que aparece à direita, por primeiro (acho que está atrás), eu tiraria.

abraço
Thomas Eckert25/11/2012 11:47
Belíssima planta, excelente condução!
Parabéns!
Átila25/11/2012 19:00
Obrigado Thomas. Valeu Elio. Sugestão anotada... com certeza!

gil_fuka25/11/2012 22:06
Olá Átila!
Muito lindo o seu exemplar!
Em uma das sues respostas do tópico eu vi que voce diz que tem que " bombar" ela, creio que seja com adubação.
O que voce utilizou nelas durante estes anos ?

Até mais!
MARCIO ROLDÃO25/11/2012 23:35
Belo trabalho. Parabéns.
Lucinei Reis27/11/2012 23:37
Cada vez mais ficando melhor ótimo trabalho 😄 😄
Átila02/12/2012 19:31
gil_fuka escreveu:
Olá Átila!
Muito lindo o seu exemplar!
Em uma das sues respostas do tópico eu vi que voce diz que tem que " bombar" ela, creio que seja com adubação.
O que voce utilizou nelas durante estes anos ?

Até mais!

é verdade gil_fuka... Cultivo é tudo! Mas não tem nenhum mistério não. É vaso grande, sol pleno, muuuuita água e muita adubação orgânica.
E uma boa dose de paciência, é claro.

Obrigado a todos que opinaram. Próximo passo: desfolha completa.

Elio02/12/2012 20:27
Átila, você acha que seja interessante uma desfolha?

abraço
Átila10/12/2012 17:33
Elio, na verdade ela já sofreu uma meia desfolha antes dessa última foto. Na verdade a copa estava densa demais e não se podia ver a ramificação, porém as folhas ainda estão um tanto "grandes" para o tamanho da árvore. Penso que com uma desfolha completa daqui a alguns meses e uma redução sensível na adubação vou conseguir diminuir o tamanho da folhagem, e refinar mais a árvore, porém vou esperar ela se recuperar bem, afinal foram 2 transplantes gradativos nessa primavera, sendo o segundo mais severo.

Abraço e obrigado pelos comentários

Átila30/04/2013 16:12
Penso que houve uma pequena evolução desde a última foto.

Abraço!

Thomas Eckert30/04/2013 17:44
Simplesmente magnífica, excelente trabalho, parabéns!!

Abraço.
Gilson Reis30/04/2013 22:12
Átila,

Realmente um trabalho muito bom!!! Estava vendo o post desde o ínicio e vi a observação do Élio sobre o galho mais fino à direita, verifiquei que na verdade ele é um galho secundário do galho mais grosso localizado na parte de trás. Já pensou em eliminar este galho e deixar o galho mais fino à esquerda que está localizado praticamente na mesma altura deste galho engrossar?Me parece que ficaria muito bom porque você teria os galhos mais ou menos no mesmo diâmetro nesta região. O galho traseiro a que me refiro é bem mais grosso que os demais e não interfere na frente escolhida. Dá para colocar um pano cobrindo este galho para ver como ficaria. Faz um teste, tira uma foto e posta para ver a opinião dos demais. Só que volto a frizar é só um detalhe que não tira de modo algum a beleza da panta.

Abraço
Átila01/05/2013 12:32
Blz... Gilson! Obrigado pelos comentários. Fiz uma simulação no Paint e achei boa a sugestão sua e do Élio. Na verdade tenho esperança que esse galhinho ainda engrosse, e forme junto com o da esquerda a base plana da "vassoura", apesar dele não ter demonstrado muita evolução ultimamente. Optei por esperar mais um pouco, antes de tomar essa decisão, mas de qualquer forma é uma observação muito pertinente a de vocês. Obrigado e um forte abraço!
123