AJUDA PARA MINHA NOVA AQUISIÇÃO (PRIMAVERA)
ROSIMEIRE E. G.15/01/2012 10:22
AJUDA PARA MINHA NOVA AQUISIÇÃO (PRIMAVERA)
Adquiri esta primavera em uma floricultura, e já arrisquei a poda de alguns galhos.

Coloquei o paninho branco no vaso para mostrar melhor o tronco.
O que vocês acham? Que caminho devo seguir?
Estou pensando em transplantá-la para uma bacia grande com um substrato mais drenante.
Aguardo sugestões.
ROSIMEIRE E. G.15/01/2012 10:28
Mais uma imagem
ROSIMEIRE E. G.19/01/2012 21:01
E ae, alguém tem alguma sugestão para minha nova plantinha?
CARLOS ALBERTO M DE SOUSA19/01/2012 21:42
Não entendo muito, mais ela e
linda. Parabens...
carlos - df
edmarcos19/01/2012 22:25
Rosimeire, sou novato nisso mas eu faria uma poda baixa, logo após a bifurcação para trabalhar com uma planta menor.
ROSIMEIRE E. G.20/01/2012 09:35
Obrigada pela sugestão Edmarcos!
Eu também havia pensado nessa poda mais baixa, mas também sou nova na arte e fiquei bem insegura.
Mcdonald20/01/2012 09:46
Rosimeire..
Não sou expert em primavera mais uma coisa eu te adianto.. Só regue quando ver que o substrato está seco por cima. Elas não gostam muito de água não. Apodrece rapidinho... Evite molhar o tronco tb na hora da rega..
Abraço
ROSIMEIRE E. G.20/01/2012 12:19
Bem lembrado Mcdonald. É que por aqui tem chovido muito. Acha que devo retirá-la desse local?
Alexandre S. Coelho20/01/2012 12:51
Oi Rosimeire
Chuva faz bem para as nossas pequenas árvores... Porém, demais (quando o substrato fica sempre encharcado) pode prejudicar! Convém então protege-las nesses casos 😉
Quanto ao estilo para trabalhar nela, penso que estando as raízes favoráveis, você pode incliná-la bastante para fazer um semicascata:

ROSIMEIRE E. G.20/01/2012 13:20
Nossa, não tinha pensado nisso. Acho que vai ficar legal!
Obrigada!!!!
Alexandre S. Coelho20/01/2012 13:26
Veja estas fotos retiradas da net:

ROSIMEIRE E. G.20/01/2012 13:54
Alexandre,
Eu posso aramar e colocá-la em um recipiente maior com um substrato mais drenante?
ROSIMEIRE E. G.20/01/2012 14:17
Fiz um teste forçando o galho e dá a impressão que vai quebrar. Será que quando for transplantá-la terei que inclinar um pouco o tronco?
nickyfury20/01/2012 17:48
bonsai
Rosimeire, quando e se for seguir a excelente projeção do amigo Alexandre, vc terá apenas que replantar sua prima, sem precisar usar arame nem nada, evitando forçar o caule dela e causar alguma quebra. Retirando a planta do recipiente atual, com muito cuidado, pois as raizes finas são muito frageis, voce apenas irá replantar com o tronco na posição planejada, deixando a planta inclinada, com o crescimento favorável a ela.
No que pese a projeção, sugiro porém manter todos os galhos atuais, estimulando novas brotações via adubação, aguardando que elas venham a nascer nos pontos em que o Alexandre projetou os novos galhos, ou próximo deles, de maneira que apenas aí é que voce então irá eliminar os galhos antigos e trabalhar na formação estrutural dos novos.
Importante, agora, é manter a planta estabilizada como está, adubando bem com matéria organica (ou osmocote), para estimular a planta a emitir novas e vigorosas brotações, alem de aumentar a densidade das atuais. Aplique uma boa pasta cicatrizante nos pontos de corte, para evitar apodrecimento. Cultivo a pleno sol, rega apenas se o solo estiver seco, uma vez ao dia, de preferencia ao final da tarde.
ROSIMEIRE E. G.20/01/2012 18:26
Nossa!!! Que vergonha...tenho muito que aprender, não é mesmo?
Obrigada nickyfury! Tem me ajudado muito!
logo...logo mostro minha plantinha.
Ah...só mais uma dúvida. Eu devo colocá-la em uma bacia grande ou o ideal já seria um vaso menor?
nickyfury21/01/2012 16:03
bonsai
É preferível que mantenha onde ela está, por enquanto, apenas adubando, regando e expondo ao cultivo sob sol pleno, o dia inteiro, para que ela possa se desenvolver bem. Na época adequada, então poderá replantar numa bacia plastica, ou um recipiente similar, até que a planta chegue a ter o desenvolvimento necessário devidamente estabelecido, para que só então voce possa estar escolhendo o vaso e replantando-a nele.
Ou seja: vaso é a ultima posição, sempre, para que uma planta possa ser colocada. Claro, nada obsta que voce vá escolhendo, com calma, um vaso por agora, e até mesmo comprando um para reservar para o futuro. 😉
Quanto a se envergonhar, não há motivo. Todos, sem exceção, cometemos erros e falhas, e faz parte do nosso caminho do bonsai. O importante é aprendermos com eles e procurarmos sempre tirar o melhor proveito desse aprendizado.
Anderson Neuhaus27/01/2012 00:24
acompanhando.
Lucinei Reis29/01/2012 23:22
acompanhado!!!!!!!!!!!!!!!
ROSIMEIRE E. G.10/02/2012 13:12
Replante da Primavera
Nickyfury,
Quando vi sua sugestão, para aguardar a época adequada do replante da planta, já havia feito. Ufa!!! acho que ela não sentiu já está brotando.
Seguem as fotos:
No dia do replante
19 dias após o replante
Aos 45 dias do replante, pretendo começar a adubação com Torta de Mamona e Farinha de osso, mas não sei a proporção ideal de cada adubo. Poderiam me ajudar?ROSIMEIRE E. G.10/02/2012 13:13
Aos 45 dias do replante, pretendo começar a adubação com Torta de Mamona e Farinha de osso, mas não sei a proporção ideal de cada adubo. Poderiam me ajudar?
ROSIMEIRE E. G.21/02/2012 19:23
Já está na hora de começar a adubação com Torta de Mamona e Farinha de osso, mas não sei a proporção ideal de cada adubo.
SOCORRO!!!!! Poderiam me ajuda? 😂