Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Socorro! Bonsais desidratados!

renata_bbc17/01/2012 18:11
Socorro! Bonsais desidratados!
Queridos amigos,
fiquei um fim-de-semana fora e pedi a minha mãe que molhasse minhas plantinhas (irresponsabilidade.. já aprendi!)...
Ela esqueceu e fez um calor horroroso aqui no RJ... Cheguei domingo a noite e estavam todos murchos e as folhas finas e secas, mas ainda verdes... Molhei todas e estou de olho desde então... Porém, meu ulmus e minha carmona estão mais debilitados. As folhas cairam bastante hoje pela manhã, mas ainda tem algumas firmes e fortes...

Qual é o procedimento para uma desidratação? É só molhar? Tenho que fazer algo mais drástico como mergulhar em tigela de água ou tirar do sol?

Obrigada!

Beijos!!
Marlon.D.S.S17/01/2012 18:32
cara amiga, tire-as do sol por enquanto....
LUIZ ARTHUR17/01/2012 19:04
renata_bbc

Não descuide da rega e pulverize água sobre as folhas, alguns dias umas duas vezes por dia, logo estarão reidratados, é obvio tem folhas que não se recuperarão. A dica do Marlon.D.S.S também é muito boa, de colocar alguns dias na sombra.
Quando for colocá-los no sol novamente procure ir aumentando aos poucos o tempo em que ficarão expostos para se acostumarem novamente.

Abraço
renata_bbc17/01/2012 19:15
Feito!!

Muito obrigada!!
nickyfury20/01/2012 18:08
bonsai
Quando acontecer fatos dessa natureza, encha um recipiente fundo com agua, tipo um balde, e mergulhe as plantas nele, como a copa voltada para baixo, segurando pelo fundo do vaso. Deixe em imersão por uns 15 a vinte minutos, colocando-as em local semi sombreado em seguida, só retornando ao sol pleno uns dois ou tres dias, se observar que a planta se restabelece bem. Isso só deve ser feito uma vez, em seguida é preciso apenas seguir com a rega diária normal.