Marlon, quando me refiro a pedrisco, não estou sugerindo brita, seja ela da marrom ou da preta, mas sim aqueles pedregulhos que retiramos da areia quando a peneiramos (alguns chamam de "seixos":
Claro que esses aí de cima são meio grandinhos, então é melhor aproveitar apenas os que forem pequenos. O tamanho deles deve sempre ser de acordo com o do caco ceramico. Dependendo da espécie, da quantidade de raízes e do tamanho da arvore, a granulometria pode variar bastante.
O ideal é termos várias para usar de acordo com a planta e seu sistema radicular. O minimo, claro, é mais ou menos do tamanho da metade de uma semente de maçã, daquelas pequenas. O máximo, fica próximo de uma moeda de um centavo (plantas grandes e de raizes fortes, como o ficus retusa).
Geralmente eu fragmento o caco ceramico e misturo com o pedrisco, em granulos proporcionais, acondicionando a mistura em recipientes diversos, como tonéis plasticos com tampa:
Os que eu uso são parecidos com esse da imagem acima, mas menores. Isso por que tenho muitas plantas e necessito de uma grande quantidade de substrato, então é preciso estar com o material disponível sempre que precisar usar. Dependendo do tamanho do viveiro e da quantidade de plantas a serem manuseadas, pode-se adotar recipientes menores, como esses:
Essas medidas exatas de tamanho de granulos, ou granulometria, são fatores exigíveis quando queremos adquirir o material pronto e precisamos informar a quem vende ou produz. Como minha produção é voltada unicamente para o meu consumo, não me preocupo em ficar medindo, de maneira que não tenho as medidas exatas desse material que uso, mas sei apenas citar comparando-as com alguma coisa, como as sementes de maçã ou a moeda.
O bonsaista/forista Gerson Araldi, de Palotina/PR, grande amigo, há algum tempo comercializava um substrato que achei interessante, sendo que na oportunidade até adquiri em certa quantidade para misturar no substrato que eu produzia (caco ceramico e pedrisco):
Como referencial, fornecendo uma medida mais precisa, podemos dizer que costumo usar mais a granulometria que se assemelha com o material do Araldi e que aparece no centro da foto abaixo:
Claro que faço uso das outras duas, tambem. Isso, como salientei, irá sempre depender da planta e de seu sistema radicular.
Com peneiras de furos de tamanhos diversos, podemos conseguir variedade quanto ao tamanho dos grãos:
Plantas pequenas requerem grãos pequenos (tanto do caco ceramico, quanto do pedrisco, do carvão e da casca de pinheiro, sempre na mesma medida):
Fique atento a que, quanto maior o vaso, maior a planta, mais raizame terá, então o substrato deverá ser composto por granulos bem maiores: