Ederson18/01/2012 18:12
FICUS 1
Esta é mais aquisição feita juntamente a outro ficus mencionado em outro tópico. Não seio que espécie é pois o sr que me vendeu tanbém não sabia.
eis as fotos
Detalhe semente
Pelas folhas este deve ser da mesma espécie do outro ficus mencionado em outro tópico, apenas a diferença que este é baixo e o outro com o mesmo diâmetro tem 2 metros de altura.
Para os mais experientes será que posso transplantar nesta época ?
LUIZ ARTHUR18/01/2012 22:15
Ederson
O Ficus é uma árvore muito boa de se trabalhar, pelo que sei é no inverno a melhor época de se fazer o transplante, mas vamos esperar alguém mais experiente dar uma dica.
É uma bela muda esta sua, deve dar um bonsai legal.
Abraço
AguiaR19/01/2012 03:59
Olá Ederson,
a respeito da espécie ela se chama: Ficus Green Island ou Ficus Ilha Verde 😎
Como o bom e velho ficus, após uma poda ela responde muito rápido, essa em específico emite muitas raízes aéreas com rapidez também, um forte potencial cicatrizante, etc... uma planta maravilhosa e linda! (falo tudo por experiência, mas não sou experiente, entende? 😛)
A respeito de cultivo, acho que vc deve seguir as considerações a respeito dos ficus. E com o tempo você vai aprendendo com ela, saber a melhor forma de conduzi-la, etc.
Ah, só uma coisa! Quando for aramar, cuidado! Não tente dobrar muito o galho, porque ela quebra com um pouco de facilidade, em comparação à outras plantas, como uma acerola por exemplo.
Ah2! Se possível retira a terra da base dela, para podermos ver como está o nebari! 😉
Mas, aconselho esperar alguém que tenha mais experiência nessa espécie e lhe passar as melhores dicas! 😄
Enquanto isso vai curtindo ela, rascunhando algum projeto, identificando os galhos que atendem ao seu projeto, ver a necessidade da poda, etc... :]
Em outras palavras, vai curtindo tua planta!
Abraços
André dos Santos Guimarãe19/01/2012 09:05
Tenho duas mudas de ficus que não sei ao certo de que espécie são, mas pelas suas fotos parecem a mesma só que as minhas estão novinhas.
Eu ainda não tinha nem ouvido falar nesse nome "ilha verde", valeu AguiaR.
Ederson19/01/2012 11:57
Luiz, AguiaR
Obrigado pelas respostas.
André, as folhas são iguais ao meu, deve ser da mesma espécie.
Valeu Galera.
Anderson Neuhaus20/01/2012 00:20
caramba cara!!! que planta magnifica meus parabéns......
Ederson23/01/2012 17:24
Anderson Obrigado.
Neste outro tópico tenho mais um que na minha opinião é mais bonito que esta, adquirido no mesmo local.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20382
Sem tirar os créditos mas esta tanbém tem um futuro promissor.
Otoniel Santos23/01/2012 22:16
Ederson, legal essa plabta, acompanhando!!!
edson060508/03/2012 22:22
Ederson,
é uma boa planta na minha opinião. Muito embora ela vá ficar um pouco alta mas acho possível estimular o aparecimento de raízes aéreas dando a impressão de um tronco mais grosso. Se você fez o reenvase há apenas um mês, eu não faria uma alporquia por enquanto. Além daquele estresse sofrido pela planta, pode não ser uma boa época para a retirada do alporque quando este estiver no ponto. Bonsai é feito de paciência mesmo; eu deixaria isso para o início da primavera.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson.