Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bandeja para Penjing

Lbandeira19/01/2012 12:50
Bandeja para Penjing
Bom dia pessoal. Nem sei se é aqui que se posta sobre isso mas... preciso saber se alguem sabe de alguma loja online que venda daquelas bandejas para penjing??? Moro em Campo Grande - MS e aqui tem varias pessoas que praticam o cultivo de Bonsai mas material é meio escasso. Prefiro comprar online mesmo.
Caso ninguem possa me informar, poderiam me dar algumas dicas de como fabricar?

Muito obrigado.
Nikkei 10019/01/2012 15:15
Lbandeira, comprei bandeja de cerâmica na vaso petrópolis. Dá para comprar online, tem um pedido mínimo não lembro de quanto.
Estou para montar um com uma bandeja de mármore que a marmoraria joga fora, vou fazer as boradas com cimento.
No faça você mesmo acho que já vi algumas confecçoes também.
Lbandeira19/01/2012 15:44
Minha mãe mora no interior do estado e lá tem umas artesãs que fazem vasos em cerâmica, tipo barro sabe...? Elas fazem de tudo que é modelo de vaso. Será que fica bacana uma bandeja desse material? Não pelo material em si, mas pela cor...?
nickyfury20/01/2012 17:59
bonsai
Lbandeira, geralmente a cor predominante é o branco ou cinza claro, para o suiban. No caso da ceramica, é preferível que a queima seja acima de 1200 graus, pois com o tempo a ceramica de baixa temperatura, como é o caso desses tipos de vasos artesanais de que fala, se racharem tanto pelo calor e umidade constantes no recipiente, quanto pelo poder de erosão das raizes das plantas e peso do trabalho finalizado.

O bonsaista e amigo Paulo Neto, muito criativo por sinal, fez um suiban de madeira:

http://aidobonsai.com/tag/construindo-um-suiban/

Outros preferem de fibra de vidro ou resina:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-210813626-vaso-suiban-80-x-40-em-fibra-de-vidro-_JM

Voce pode entrar em contato com os ceramistas mais conhecidos, como o Izumi, de Atibaia/SP, o Sami do RJ, o Sergio Onodera, de SP e conversar diretamente com eles, encomendando peça(s) do tamanho que desejar e no formato que quiser, que certamente eles atenderão seu pedido prontamente.

A outra forma é fazer um suiban a partir de cimento celular. O Mario Garcia dá dicas no site dele, Atelier do Bonsai, ensinando como trabalhar com esse material. Mas há outros bonsaistas que tambem orientam nessa area, não necessáriamente para fazer suiban.

É um ótimo material: leve, resistente, moldável e facil de trabalhar. Vale a pena o custo/beneficio despendido.