Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O que vcs acham?

djemys19/01/2012 22:24
O que vcs acham?
Caliandra Spinosa (yamadory)

Anderson Neuhaus20/01/2012 00:11
caramba muito legal!
Green_bsb20/01/2012 09:22
Parabéns companheiro, eu como mero principiante, gostei bastante. Mas já pensou em um vaso com bordas mais baixas? Acho que ficaria mais harmonioso!!
André dos Santos Guimarãe20/01/2012 15:00
Parabéns eu gostei muito, mas posta umas fotos do outro lado da planta, se não me engano tem um jim do outro lado? Posta umas fotos.
nickyfury20/01/2012 16:25
bonsai
Djemys, o unico ponto discutível é o jin, que cruza muito visivelmente com o unico galho disponível para a formação estrutural. Talvez o resultado ficasse melhor se, ao invés do jin, vc explorasse um shari ao longo do tronco, descendo desde a base onde nasce o jin até o solo, serpenteando em volta do tronco, criando um efeito que se chama NEJIKAN.

Claro que nesse caso o jin teria que ser ou totalmente eliminado, ou cortado fora na base dele e colado em outro posição que não cruzasse diretamente com o galho formador ou então reduzido em seu comprimento, ficando apenas um toquinho que servisse de ponto de desague para o shari que sugeri.

NO caso de cortar o jin na base, vc pode colar ele novamente, com superbonder por exemplo, mudando inclusive seu angulo, deixando-o voltado para baixo, por exemplo, para preencher a area negativa monotona que existe no arco da curva da planta. Ou mesmo do lado contrário, forçando um galho seco, como se fosse o primeiro galho, dentro da area externa na curva. São duas ótimas possibilidades para corrigir esse pequeno detalhe, que pode até não parecer, mas faz uma enorme diferença. 😲
SEKI - Elio Luis Secchi20/01/2012 22:06
Concordo com o Nicky, o jin ali está sobrando... o tronco grosso termina repentinamente e de fato a maneira mais fácil de se corrigir isso seria fazendo um shari com maior desgaste de madeira na extremidade de cima a fim de afinar a terminação do tronco...
A formação da copa está muito boa. Parabéns...
abraço