Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu jardim japonês...

123
Nikkei 10029/01/2012 19:17
Ricardo, um dia terás sim.
O projeto de ter um lago com carpas em minha casa vem desde que eu era criança, sempre sonhei. Como sempre morei em casa alugada não me animava em construir pois quando saísse não poderia levar junto. QUando iniciei nos bonsais a idéia vei a tona: juntar os dois.
Os bonsais agradecem, pois estavam entupidos no jardim de inverno... pouco sol também
Nikkei 10029/01/2012 19:25
Segue a formação do cantinho japoês
Coloquei as pedras em volta do lago para ter uma idéia...



Muitas plantas já vieram pra cá, mas ainda está bagunçado 😄



Olha as coluninhas como ficaram:
Mcdonald29/01/2012 21:24
Tá ficando Biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito......

Parabéns meu velho... tá ficando muito show...

To acompanhando tudo...

Abração
Lucinei Reis30/01/2012 01:29
Esta ficando ótimo, acompanhado!!!!!!!!!!!!!!!!
hraphi31/01/2012 11:28
Caramba, muito massa, vou acompanhar tb...
Angela Fernandes31/01/2012 21:50
Alôôô !!!!
Só aompanhando e admirando !!!!!!!!!
Parabéns !!!
Edson M. Mori01/02/2012 11:04
Nikkei, parabéns pela iniciativa
Estou tomando a liberdade de sugerir algumas coisas.
Primeiro, pensaria melhor no uso da grama esmeralda neste local, devido à quantidade de Sol, pois para deixar a grama sempre bem podada e verdinha, a incidência do Sol é muito importante, mesmo a grama japonesa (coreana) que o Elio sugeriu necessita de bastante Sol, e as paredes laterais são muito altas (~ 3 metros) e a distancia entre as paredes largura (~4 metros), e no comprimento das outras paredes creio que seja um pouco mais, estou certo? Mas também vai depender da posição do Sol (nascente e poente) com relação à largura e o comprimento. A minha opção seria pela grama preta, como o próprio Elio sugeriu, com cascalho de rio de 1 a 2 cm compondo com a grama preta e em alguma parte onde a incidência do Sol é maior e ao lado do lago plantar a grama amendoim (na realidade não é grama e sim uma leguminosa) que produz uma florzinha amarela, que não necessita de muita poda e que pode crescer em cima do lago. http://gramagrama.net/tipos-de-grama/grama-amendoim Essa grama não suja o lago como a grama esmeralda ou japonesa na hora da poda.
Segundo: aumentaria o lago no sentido do comprimento, só que estreito e mais raso para forçar as carpas movimentarem mais e com isso estimular a reprodução, logicamente deixando o lago que voce já fez nesta profundidade para protege-los no frio do inverno, mas no Brasil não tem problema como nos países que neva, portanto uma profundidade no lago que já está pronto de 60 cm é o suficiente. Nesta parte mais comprida do lago poderia colocar uma ponte no estilo japonês para passar para o lado onde vc colocou a prateleira com os bonsai.
Terceiro: não é com o seu projeto e nem com vc, mas com relação as fotos iniciais do seu sonho, que a empresa aquahobby.com colocou creio que indevidamente, pois acredito que não foi eles que construíram aquele lago maravilhoso que fica nos fundos de uma loja na ilha de Miyajima no Japão , onde tive a oportunidade de visitar em 2009 e que coloquei em um tópico aqui no fórum. Pela foto com a logomarca dessa empresa, dá a entender que eles que fizeram o projeto.
Desculpe-me estar me intrometendo no seu tópico, mas o objetivo é tentar te ajudar, não querendo ser metido, mas já tenho dois lagos: um em casa e o outro aqui na clínica que vou postar as fotos da clínica. Talvez consiga te transmitir o que tentei te sugerir . Na minha casa o lago é bem maior (~ 11 mil litros) e que já ocorreu várias reprodução das carpas e kinguio.
Mais uma vez, desculpe-me a intromissão.
Abraço
Nikkei 10001/02/2012 11:19
Edson, fico muito agradecido pelas sugestações. Intromissão nenhuma cara. Já tinha visto seu post deste jardim no Japão, inclusive salvei algumas fotos postadas por você no meu cpu também. Suas informações são pertinentes e gostaria muito de ver os seus lagos também 😄 😄
Quanto ao tamanho do lago eu gostaria que fosse o tamanho do jardim inteiro.... mas sabe como é, tive que negociar com a miha esposa e este foi o resultado que obtive...
Por enquanto (verão) o sol está batendo forte e por várias horas por dia. Até faço uma rega no meio do dia porque a grama tá ficando esturricada do sol forte (mas também acabei de plantar e ela ainda tem que enraizar). Vou observar a adaptação dela no jardim, se não for para frente devo mudar a espécie como sugeriu.
SObre o amendoin já me passou pela cabeça, eu iria usar o dinheiro em penca que está dominando alguns vasos meus de plantas e forra bem. Isto seria na parte do fundo onde estão os pilares com bonsais, mas ainda não me decidi ao certo.

Uma ponte ficaria show de bola hein, mas acho que neste formato não vai dar...ou tem alguma sugestão?
Agora essa do lago ser mais comprido para reprodução eu não sabia, tem um porque disso? 80 cm é muito?
Edson M. Mori01/02/2012 11:50
Nikkei, com relação a aumentar o comprimento do lago. Vc pode fazer com manta emborrachada que sai mais barato e nesta parte deixar mais raso como se fosse uma corredeira para as carpas nadarem nessa corredeira.
Com relação a profundidade que vc já fez, o inconveniente será o controle da cristalinidade da água, pois vc não poderá curtir a visão das carpas. Como já havia dito, no Brasil não é necessario uma grande profundidade, pois não ocorre neve como nesta foto em Nova York , onde a parte superior do lago está congelado e as carpas estão na parte mais funda.


Com relação a grama esmeralda ou a japonesa (coreana) o problema é na hora da poda, ou seja , é uma sujeira no lago por mais que vc tome cuidado. Na minha casa é a grama japonesa, e sei do que estou falando, pois sou eu que cuido do jardim do lago, do Bonsai, etc...

Não vai falar para sua mulher que estou incentivando vc a a aumentar o tamanho do lago, se falar, me avise quem ela é.
Abraço
Fabio Lima01/02/2012 13:36
Nikkei 100...
não sei se comento aqui ou lá no FA....
tb sou aquarista e tenho alguns projetos lá...minha praia é o FVM....
aqui ainda tenho muito a aprender...
....show de bola seu projeto....
da pra ver que a dedicação e o esmero não estão restritos apenas aos seus bonsais...
parabens....
vou acompanhar
Tiago R01/02/2012 14:26
Edson, nos mostre suas fotos.

Eu tenho carpas nesse lago: www.pontodopeixe.com

Meu pai está fazendo um pequeno tanque para elas ficarem mais visíveis aos clientes do bar.


Abraços.
Nikkei 10001/02/2012 17:24
Olá Fábio, confesso q ultimamente não tenho muito tempo pra ficar fuçando nos fóruns. Gosto muito das coisas tipo FVM, o que colocou lá?
Nikkei 10001/02/2012 17:26
Edson, dei uma medida na profundidade e está pertos dos 60cm mesmo, Quando fizemos o buraco tinha 80, mas com o concreto e reboco já subiu bastante. 😄
COmo o Tiago disse, estamos esperando suas fotos...
Fabio Lima01/02/2012 21:38
fala nikkei....
tenho meus aquas...que eu mesmo monto e uns canisters....
nada de tão es
petacular...mas muito funcional...
Nikkei 10001/02/2012 22:09
Vou dar uma fuçada depois. Cou precisar de um canister pro meu aqua salgado
Edson M. Mori02/02/2012 08:40
Nikkei e Tiago R. - postei as fotos do meu jardim com lago e bonsai no forum central http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20493

Nikkei, com relação a profundidade do lago, depende do objetivo que vc deseja, podendo ser só para apreciação ou também para que ocorra reprodução.

Desculpe-me novamente estar intrometendo no seu tópico, mas a finalidade foi somente para te ajudar, se assim vc o desejar. Espero que com a minha opinião em aumentar seu lago, a sua esposa não tenha ficado brava. Eu sei como é. Também sou casado.
Abraço
Nikkei 10002/02/2012 18:02
Edson, como eu sempre digo, qualquer sugestão, idéia ou crítica é sempre bem vindo para mim. Continue postando e para de se desculpar cara... 😄
Seu laguinho e paisagismo está de babar, muita paz e tranquilidade. È o que busco no meu jardim também esta harmonia. Parabéns.
A idéia é só apreciar. Se começar a se reproduzirem vou gostar muito, mas não sei o que fazer se a população começar a aumentar...
Nikkei 10003/02/2012 14:38
Este é o antes...


Julio Tijucano04/02/2012 20:16
Parabens Nikkei, muito inspirador tudo isso que está fazendo, é vc mesmo quem está trabalhando na obra? vou gostar de ver quando estiver terminado! PArabens.
Nikkei 10005/02/2012 15:53
Julio, pra fazer o buraco e o concreto fiz eu e um servente, pois o trabalho era meio pesado só pra mim. Depois o resto é só comigo mesmo, vou arrumando quando sobra um tempinho. Ontem passei uma camada de impermeabilizante no lago... Vou caminhando a pequenos passos.
Trabalhar sozinho me geram duas coisas:
1. não gasto dinheiro (mesmo porque agora ta apertado)
2. Fico orgulhoso e satisfeito em poder realizar este sonho meu...
ROSIMEIRE E. G.14/02/2012 12:33
Acompanhando!!
Cleuber22/02/2012 11:20
MP respondida, estou à disposição para ajudar no que for possível. T+
bahiensis25/02/2012 14:07
Parabens!
Trabalhar naquilo que queremos e precisamos é mais dádiva!
É a prova de que podemos aprender de tudo, e nossa capacidade de criação é enorme!

PARABENS!
Marcos V. Resende25/03/2012 21:07
Ei Nikkei.

Parabéns acompanhando
Thomas Eckert25/03/2012 21:32
Muito bom, estou curioso para ver como vai ficar. abrs
123