Nikkei, parabéns pela iniciativa
Estou tomando a liberdade de sugerir algumas coisas.
Primeiro, pensaria melhor no uso da grama esmeralda neste local, devido à quantidade de Sol, pois para deixar a grama sempre bem podada e verdinha, a incidência do Sol é muito importante, mesmo a grama japonesa (coreana) que o Elio sugeriu necessita de bastante Sol, e as paredes laterais são muito altas (~ 3 metros) e a distancia entre as paredes largura (~4 metros), e no comprimento das outras paredes creio que seja um pouco mais, estou certo? Mas também vai depender da posição do Sol (nascente e poente) com relação à largura e o comprimento. A minha opção seria pela grama preta, como o próprio Elio sugeriu, com cascalho de rio de 1 a 2 cm compondo com a grama preta e em alguma parte onde a incidência do Sol é maior e ao lado do lago plantar a grama amendoim (na realidade não é grama e sim uma leguminosa) que produz uma florzinha amarela, que não necessita de muita poda e que pode crescer em cima do lago.
http://gramagrama.net/tipos-de-grama/grama-amendoim Essa grama não suja o lago como a grama esmeralda ou japonesa na hora da poda.
Segundo: aumentaria o lago no sentido do comprimento, só que estreito e mais raso para forçar as carpas movimentarem mais e com isso estimular a reprodução, logicamente deixando o lago que voce já fez nesta profundidade para protege-los no frio do inverno, mas no Brasil não tem problema como nos países que neva, portanto uma profundidade no lago que já está pronto de 60 cm é o suficiente. Nesta parte mais comprida do lago poderia colocar uma ponte no estilo japonês para passar para o lado onde vc colocou a prateleira com os bonsai.
Terceiro: não é com o seu projeto e nem com vc, mas com relação as fotos iniciais do seu sonho, que a empresa aquahobby.com colocou creio que indevidamente, pois acredito que não foi eles que construíram aquele lago maravilhoso que fica nos fundos de uma loja na ilha de Miyajima no Japão , onde tive a oportunidade de visitar em 2009 e que coloquei em um tópico aqui no fórum. Pela foto com a logomarca dessa empresa, dá a entender que eles que fizeram o projeto.
Desculpe-me estar me intrometendo no seu tópico, mas o objetivo é tentar te ajudar, não querendo ser metido, mas já tenho dois lagos: um em casa e o outro aqui na clínica que vou postar as fotos da clínica. Talvez consiga te transmitir o que tentei te sugerir . Na minha casa o lago é bem maior (~ 11 mil litros) e que já ocorreu várias reprodução das carpas e kinguio.
Mais uma vez, desculpe-me a intromissão.
Abraço