Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JM pinheiro vermelho

prumodeq23/01/2012 18:22
JM pinheiro vermelho
Boa tarde

Comprei esta muda como sendo de Pinheiro Negro, mas observando outras mudas descobri que na verdade é um pinheiro vermelho.

Lendo e relendo sobre pinus cada vez mais chego a conclusão que preciso fazer um curso para aprender, mas até lá preciso tentar manter a forma da minha árvore.

Hoje ela está da seguinte maneira:

Frente

Verso

Agora é a fase de podar a velas, mas pelo que pude entender somente um vela estava suficientemente desenvolvida, que era a vela mais alta no galho a esquerda:

cortado:

Será que tem mais alguma a cortar?

As demais velas, parecem estar com brotação nova, assim, será que perdi alguma etapa?

Anderson Neuhaus24/01/2012 12:14
ótima planta!acompanhando...
Elio24/01/2012 15:51
Joaõ, meu amigo, certamente esta planta ficou muito tempo sem fazer pinçagem, ou até mesmo, nunca foi feito.
Por isso os ramos longos e pelados.
Agora, antes de qualquer intervenção, precisa saber o que vc pretende em termos de tamanho e estilo.
Dá pra notar que tem um ótimo tachiagari e algumas brotações baixas, que devem ser aproveitadas.
Acho que dá pra fazer um excelente shohin.
Estou de férias, só volto na loja e APB no Carnaval.
Leve lá que o Edson, com certeza, terá ótimas sugestões e épocas devidas para as intervenções.

abraço
prumodeq27/02/2012 09:41
Levei a planta na APB neste sábado. Sabia que a planta tinha um grande potencial, mas sabia o que e como fazer... assim recorri a quem poderia me ajudar, pois poucas coisas substituem o conhecimento e a experiência.

O Elio ajudou a enxergar que o movimento curvo do tronco dará um excelente shohin (como citou o Élio). Isto posto, hora de colocar os alicates para funcionar.

Desta forma ficou assim:

Detalhe de como vai ficar está abaixo, a seta vermelha é uma gema de onde vai sair o galho direito. A seta azul é e onde vai sair o novo ápice.

Aguardo comentários
Elio27/02/2012 17:49
Dará um excerlente Shohin, João!

Bom trabalho!

abraço
prumodeq28/02/2012 08:54
Elio

Ainda preciso treinar muito os meus olhos para conseguir ver o "futuro" de uma árvore quando ainda está cheia de galhos e folhas... depois de podar eu penso: "nossa como não vi isso antes!", mas acho isso vem com o tempo.

Preciso fazer o curso da PN da O Bonsai para aprender a pinçar... sabe quando vai ser o próximo?

Abraços
Elio29/02/2012 19:11
João, Esse curso quem ministra é o Edson. Dê uma ligadinha pra ele.
A partir de Julho teremos 3 cursos avançados, exclusivamente práticos:

-Aramagem (todos os tipos e em varias espécies)

-Transplante (Épocas, espécies, composição de substrato, poda de raízes, etc.)

-Poda (Desfolha total, parcial, pinçagem, etc)

abraço
RCasagrande01/03/2012 20:59
CARO prumodeq...

EU COMO NAUM SOU MUITO ENTENDIDO NESSE ASSUNTO...
SOH UMA MERA OPINIAO...

QUEM SABE UM LITERATI???? 🙄

NAO SEI SE A ESPECIE E PROPICIA PRA ISSO, MAS VALE A TENTATIVA... 😉

ABRACOS....
prumodeq02/03/2012 09:58
Grande Casagrande

Honestamente acho que seria um desperdício de um belo tronco, pois tem uma boa conicidade, as curvas do moyogi estão bem definidas, com a primeira porção voltada para trás, tem bons galhos posicionados nas partes externas das curvas.

Acho que vai dar um bom moyogi shohin de uns 13 a 18 cm de altura. Só vai ser necessário um trabalho intenso par fazer a redução das agulhas de forma que fiquem proporcionais ao tamanho da árvore...

Abraços
Sergio Batalini02/03/2012 11:33
Acredito até que a muda tenha sido preparada para ser um moyogi shohin, tendo em vista os movimentos no inicio do tronco .
É este o caminho ... parabens e boa sorte.