pessoal, apos adquirir esse shimpaku, alguns problemas começaram a aparecer.
apesar das regas estarem acontecendo diariamente mas sem exageros a copa da planta começou a secar.
pedi ajuda a um conhecido que trabalha com bonsais aqui no Rio e logo que ele observou a planta ele disse que o substrato em que ela se encontrava era péssimo e estava um barro só. Isso foi dado como causa principal do ressecamento da planta,
Num processo emergencial, retiramos as partes que já estavam mortas (completamente secas) e na sequência ele descompactou um pouco a copa restante (sob o argumento que de era necessário promover um maior espaçamento entre os galhos e arbustos que segundo ele deveriam ser borrifados diariamente) e fez uma troca de substrato por que se a planta permanecesse naquele barro, sua morte seria um fato concreto.
Como sou iniciante não discuti os procedimentos sugeridos mas noto que aos poucos alguns galhos continuam ressecando.
Ja li muita coisa aqui a respeito dos shimpakus principalmente no que diz respeito a transplante e poda que além de não poderem ser feitos ao mesmo tempo, ambos devem acontecer no período do meio do ano.
A planta em questão fica no meu quarto, recebe o sol matinal desde que chegou.
Passei a fazer uso do SuperThrive a semanalmente para ajudar na recuperação.
assim sendo pergunto:
O processo descrito acima é correto?re
Em casos extremos como esse, podemos fazer uma intervenção dupla ( poda e troca de substrato) em pleno verão?
Essa planta foi comprada em um posto de abastecimento aqui no Rio e na hora da compra apresentava aspecto saudável.
Mesmo não tendo o sucesso esperado com meu 1º shimpaku , acho uma planta linda e pensei em fazer um novo investimento ( que para o porte da planta oferece um valor extremamente convidativo) mas já vi que todas vem com esse substrato péssimo.
será que a troca imediata de substrato garante a permanencia da planta no estado estado saudável que ela foi comprada ou seria gastar dinheiro à toa novamente?
Posto aqui algumas fotos que como ele se encontra agora, dá para ver que alem dele perder boa parte da copa, uma parte da esquerda se perdeu por completo. 🙁
abraços
Dummar
detalhe da copa que mais se conservou: