Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com adubação de caliandra rosa

LuanRibeiro26/01/2012 00:18
Ajuda com adubação de caliandra rosa
Olá pessoal,

Tenho uma caliandra rosa em um vaso de 25 cm e estou com dúvida quanto a adubação. Moro em Tocantins e aqui não temos estações do ano bem definidas. O ano é divido em período chuvoso que se estende entre meados outubro e maio e período de estiagem entre os meses de junho e início de outubro. Li em vários lugares que agora no mês de janeiro é bom adubar a planta com adubo químico (N-P-K 04-14-08 ), porém ela tem apresentado sempre florida (entre 5 e 10 flores por semana).

Posso adubar com adubo químico?
Qual a melhor dosagem para o tamanho do vaso?

Valeu galera!
Elio26/01/2012 20:18
Luan, o adubo que vc tem é líquido ou farelado?

Sugiro sempre colocar a metade da dose recomendada pelo fabricante.

abraço
LuanRibeiro27/01/2012 09:45
Daí Elio,

Como aqui não tem loja com produtos especializados para bonsai, comprei em uma loja agropecuária um adubo GRANULADO de liberação gradual naquela proporção 04-14-08.
Me indicaram 1 colher de chá.
Na dúvida, vou colocar meia colher então.
Valeu aí pela dica!! 😄

Abraço.
Elio27/01/2012 12:09
Luan, só cuidado com o que os balconistas orientam. Na embalagem deve ter a recomendação.
Se for o granulado, a granel, não recomendo.

Se puder, informe quais os adubos que a loja dispõe e se são: líquidos, farelados ou granulados.

Na realidade adubo não precisa ser específico para bonsai, exceto alguns adubos importados.

Tem que tem o NPK 04-14-08 é bom, mas tem que ter os micronutrientes.

abraço
LuanRibeiro27/01/2012 15:31
Elio, Então acho que o que eu comprei é justamente o que vc não recomenda. Vi num outro post vc falando que usa osmocote com micronutrientes.

Posso usar SOMENTE o osmocote com micronutrientes 15-09-12, com liberação 3/4??

Se sim, qual as melhores épocas para aplicação com o clima daqui?

Obrigado aí pela atenção.

Abraço
Elio28/01/2012 16:09
LUAN, se usar o Osmocote 15-9-12 liberação 3 a 4 meses.........está ótimo.

Pode usar o ano inteiro, sem problemas.

De vez em quando pegue umas bolinhas e esprema com os dedos. Se constatar que tem uma "areiazinha" dentro (são os sais minerais) não precisa trocar.
Somente quando ficar a casquinha vazia é que deve tirá-las e jogar fora. Se ficar no vaso também não tem problema.

abraço
LuanRibeiro30/01/2012 02:06
Valeu aí pela força Elio, já começo amanhã com o osmocote.

Abraço.