Seph, plantar sementes é relativamente fácil, e as dessa espécie não fogem à regra. Porém, é preciso primeiro verificar se estão de fato aptas a germinarem. Para isso, um teste simples: encha um copo com agua e jogue as sementes dentro. As que flutuam, pode descartar, aproveitando somente as que afundarem.
Use apenas areia para forçar a germinação. Não é preciso escarear nem quebrar dormência, muito menos dar-lhes choques congelantes ou frios. É bem simples, na verdade.
Quando escrevi sobre plantar o quanto antes, se deve ao fato de que toda semente tem embutida em si um gene que estabelece um tempo de vida fértil, sendo que se não aproveitarmos corretamente isso, a semente perderá sua capacidade germinativa, e ao ser enterrada na areia irá secar, definhar e apodrecer, sem que ocorra a tão esperada germinação. Então, aqui, o fator tempo decorrido entre a aquisição/obtenção da semente e seu plantio é crucial, para evitar essa perda.
A profundidade de plantio é a minima necessária. Geralmente algo em torno de um cm a um cm e meio ou dois cm é o bastante para que a semente encontre seu espaço e germine. Se não quiser usar areia, compre BIOPLANT ou PLANTMAX ou PLANTAX, ou qualquer outro produto com outro nome, desde que seja o produto usado por horticultores para a germinação de sementes de hortaliças. Há muito se difundiu a prática de uso desse material, por conter os itens básicos essenciais não só para uma boa germinação de sementes, mas tambem por permitir o desenvolvimento inicial da nova plantinha gerada, até que se tome a providência de a transplantar ao local mais adequado.
Usar garrafas pet é um bom recurso, pois podemos sempre aproveitar um material descartável que não tem muita destinação certa em nosso país, infelizmente. Faça furos grandes no fundo, preencha ao menos um terço do fundo com caco ceramico grande (do tamanho de caroços de azeitona, p.ex.), areia e carvão sobre esses granulos, em seguida areia pura, onde irá depositar a nova mudinha de um ano de idade, mas lembrando de reduzir sua raiz pivotante principal, mantendo apenas as raizes capilares adjacentes a ela, quando houver alguma.
Assim, voce garante que as raizes capilares se desenvolvam bem, evitando ter trabalho extra mais tarde com a pivotante principal, vez que ela é dificultosa quando desenvolvida no chão.
No entanto, para germinar as sementes, sugiro fazer uma caixa de madeira ou então aproveitar aquelas caixas de madeira usadas para acondicionar e vender uvas, que vemos no comércio. Se não tiver nenhuma delas para pedir a alguem, faça uma voce mesmo com ripas e pregos, é simples por demais:
Para evitar sujeira, pode-se forrar a caixa com um plastico (perfurando o fundo para vazar a agua da rega, claro), e tambem usar outro plastico para recobrir o solo, criando assim um efeito estufa, onde haja uma mini climatização (concentrando o calor), para favorecer melhor a germinação. Ou então deixar exposto mesmo, que funciona da mesma maneira.
Se tudo mais falhar, use um vasinho plastico ou recorte a garrafa pet no sentido do comprimento, com a tampa no local e use como se fosse um recipiente de cultivo (terá uma area maior para conter as sementes, com ela recortada e deitada assim). Faça vários furos no fundo para drenar bem a agua da rega, pois o excesso de umidade é tão prejudicial quanto a ausencia dela.