Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

achei um tamarindo com um tronco fantastico, o que acham?!?!

Dummar26/01/2012 20:18
achei um tamarindo com um tronco fantastico, o que acham?!?!
foi por pura sorte mesmo...
ia passar batido, mas ele quis ser meu rsrs

Abração!!
Seph190326/01/2012 23:49
Re: achei um tamarindo com um tronco fantastico, o que acham
Olá...
Ele não está um tanto quanto artificial?
Bom, quem sou eu pra falar, eu tenho um ficus variegata tronco trançado...rs
Abraço aew
Anderson Neuhaus27/01/2012 00:15
interessante esse tronco! boa sorte na condução....
EZEQUIEL JUNIOR27/01/2012 11:18
No que ele for crescendo, irá formar um nó no meio do tronco e provavelmente terá conicidade invertida... não creio ser uma boa investir nessa planta...
Átila27/01/2012 11:33
Desculpe "cortar a sua onda", mas a planta está muito pouco natural dessa forma.
nickyfury27/01/2012 12:42
bonsai
Dummar, eu costumo sempre escrever aqui que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Como se pode depreender dos comentários dos demais colegas foristas, vemos que a sua escolha, considerando o aspecto "diferente" da planta, não foi a melhor, principalmente se considerarmos as excelentes observações feitas pelo nobre Ezequiel.

De fato, esse tipo de material quase sempre é descartado pelo pessoal mais experiente ou com uma visão um pouco mais prática quanto ao bonsai. ele se enquadra naquela categoria que traz o ficus com o tronco trançado, ou em plantas onde a fusão, artificialmente imposta, resulta quase sempre em um grau elevado de dificuldade, quando o objetivo é um bonsai.

Claro, sua opinião a respeito é sempre a mais importante, e todos nós, sem sombra de dúvida, ainda que não fizessemos ou quisessemos tal aquisição em nosso viveiro, não podemos por outro lado apenas condenar e não indicar algum caminho melhor na condução dessa planta. Por isso, minha sugestão é que no próximo inverno vc invista num recipiente maior, como uma bacia plastica, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante, que irá permitir um aumento substancial no sistema radicular da planta, favorecendo um bom engrossamento do tronco.

Claro que a visão do Ezequiel quanto à possibilidade de uma conicidade invertida é real, mas mesmo assim sempre se poderá "reiniciar" a planta, a partir de novas brotações abaixo da linha de risco, e aí sim, ter em mãos um material de maior qualidade técnica com que formar um bonsai mais aprazível e que desperte mais simpatia por parte dos demais, que por ora, não apreciam muito essa "divergência".

Em todo caso, para não deixá-lo isolado quanto à sua opinião sobre a prevalência desse tipo de material, podemos apresentar alguns outros "mestres" do bonsai com um gôsto ligeiramente parecido:

Essa ultima planta pertence ao grande amigo bonsaista/forista João Chaddad, que tem essa outra "preciosa" em seu acervo:

http://bonsaiesalq.files.wordpress.com/2009/12/ceiba-erianthos-chad1.jpg

Como se vê, há outros "diferentes" cultivando "curiosos" bonsai por aí afora. Isso para não falar dos que cultivam arvores no chão:

http://www.neatorama.com/2007/03/21/10-most-magnificent-trees-in-the-world/
Dummar31/01/2012 21:46
é
eu entendi a mensagem...

rs

vamos ver como ele se porta...

vai que... rs

agora o que seria essa conicidade invertida?

abraços!

seguem mais algumas fotos após uma poda e aramação

nickyfury01/02/2012 11:28
bonsai
Conicidade invertida é quando há uma área em determinado ponto do tronco que é mais grossa que a base desse mesmo tronco, ou caminha para isso. Há de convir que, esteticamente falando, é algo extremamente feio e depõe contra o cultivador, tenha ele "culpa no cartório" ou não para a ocorrência.

É prevalente no bonsai que toda arvore deva ter, necessariamente, a base larga, sendo que o tronco principia a afinar à medida em o olhar sobe desde a base até o ápice. Quando em qualquer ponto do caminho, percebemos uma largura que contraria essa regra, então temos o fator da conicidade invertida. Dificil corrigir, e a depender da espécie, pois em alguns casos podemos adotar o alporque na area próxima do engrossamento, como forma de contornar o problema. Mas nem todas as espécies aceitam esse tipo de opção.

Veja alguns exemplares com esse problema:

No caso do acer acima, foi sugerido o alporque, como referi, como unico recurso capaz de resolver o problema, no que procedeu seu cultivador buscando essa solução:

Aqui, uma bouganvillea (primavera), que apresenta um claro contraste entre a grossura da base e do primeiro terço do tronco, com a parte superior:

Novamente, a unica solução viável é o alporque, com uma sugestão de trabalhar com o material superior, e tentar obter nele um lindo bonsai shohin (bonsai com medida de altura até 25cm):

Muitos bonsaistas, por ignorancia do problema, ou por desconhecimento dele, ou mesmo por teimosia, insistem em avançar e tentam, a todo custo, formar algum "pseudo bonsai" com o material. Devo dizer que, se for considerado apenas como uma experimentação excêntrica, é válido que se continue sem tentar contornar ou reslver o problema. Mas é importante que se aprenda um pouco sobre isso, de forma a evitar, no futuro, adquirir plantas assim ou trabalhar de maneira errada, vindo a causar o defeito (uso incorreto ou prolongado de arame, podas mal feitas, deixar galhos alongarem-se em demasia em pontos neutros ou errados do caule, etc).

É aquele velho ditado: "quem ama o feio, bonito lhe parece". Ou como sempre digo: gôsto é igual pescoço, cada qual tem o seu:

marcio gabiatti01/02/2012 19:35
Falou tudo amigo Nicky, não devemos discutir o gosto de cada um e sim a maneira correta de condução.
Se te agradou amigo Dummar toque o projeto em frente, porem vc vai correr o risco de mais adiante ter que reiniciar tudo de novo para ter algo mais tecnico e que possa agradar a mais pessoas visualmente falando...
Abraços e boa sorte na condução...
Lrgullo01/02/2012 20:06
estou com pinheiros negro de semente.. e penso em fazer algo "louco" em nó deste jeito... arte é isso... visão do artista... eu em particular gosto de coisas fora do comum.. de comum e mesmice basta a vida =D
boa sorte e força para sua árvore diferente =D

abraço!
Dummar01/02/2012 20:59
é pessoal achei o nó bem simpático mas realmente se ele ficar como as fotos qu o Nicky postou...... 🙁

será que não tem jeito de fazer o 'nó" não fechar??
essa Conicidade invertida realmente não é bonita não....
Ricardo L C02/02/2012 11:35
E AI DUMMAR?

CARA EXISTEM REGRAS PRA QUE UMA PLANTA SE TORNE UM LINDO BONSAI, MAS NEM SEMPRE ISSO É POSSIVEL.
CONDUZA SUA PLANTA DA MELHOR MANEIRA E FAÇA DELA SEU ESTILO.

ABÇ
gil_fuka01/07/2012 21:40
é isso ai dummar, concordo com o ricado l c!

faz o seu estilo e segue em frente! e posta as fotos com o tempo ai pra gente ver!

até mais!!!!!!

----------------------------------------------------------------
nosso blog http://entaosouvelho.blogspot.com.br
----------------------------------------------------------------