Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

semente de azeitonas

regisoliveira09/01/2006 11:03
semente de azeitonas
Amigos do forum, gostaria de saber se alguem sabe alguma tecnica (se é que existe) para o plantio de sementes de azeitonas, seria necessário a quebra da dormencia de tal semente?
abraços e até logo
regis
Mário A G Leal09/01/2006 11:37
Regis, acredito que tenha que quebrar a dormência da semente da azeitona, sim! Agora, a comunidade portuguesa em nosso Fórum é muito grande e, acredito que a experiência deles seja maior. Vamos aguardar que alguns destes amigos nos proporcionem esta informação com bastante clareza.
itamarbl09/01/2006 13:11
Ola Regisoliveira, vc fala de azeitonas dessas que nos compramos nos supermercados ou a fruta chamada em algumas localidades de Oliveiras que são frutos bem roxos, se for essa e bem facil de germinar.
nickyfury09/01/2006 15:13
azeitona por estaca
Gostaria de mostrar aos colegas uma estaca de azeitona que acondicionei em uma caixa plastica há oito meses aproximadamente. Agora com o período chuvoso e com adubação orgânica, principia emissão de novos brotos. O tronco principal ainda falta ser trabalhado. Pretendo separar a parte de madeira seca e marrom, plana, no verso da planta e diminuir um pouco a madeira acima que sobrar, matando-a, isto é, fazendo um grande shari. Este fragmento de azeitona obtive junto a um amigo japones que plantou uma muda vinda de Portugal há mais de quarenta anos atrás. Segundo ele, desde aquela época até atualmente, a oliveira frutificou apenas uma vez!!!! o clima de Brasilia é inclemente.
Como não tenho experiencia com esta espécie, acondicionei a parte com um pouco de raiz capilar em um substrato drenante, cobrindo tudo com musgo/esfagno umedecido com liquido enraizante. Prendi o musgo com tela plastica e deixei a planta sob outra arvore (azeitona preta da pérsia), ao abrigo do sol intenso.

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2086453&size=3
Nuno09/01/2006 16:17
Boas!

regisoliveira, as sementes de Oliveira (Olea Europaea) não necessitam de quebrar a dormencia. Mas atenção que as azeitonas de conserva não germinam porque levaram um tratamento com sal. As condições de germinação ideais da Olea Europaea são as seguintes:

Oliveira: Estão prontas a colocar no composto mas aconselho sempre a colocar num recipiente com agua morna (25 a 35ºC) durante 12 horas. Se você colocar na geladeira pode induzir dormencia nas sementes.
Temperatura de germinação=>65 a 70ºFahrenheit (18 a 21ºC)
Substrato=>com boa drenagem
Profundidade da semente=> 1/8" (3 mm)
Tempo de germinação=> 30 a 120 dias (germinação irregular).

nickyfury, as Oliveiras aqui de portugal não têm as folhas tão grandes. Dava para tirar uma foto mais perto para comprovar? Pode ate ser outra variedade de Olea, mas a mais comum aqui em Portugal é parecido com esta:

http://crdp.ac-besancon.fr/ressourc/flore/recettes_latin/plantes/olea_europaea.htm

Abraços
nickyfury09/01/2006 16:36
oliveira
Nuno, em outra oportunidade, postarei foto mais aproximada das folhas. Entretanto, gostaria de ressaltar que na revista bonsai pasion, que mencionei, há fotos de oliveira de variedades distintas, inclusive uma especie que eles chamam de Olea europea sylvestris, que realmente tem uma folha bem diminuta. Aliás, um bonsai dessa variedade ganhou o primeiro lugar no II concurso Internacional de Bonsai e Suiseki, Premio Olea, promovido por aquela revista.
As plantas que mencionei, que emitem frutificação mas perdem a forma, têm as folhas maiores, identicas com as que possuo em meu viveiro.
Tenho tambem duas árvores imensas, de uma especie cujas folhas são grandes como as de uma frutifera brasileira, o abacateiro, e que produzem azeitonas de coloração final verde-arroxeada (chamada de azeitona preta da pérsia), totalmente diferente da oliveira explorada comercialmente em Trás-os-montes.
Nuno09/01/2006 16:57
nickyfury, a especie mais comum ca em Portugal afinal é a Olea europaea var. sylvestris. Como tenho visto sempre dessa variedade ainda não tinha lembrado que poderia haver outra variedade. Valeu!

Abraço
derfel09/01/2006 20:39
A oliveira é uma arvore muito bonita, que dá o azeite. 🙂 Eu tenho uma particular admiração por esta arvore. Dentro empouco vou tentar fazer uma por estaca.

um pergunta... o que é que no Brazil usam para substituir o azeite na comida?
Antonio Castro09/01/2006 21:33
Olá pessoal 🙂 ,

A espécie mais procurada para execução de bonsai, é o "Zambujeiro" ( Olea europaea var. sylvestris ), tem a folha mais pequena e é mais resistente do que as outras, mas para isso só yamadori.

Como existem das outras (Olea europaea) quase por todo o lado, é dessas que a maioria tenta fazer algo... 😉, e o processo mais utilizado é as estacas.

http://www.eb23-p-francisco-soares.rcts.pt/arvores/zambujei.htm

[ ]s

Castro
nickyfury09/01/2006 22:23
oliveira
Derfel, no Brasil usamos azeite de oliva tambem, só que em menor quantidade e com menos frequencia que em seu país. Não só por que o preço é proibitivo, se considerarmos o azeite virgem, mas também por não termos esse costume.
No geral, usa-se azeite de oliva apenas para temperar saladas. Mas há outras aplicações culinárias em que ele é exigido. No comum, no dia-a-dia, ficamos com o óleo de soja, mais acessível inclusive no preço. Mas temos tambem óleo de milho, girassol, canola e por aí vai. Depende do gosto do freguês e do bolso do consumidor.

Quanto a estacas de azeitona, geralmente nos viveiros encontramos apenas plantas enxertadas. Creio que o cavalo pode até ser a variedade olea silvestre de voces, mas não tenho certeza. Certa vez, procurando informações na net, deparei com um informe da EMBRAPA, que é uma empresa estatal de pesquisa agropecuária, que dava conta de uma tentativa de produção em larga escala com mudas adquiridas na Europa, e plantadas numa cidade mineira, mas apesar de enviar diversos emails para o engenheiro responsável, nunca obtive nenhuma resposta sobre esse trabalho ou seus resultados.
Aqui na capital federal, onde resido, a oliveira não produz nem frutos nem flores, devido ao clima ser extremamente incerto. Na maior parte do ano, a umidade chega quase a intoleráveis 11%.
Mas apesar disso, tenho duas oliveiras: uma plantada em uma bacia(mamadeira) e outra no chão. Além, é claro, da estaca que ganhei e que mostrei antes.
Angela Fernandes09/01/2006 23:07
Amigos queridos !!!! 😂 😂 😂

Já discutimos meses atrás a questão da OLIVEIRA e a amiga Núvem Branca deu uma aula, além de postar fotos maravilhosas....

Valeu GENTE, acho que a Oliveira consegue com que se faça cada bonsai lindíssimo, pena que nosso clima não ajuda em nada esta planta. Já tive uma que trouxe de Teresópolis, cujo clima é frio e não se dava bem, chegou aqui e não se adaptou também...... Enfim..........

Muito difícil pelo menos na minha região esta planta se adaptar.

Agora .... olha só........ sou filha de Português e o azeite em minha casa não é só usado em saladas não........... USO AZEITE (DO PORTUGUÊS, IMPORTADO) EM QUASE TODA NOSSA COMIDA. O Azeite português é insubstituível.....................
Parabéns meus patrícios ❗ ❗ ❗

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Elio09/01/2006 23:33
Oh, Ângela, aqui em casa consumimos 6 litros de óleo de soja , por mês. Já pensou se a turma me exigisse azeite???!!!! Eu ía à falência......rs!
Me restrinjo ao uso do azeite em Pizzas.
Abraço
regisoliveira10/01/2006 09:22
sementes
Caro amigo nuno, uma outra duvida que eu tinha vc esclareceu, a questão da azeitona em conserva não ter a semente fertil. Agradeço e gostaria de saber se vc sabe como consigo uma semente da oliveira "in natura".
abraços
nickyfury10/01/2006 13:21
semente de azeitona
Regis, antecipando qualquer resposta sobre semente de azeitona, é de conhecimento geral que qualquer semente, planta ou insumo está proibida a importação. Alguns colegas que viajam para a Europa ou outros países, se arriscam trazendo este tipo de encomenda oculta entre roupas dentro de sua bagagem. É temerário até mesmo fazer um pedido desses para um amigo, nessas condições, pois se descoberto, ele pode ser enquadrado (preso!), além de pagar uma exorbitância.
Outros bonsaistas têm tentado obter plantas e sementes via Argentina ou outros países do Mercosul, graças a inexistência de barreiras alfandegárias com impedimentos legais dessa natureza.
Fora essas alternativas, e uma vez que a azeitona fruta não é produzida em nosso país, resta realmente obter de algum forista informação sobre oliveira que produza frutos aqui no Brasil e se disponha a ceder uma semente ou mais para você.
A planta semeada demora quase o mesmo tempo da enxertada para produzir: quinze a vinte anos.
regisoliveira11/01/2006 09:10
Re: semente de azeitona
nickyfury, obrigado pelos esclarecimentos, acho que será dificil ter um bonsai de oliveira a partir das sementes.
nickyfury11/01/2006 09:22
azeitona
Voce pode fazer como eu: adquira uma muda em viveiro, ainda que enxertada, caso eles não disponham da variedade pura, isto é, sem enxerto, plante no chão e aguarde brotação abaixo do enxerto. Então corte a parte enxertada fora, e desenvolva os galhos brotados no "cavalo" . Creio que essa é a única forma de corrigir essa distorção e obter uma muda mais natural dessa planta. No chão o processo é bem mais rápido que em vaso ou escorredor. Não esqueça de adubar na época certa. Costumo usar torta de mamona e farinha de osso. Boa sorte.
Nuvem_Branca11/01/2006 11:23
Angela Fernandes escreveu:
Amigos queridos !!!! 😂 😂 😂

Já discutimos meses atrás a questão da OLIVEIRA e a amiga Núvem Branca deu uma aula, além de postar fotos maravilhosas....

Valeu GENTE, acho que a Oliveira consegue com que se faça cada bonsai lindíssimo, pena que nosso clima não ajuda em nada esta planta. Já tive uma que trouxe de Teresópolis, cujo clima é frio e não se dava bem, chegou aqui e não se adaptou também...... Enfim..........

Muito difícil pelo menos na minha região esta planta se adaptar.

Agora .... olha só........ sou filha de Português e o azeite em minha casa não é só usado em saladas não........... USO AZEITE (DO PORTUGUÊS, IMPORTADO) EM QUASE TODA NOSSA COMIDA. O Azeite português é insubstituível.....................
Parabéns meus patrícios ❗ ❗ ❗

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:

Cá está:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=961&start=0

😂 😂 😂 😂
nickyfury13/01/2006 16:03
semente de azeitona
Angela, cliquei sobre o tópico que voce marcou em sua postagem e retornei àquela discussão anterior sobre azeitona.
Realmente, termos à mesa azeite virgem para consumo é algo extremamente gostoso.
Mas o que dá inveja mesmo, é ver as postagens dos nossos amigos lusitanos: come-se a fruta, joga-se o caroço ao acaso no chão, e voilá: eis uma nova plantinha germinando!!! Que coisa hein?
Aqui em casa ocorre algo parecido: come-se uma pitanga, in natura, que temos diversos pés (moro em chacara). Joga-se os caroços em qualquer lugar, inclusive no chão e voilá: eis uma nova mudinha de pitanga que surge. Depois é só recolhe-la, dar-lhe um pouco de movimento no tronco, caso não adquira por si, e temos uma muda que poderá vir a se tornar um excelente bonsai.
Deixemos os lusitanos com seus caroços de azeitona (nossas azeitonas têm caroço, mas nossos caroços não são como os das azeitonas deles!) e consumamos nossas frutiferas, cujas sementes terão maior probabilidade de germinarem e quem sabe, tornarem-se excelentes mudas para um futuro bonsai, não é? 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Antonio Castro13/01/2006 21:29
Olá a todos 🙂

É isso mesmo Nickyfury, é quase o velho ditado de que "a galinha do vizinho é sempre a melhor".
Por cá começa-se a dar os primeiros passos, na preferencia pelas autoctones para Bonsai, o pessoal normalmente tem apetencia obsessiva pelas espécies que não nos estão á mão... e depois vêm os dissabores de problemas de adaptação, e etc.
Por mim falo, que só á relativamente pouco tempo, começei a interessar-me pelas autoctones, e estou a gostar...e nesse capitulo vocês estão mto bem fornecidos 😉...

[ ]s

Castro
nickyfury13/01/2006 22:48
plantas autoctonas
Castro, aprecio sua consideração em concordar comigo a respeito de que os melhores bonsai podem ser desenvolvidos respeitando-se a flora do país em que habitamos. Temos uma infinidade de variedades disponíveis, inclusive algumas que seus antepassados trouxeram para nosso país e que tão bem aqui se adaptaram, que muitas pessoas desconhecem inclusive a procedencia de tais plantas, como por exemplo, a romã, ou punica granatum.
Além das nativas, é claro, que ocorrem em todo nosso imenso Brasil, características de cada região e que, às vezes, dentro do nosso próprio país, se recusam a adaptar-se a outro clima que não aquele a que estão acostumadas.
Exploremos pois nossa imensa variedade de primaveras (bougainvillea, que é originária do Brasil e recebeu esse nome francês em homenagem a seu descobridor, por volta de 1790, Louis Antoine Bougainville). Aliás, esse cidadão francês foi o responsável pela disseminação da planta no resto do mundo, vez que levou uma ou várias mudas para a Europa, espalhando a espécie para o restante do mundo.
Mas isso não nos impede, caro colega, de trocarmos figurinhas, isto é, fotos de bonsai de nossas plantas, por fotos de bonsai das plantas portuguesas. Além, é claro, de mantermos acesa a chama do conhecimento e da sociabilidade que existe há tempos entre nossos países e que deve ter continuidade aqui, em nosso forum, ou aí, no forum de voces.
Um abraço.
Antonio Castro14/01/2006 19:20
Nickyfury 🙂 ,
Os meus antepassados, em principio serão os mesmos que os seus, se não foram Portugueses, tambem estes ultimos, são uma fruto do cruzamento de muitas raças...e pessoalmente sinto-me cidadão do mundo 😉.

É um grande facto...agora que já evoluimos um pouco nesta arte, devemos tentar delinear os nossos próprios trajectos.
Em relação ás futuras espécies, que mais tarde ou mais cedo irão dar cartas como bonsai...sou de opinião que o Brasil como detentor de grande diversidade de flora, deve aproveitar isso 🙂 e tentar valorizar o que têm de melhor...

mesmo havendo discordância, desde que construtiva, será sempre um passo em frente, na vida e no conhecimento 😄

Um abraço

Castro
nickyfury18/01/2006 00:31
azeitonas
Castro, há algum tempo li uma entrevista sobre alguns colegas do RJ que decidiram abandonar todas as outras espécies de plantas para trabalhar apenas com a bounganvillie ou primavera, como é mais conhecida por aqui.
Eles criaram um grupo, se reuniam numa chacara, onde discutiam a melhor forma de desenvolver um bonsai de primavera. Pode parecer estranho, num país em que há uma diversidade muito grande na flora, optar por uma única espécie a ponto de dedicar todo espaço e esforço em aprimorar técnicas visando desenvolver o melhor bonsai de primavera.
No entanto, numa edição da Bonsai Sekai e em outra da Bonsai Actual, li artigos referentes a um japonês que se especializou em fazer shohin (bonsai tamanho pequeno para médio) apenas de acer kaede. Detalhe: ele ainda restringiu mais: kaede sobre rocha. Os artigos diziam que há 28 anos esse japonês trabalha apenas com essa variedade de acer, escolhendo rochas e aprimorando sua técnica.
Nosso grupo de brasileiros talvez não estejam tão malucos assim....
Mas bonsai é isso.
Um abraço, meu amigo.