Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sistema de irrigação por gravidade e gotejamento

12
Átila24/02/2013 13:25
Claudio Soares II escreveu:
Correto, vi um sistema que achei interessante com um timer eletrônico e uma válvula solenóide de máquina de lavar roupa, aquela que aciona o descarregamento de água da máquina de lavar, é bem baratinha, mas o timer, disseram que tem que ser o eletrônico pq o mecãnico que é mais barato não programa acionamentos abaixo de 15 minutos...Então vc liga esse sistema na mangueira com os aspersores.

\segue link de um timer no mercado livre,
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434868503-timer-temporizador-digital-8-progdia-liga-e-desl-aparelhos-_JM

Abaixo, outro link onde ele explica sobre a montagem do sistema,
http://www.trolljects.blogspot.com.br/

Conheço o sistema em questão e já usei quando tinha uma horta, porém em pouco tempo a válvula deu problema e acabei desistindo do sistema. Tudo tem seus prós e contras, e não disse que era uma sistema perfeito, porém pra pequenas coleções como a minha tem funcionado bem. Minha ideia com o gotejador era baratear ao máximo o sistema e economizar água. Hoje funciona satisfatoriamente bem e já me salvou muitas vezes, principalmente durante esse verão esturricante. Posso sair e deixar a planta ao sol sem me preocupar muito, mas claro bonsai é dedicação e isso não isenta de uma espeção diária nas plantas, o que faço com prazer.
Claudio Soares II25/05/2013 19:47
Bem pessoal, finalmente retomando esse tópico, com a devida permissão do nosso amigo Atila que o criou. Montei meu sistema de irrigação hoje, aquele com a solenoide, ainda não coloquei em todos os vasos pq não deu tempo e amanhã eu terminarei, paguei nos gotejadores R$ 0,60 cada, comprei 30 peças, mais os conectores que sai da mangueira principal com 4 saídas cada, mais 35m de microtubo e 12m de mangueira comum que fiz a rede principal...tudo isso eu gastei R$65,00...Mais R$63,00 do timer digital e a solenoide eu fui comprar em uma oficina de máquina de lavar e o cara acabou me dando de graça. Como a ansiedade é grande, tive que fazer um teste e me surgiu uma dúvida. Coloquei 1 gotejador em cada vaso que tem uma vasão de 1L hora...o cara que me vendeu que me disse que não importa a pressão da água...ele sempre manterá essa vazão. Mas o que notei é que ele molha somente localizado...não espalha por todo o substrato...por ser bem drenante, após um tempo, começou sair água pelo furo do vaso e só umedeceu em volta do gotejador....aí me preocupei... Alguma sugestão???
12