Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jurema

ZQlê31/01/2012 11:45
Jurema
Nome científico: Chloroleucon Sp
Nomes populares: Tatarena de Rosca
Origem: Brasil e outros países da América do Sul, com maior intensidade noNordeste do Brasil
Porte: Árvore com 4 a 6 m de altura.
Folhas: Compostas e formadas por 6 ou mais pinas com numerosos folíolos, que variam entre 4 mm e 6 mm de comprimento por 2 mm a 3 mm de largura.
Flores: Pentâmeras (na forma de pom pom) brancas. São formadas em outubro e novembro na estação das chuvas (verão).
Frutos: espiralados e amadurecem na estação da seca (inverno).
Sementes: Compressas com testa lisa e óssea.
Tronco: Regular e pouco canelado com aspecto ornamental devido a escamação que o deixa com tons de verde escuro com manchas cinzentas claras, 30 a 40 cm de diâmetro nasjuremas mais velhas. Apresenta espinhos pareados.
Solo: Naturalmente a planta gosta de solos arenosos ou do tipo saibro com boa aeração e drenagem.
Clima: Desenvolve-se bem em qualquer região brasileira, mas prefere as temperaturas quentes e secas.
Luminosidade: Pleno sol.
Irrigação: Abundante, porém sem encharcar o substrato.
Dificuldade de cultivo: Surgimento de fungos em situação de baixa luz, encharcamento e adubação insuficiente que pode levar a morte de galhos e da planta. A planta florece facilmente em vaso.
Adubação: Composto orgânico (turfa) ou NPK 10-10-10.
Multiplicação: Por sementes, alporquia e estaquia.
Tecnicas de cultivo: A planta é de crescimento rápido e reage bem a aramação, adapta-se a todos os estilos de bonsai, produz ótimos trabalhos de madeira morta ou de copa fechada e apresenta redução do tamanho das folhas quando podada no verão.
Bibliografia: Legumes of Bahia (G. P. Lewis) e Leguminosas da Caatinga (L. P. de Queiroz).

Na natureza





Frutos:



Flores:

ZQlê31/01/2012 11:58
Cultivada de estaca
A estaca (galho de trás) em 2004:



No chão em 2005:



Galho podado em 2005:



Em 2006:



Final de 2006:



Planta em 2007:



Final de 2007:



Planta em 2008:



O projeto:



Projeto executado em 2009:



Início de 2011:



Meio de 2011:



Início de 2012:

Tiago R31/01/2012 12:55
Explendida.