Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Romã: Duvida na poda

Perna_Ed02/02/2012 22:40
Romã: Duvida na poda
Olá pessoal!!!

Tenho uma romã de uns 5 anos q ganhei de um vizinho q retirou a muda do chao ao lado de uma grande q tem no patio! Ela esta em uma jardineira já uns 2 anos esta com +/- 1,3m. está muito bem cuidada e ja até comi frutos dela.

Gostaria de saber se a poda pra reduçao da altura pode ser feita sem problemas de perder a planta?

Como e quando faze-la e dicas de locais da poda e possiveis estilizaçoes?

Ssegue imagem dela ha mais ou menos um ano!!!

Desde já agradeço muito a atenção de todos!!!
marco_avelar12/02/2012 23:30
Perna_Ed o período de poda ideal é no inverno, eu acho que o melhor seja fazê-la no mês de agosto. O risco existe. Se a planta não estiver muito bem ou for de alguma espécie que não aceita bem as podas ela pode morrer, mas isso faz parte, o que nós podemos fazer é seguir as orientações, respeitar o tempo da planta e fazer tudo com cuidado e atenção. Eu nunca tive uma romã então não se te dizer como ele reage às podas, faça uma busca pelo fórum sobre a espécie que isso pode te ajudar.

Sobre a estilização, dê uma cavadinha em volta da planta para expor o nebari, é a partir dai que se define qual é a melhor frente e qual o melhor movimento do tronco para ser aproveitado.

Se eu estivesse no seu lugar eu a plantaria ai nesse chão todo que você tem disponível para ela engrossar, porque ela está muito fininha. Como referência, o bonsai nas antigas regras japonesas deveriam ter de altura até 9 vezes o diâmetro da base do tronco, sendo considerado o ideal que essa proporção fosse de 6 vezes. Hoje em dia já se faze bonsai com uma relação ainda menor 2,5:1, são os chamados bonsai "sumo" (baixinho e gordinho). Cabe a você definir o que você que fazer com ele.

Dê uma olhada nesse tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15643, acho que ele pode te esclarecer algumas coisas.

Abraço.