Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alecrim

Pedro Reimão03/02/2012 12:40
Alecrim
Boa tarde, tenho esse alecrim (rosmarinus officinalis) e estou querendo mexer nele, mas não conheço nada sobre os tratos desta planta.
Quem puder ajudar ficomuito grato.

Pessoal, por algum motivo as imagens foram carregadas deitadas, apesar de no meu PC estarem de pé, quem quiser arrumar fico muito grato.
wlsjurai03/02/2012 12:46
Belo exemplar Pedro,
Pela estrutura dos galhos, acho que ficaria bacana um fukinagashi.
Que estilo pretende seguir nela?
Pedro Reimão03/02/2012 12:50
Pois então, estilos eu não tenho muito em mente não, mas quero que o tronco fique mais ou menos neste tamanho mesmo e coloca-lo em um vaso amorfo cor de terra.
Laudir03/02/2012 12:52
Re: Alecrim
Pedro Reimão escreveu:

Pessoal, por algum motivo as imagens foram carregadas deitadas, apesar de no meu PC estarem de pé, quem quiser arrumar fico muito grato.

Você pode girar as fotos usando a função ROTATE do Photoshop
Pedro Reimão03/02/2012 12:54
O Laudir, pois então, no meu PC elas estão na posição vertical, quando carreguei para o fórum giraram.
Laudir03/02/2012 13:18
Pedro Reimão escreveu:
O Laudir, pois então, no meu PC elas estão na posição vertical, quando carreguei para o fórum giraram.

vc configurou o windows pra mostra-las na posição vertical mas não girou a foto.
por isso elas aparecem aqui deitadas
Pedro Reimão05/02/2012 18:25
Pessoal, apesar das imagens deitadas, mais alguma ajuda?
Otoniel Santos05/02/2012 20:37
Pedro na verdade eu vou acompanhar alguma opinião pois tenho um desse no meu quintal e quero aprender sobre...
Thiago Batista06/02/2012 15:07
Pedro,

O alecrim é das plantas mais difíceis de se cuidar. Infelizmente, se mexer muito nas raízes, a morte é quase certa. Portanto, se for realizar algum tipo de transplante, dê preferência a manter o máximo possível de raízes. Só reduza-as gradualmente. Eu recomendaria tirar uns 10% por vez.

Além disso, especial cuidado com as regas. O alecrim é natural de regiões com poucas chuvas durante o ano e, por isso, não tolera bem a umidade do solo. Ou seja, mantenha o substrato o mais seco possível. Adote um substrato que seja bem drenante e que não retenha água. O apodrecimento das raízes é a principal causa da morte. Se as agulhas começarem a ficar pretas, esse é o sintoma.

Após um eventual transplante com poda de raízes, a rega deve ser diminuida mais ainda, para diminuir o risco do apodrecimento.

Sol pleno.

Quanto a podas em galhos, não há muitas recomendações. O procedimento é o mesmo daquele dispensado a outras espécies.

Abraços.
Pedro Reimão22/06/2012 09:01
Pessoal bom dia, venho atualizar o meu alecrim e continuar a pedir a ajuda de vocês. Trago boas e más noticias. As boas é que ele deu flor, o que a meu ver é um bom sinal e a má noticia é que me parece que ele esta infestado de cochonilas. Por isso peço ajuda desta vez não apenas para a modelagem mas tambem para acabar com essa praga.

Att Pedro Reimão.
Pedro Reimão25/06/2012 12:13
Pessoal poderiam dar uma força?
elcio brignol25/06/2012 12:26
calda sulfo caustica diluída em 1 parte para 10 de água, pulverize 1 vez por semana. o mesmo pode ser feito com calda bordalesa.

espero ter ajudado!
MarcoBonsaiPoa25/06/2012 18:11
Bonsai
As dicas do Thiago e do Élcio são boas!

O alecrim eu tb acho complicado...poda de raízes (mínimo possível no inverno), tipo de substrato (gosta dele super alcalino e seco) e regas controladas regem as dificuldades desta espécie, que pega muito bem de galho(esgaçado e de molho em água enraiza fácil). A rugosidade do tronco do alecrim é algo que chama muito a atenção conforme o passar dos anos. A planta dura muitos anos e de quebra ainda dá um ótimo tonificante para o coração com seu preparo em infusão!
SEKI - Elio Luis Secchi25/06/2012 21:57
Pedro, acredito que o que deveria ser dito já está bem colocado. Esta é uma planta que de há muitos anos ouço comentários de que é meio complicada. Tanto que tenho uma bem velha em meu quintal e até hoje não me arrisquei a transformar em bonsai. A questão é que não basta apenas botar uma planta em vaso, é necessário fazer uma boa estilização. E quando uma planta já é complicada para se manter normalmente sem estilizar, estas dificuldades se somam ao fazer a estilização. Em sua planta acredito que de imediato seja necessário retirar uma boa parte da copa pois ela está muito frondosa para a grossura de tronco que você tem, terá que compacata. Outra coisa, me parece pelo estado das folhas que esta planta tem recebido menos sol do que deveria. Este também é um fator que faz com que as cochonilhas se sintam mais à vontade. Se você mexeu na planta há pouco tempo, se houve replantio, como parece vendo o substrato, é bom deixar ela se recuperar...
abraço
Pedro Reimão28/06/2012 21:55
Bom, tenho um carinho muito grande por esta planta e vou começar a trabalhar ela bem devagar.
Elio seguindo seus conselhos, não fiz intervenções nela há um bom tempo, por isso acredito que posso fazer esta poda.
Quanto a insolação, neste final de semana irei estudar um novo lugar para ele e uma pergunta, quantos porcento da copa deve remover, podem fazer uma estilização no pc por favor.
Att Pedro Reimão.
MarcoBonsaiPoa29/06/2012 08:55
Pedro, um pitaco ae!

Além de tirar o excesso de galhos e isso não causará prejuízo à planta, vç terá uma planta com energia renovada. Se quiser vç pode com uma aramação mais frouxa, abrir um pouco os galhos, fazendo uma limpeza interna de galhos secos, folhas velhas, estimulando o benefício dos extremos da planta. Um bom arejamento com brotação nova e saudável!
SEKI - Elio Luis Secchi30/06/2012 18:51
É para começar a retirada do que o Marco mostrou acho que é o suficiente. Depois dela se recuperar e estar num local mais ensolarado, a folhas ficarão mais fortes e daí pode-se seguir o caminho...
abraço
Pedro Reimão22/09/2012 14:14
Pessoal boa tarde, venho atualizar meu alecrim e pedir a ajuda de vocês. Gosria de baxar muito a copa dele, deixar quase nada, o que vocês acham?

Att Pedro Reimão.
nickyfury24/09/2012 19:26
bonsai
A bem da verdade, pessoalmente até hoje só vi um bonsai dessa espécie, e sei que é realmente muito complicado formatar sua estrutura aerea, seja através de aramação (seca galhos), seja via poda de manutenção e conservação (como se usa fazer com a serissa, comparando). Por isso, me abstenho de postar alguma dica quanto a seu cultivo e cuidados.

Embora não cultive essa espécie, nem tenha bonsai dela em meu viveiro, sei que muitos bonsaistas, principalmente os portugueses, têm conseguido obter lindos bonsai a partir do Alecrim, com grande sucesso e ótima acolhida. Eis alguns belos exemplares, que voce poderá usar como fonte de inspiração:

Ficha da planta:

Rosmarinus officinalis: O alecrim (Rosmarinus officinalis) cujo nome científico é muitas vezes confundido com o rosmaninho (Lavandula stoechas) é um arbusto vivaz da família das labiadas, possui numerosos ramos lenhosos, cheiro fortemente aromático, pode chegar a atingir cerca de dois metros de altura. Nos países mais quentes pode chegar a florescer durante todo o ano, excepto nos meses mais frios do Inverno.
O alecrim alvar, de flores brancas, é agora uma raridade. São mais comuns os alecrins de inflorescências lilases e azul arroxeado, dependendo isto do tipo de solo e clima onde se desenvolva.
As flores de pequeno tamanho são muito utilizadas na perfumaria, mas é nas folhas que se encontra a máxima concentração de óleo volátil, utilizado no fabrico de óleo essencial.
É cultivado um pouco por todo o mundo. Em Portugal cresce por toda a parte, especialmente no centro e sul. Na serra de Monchique e da Arrábida, podia ainda há pouco tempo encontrar-se a variedade alecrim alvar de flor branca e rosa claro. A plantação do eucalipto e o consequente empobrecimento do solo, são um dos factores responsáveis pelo rápido desaparecimento desta variedade.
As variedades espontâneas são sempre medicinalmente mais eficazes do que as cultivadas.

Olhem só: O alecrim faz bonitas sebes desde que podadas regularmente, tal como a maioria das aromáticas, beneficia as outras plantas do jardim e da horta e ajuda a combater pestes de flores e hortícolas. As suas flores azuis arroxeadas atraem insectos para o jardim especialmente abelhas (o mel de alecrim é muito apreciado). Gostam de muito Sol e solo bem drenado. Pega muito bem por estaca. A partir da semente é de crescimento muito lento nos primeiros anos.
Existem algumas variedades de alecrim, incluindo “prostratus” que é uma variedade rasteira boa para utilizar para cobertura de solo e a pender dos muros.

Mais informações sobre essa planta no link abaixo:

http://www.portaldojardim.com/pdj/2008/12/18/alecrim-aos-molhos/

É uma planta dificil? É. Para muitos, como eu, não vale o esforço...rsss Mas para outros, essa dificuldade valeu o esforço e o trabalho que tiveram:

Grandona:

Show de bola:

Não sabe quais galhos cortar? Deixe todos, então:

Não sabe que estilo? Que tal esse:

Um dos meus preferidos:

Madeira morta, shari e jin:

Pedro Reimão24/09/2012 21:07
Nicky muito obrigado, vou me aventurar por essa planta um tanto misteriosa ainda para mim e para muitas pessoas, sempre que tiver atualizações posto aqui no fórum.

Att Pedro Reimão.
gil_fuka08/12/2012 20:56
Olá!

Muito interessante a utilização de alecrim para este fim!

Comprei umas mudas hoje no Ceagesp Sorocaba e irei me aventurar nesta também!

As dicas do Nickfury são de grande valia, valeu!

Boa sorte Pedro nas suas!
Aguardo para saber noticias do seu alecrim!

Até mais!