A bem da verdade, pessoalmente até hoje só vi um bonsai dessa espécie, e sei que é realmente muito complicado formatar sua estrutura aerea, seja através de aramação (seca galhos), seja via poda de manutenção e conservação (como se usa fazer com a serissa, comparando). Por isso, me abstenho de postar alguma dica quanto a seu cultivo e cuidados.
Embora não cultive essa espécie, nem tenha bonsai dela em meu viveiro, sei que muitos bonsaistas, principalmente os portugueses, têm conseguido obter lindos bonsai a partir do Alecrim, com grande sucesso e ótima acolhida. Eis alguns belos exemplares, que voce poderá usar como fonte de inspiração:
Ficha da planta:
Rosmarinus officinalis: O alecrim (Rosmarinus officinalis) cujo nome científico é muitas vezes confundido com o rosmaninho (Lavandula stoechas) é um arbusto vivaz da família das labiadas, possui numerosos ramos lenhosos, cheiro fortemente aromático, pode chegar a atingir cerca de dois metros de altura. Nos países mais quentes pode chegar a florescer durante todo o ano, excepto nos meses mais frios do Inverno.
O alecrim alvar, de flores brancas, é agora uma raridade. São mais comuns os alecrins de inflorescências lilases e azul arroxeado, dependendo isto do tipo de solo e clima onde se desenvolva.
As flores de pequeno tamanho são muito utilizadas na perfumaria, mas é nas folhas que se encontra a máxima concentração de óleo volátil, utilizado no fabrico de óleo essencial.
É cultivado um pouco por todo o mundo. Em Portugal cresce por toda a parte, especialmente no centro e sul. Na serra de Monchique e da Arrábida, podia ainda há pouco tempo encontrar-se a variedade alecrim alvar de flor branca e rosa claro. A plantação do eucalipto e o consequente empobrecimento do solo, são um dos factores responsáveis pelo rápido desaparecimento desta variedade.
As variedades espontâneas são sempre medicinalmente mais eficazes do que as cultivadas.
Olhem só: O alecrim faz bonitas sebes desde que
podadas regularmente, tal como a maioria das aromáticas, beneficia as outras plantas do jardim e da horta e ajuda a combater pestes de flores e hortícolas. As suas flores azuis arroxeadas atraem insectos para o jardim especialmente abelhas (o mel de alecrim é muito apreciado). Gostam de muito Sol e solo bem drenado.
Pega muito bem por estaca. A partir da semente é de crescimento muito lento nos primeiros anos.
Existem algumas variedades de alecrim, incluindo “prostratus” que é uma variedade rasteira boa para utilizar para cobertura de solo e a pender dos muros.
Mais informações sobre essa planta no link abaixo:
http://www.portaldojardim.com/pdj/2008/12/18/alecrim-aos-molhos/
É uma planta dificil? É. Para muitos, como eu, não vale o esforço...rsss Mas para outros, essa dificuldade valeu o esforço e o trabalho que tiveram:
Grandona:
Show de bola:
Não sabe quais galhos cortar? Deixe todos, então:
Não sabe que estilo? Que tal esse:
Um dos meus preferidos:
Madeira morta, shari e jin: