Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

projeção para mini-azaleia.....favor desativar, ela morreu.

bonsaitakin03/02/2012 23:06
projeção para mini-azaleia.....favor desativar, ela morreu.
foristas, ha alguns meses ganhei esta azaleia mas ainda não sei o que fazer. ja pensei em uma alporquia para aproveirar a parte aerea, pois quero ver se da para apoeitar a parte das raizes eo primeiro terço da planta, sem contar que tem um segundo tronco na parte inferior. o que vcs me dizem? ainda tem umas parte que esta morta, não sei se da para ver nas fotos.
detalhes da parte inferior

parte aerea para futuro alporque

olha ai o segundo tronco, acho que da para ver a parte morta da planta.

Guilherme Luz03/02/2012 23:41
Belo material, infelizmente não tenho muita experiência com essa espécie, mas sou um grande admirador dela...

Vamos aguardar a opinião dos mais experientes...

Acompanhando.
Lucinei Reis04/02/2012 00:41
Não sou expert no assunto mais daria ao meu ver um ótimo Bunjingi 😮

bonsaitakin04/02/2012 00:52
ja pensei nessa possibilidade, mas ainda não sei se seria a mais conveniente, tendo em vista que no segundo terço da planta não tem movimento.
mas obrigado pelo post
Ricardo Paiva04/02/2012 00:53
Material promissor, bonsaitakin.
Azaléia de folha pequena com tronco nesta espessura, é por que é velha.
Realmente a estrutura dela, a meu ver, não beneficia nenhum estilo: base inclinada, tronco reto, sinuosidade apenas na parte superior ...
Eu seguiria com o alporque da parte aérea e depois de retirado, faria uma poda drástica bem baixa, na metade do tronco, logo acima do último brotinho que tem ali e eliminava o 2 tronco mais fino.
Elas respondem muito bem a podas drásticas. Veja o que fiz na minha:

Depois:

Já tá muito mais brotada. Fiz nova poda fim de semana passado. Vou atualizar no meu blog.
bonsaitakin04/02/2012 01:12
LINDA, tenho uma outra aqui que esta novinha mas promete.
Lucinei Reis04/02/2012 01:45
bonsaitakin escreveu:
ja pensei nessa possibilidade, mas ainda não sei se seria a mais conveniente, tendo em vista que no segundo terço da planta não tem movimento.
mas obrigado pelo post

Tem alguns exemplares neste link:http://hardblog-bonsai.blogspot.com/2008_08_01_archive.html
wlsjurai04/02/2012 07:35
Bonsaitakin,
Seria bom eliminar os brotinhos da base que não serão usados, e estas outras plantinhas que estão brotando no substrato. pois tudo isso rouba nutrientes, atrasando o desenvolvimento da sua azaléia.
Vou seguir acompanhando pois muito me interessa trabalhos em azaleia.
bonsaitakin05/02/2012 19:53
valeu pelas dicas.
bonsaitakin09/02/2012 09:42
fiz esta projeção, o que acham?
a pare em braco a esta morta.
Ricardo Paiva09/02/2012 10:55
Olá bonsaitakin.
A projeção ficou legal mas a madeira morta pintada de branco não me agrada.
Eu deixaria ela da cor natural. Poderia até ser trabalhada mas não passaria calda.
Outra coisa, a meu ver, só depois da poda drástica e das novas brotações é você poderá pensar em alguma projeção.
Tenho uma azaleia que tem o mesmo problema que a sua, com um lado inteiro de um tronco morto. Deixei ela ao natural. Veja aqui:

Costas da planta – o tronco da direita tem este lado todo morto, por isso a falta de brotações.
Veja ela florida e imagine um tronco branco ali no meio, ia ficar bem esquisito.
Lucinei Reis09/02/2012 12:19
Linda a azaleia mestre Ricardo , 😛
bonsaitakin09/02/2012 13:37
valew por mais uma aua.r.paiva
grato pelas dicas.
a azaleia é linda, quero ver se consigo um belo bonsai algum dia, rs....
Ricardo Paiva09/02/2012 15:00
bonsaitakin, continua te dedicando que chega lá fácil, fácil.
bonsaitakin09/02/2012 20:57
hô R.Paiva, sempre comentando meus post, lembra da duranta, penso em fazer aquela intervenção, que vc postou. quanto a esta azaleia, vou procurar saber qual é a melhor époa para alporquia e tentar uma.

abraços 😄
Anderson Neuhaus09/02/2012 22:33
acompanhando!
bonsaitakin15/02/2012 21:42
açguem poderia sugerir qual a melhor época para fazer a alporquia?