Donegá06/02/2012 20:19
Dando conicidade ao tronco
Olá amigos,
Postei uma matéria (dica para iniciantes) em meu blog sobre conicidade em troncos.
Segue link:
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/Dando%20conicidade%20ao%20tronco%20do%20bonsai
Espero que gostem, por favor opinem.
Felipe Lembi06/02/2012 22:27
A técnica realmente acredito ser funcional, mas o único porém que encontro, é que o galho de cima ficou mais grosso que o de baixo, e neste caso torna-se praticamente inviavel a técnica, pois terás um granse tempo de espera até que o galho de baixo possa atingir o calibre do superior.
E neste caso implica na estética do conjunto. O tempo de espera para o engrossamento do galho, ao meu ver é maior que o de modelagem de um ápice atravez de poda.
Mas é uma boa opção para quem deseja evitar cicatrizes no tronco.
Abraço
Donegá07/02/2012 07:47
Olá Felipe,
Entendo sua colocação, mas existe um porém, aliás não um mas dois. Abaixo do galho superior existe um pequeno galho que foi deixado propositalmente pensando nisso, caso o galho inferior não adquira o calibre desejado, outro fator é de que p/ que o galho inferior adquira maior calibre é necessário que a partir de agora ele deverá sofrer menos intervenções do que o superior, ou seja, ele será deixado p/ crescer livremente a partir das próximas brotações.
wlsjurai07/02/2012 09:25
Achei bem interessante Donega!
A CAso os calibre snão se equiparem o galho mais grosso ainda poderia ser eliminado ou trabalhado de outra forma como madeira morta não poderia?
Donegá07/02/2012 19:07
Olá wlsjurai,
Com certeza poderá ser um jin no futuro. Cm mencionei na matéria esse é apenas o processo inicial, além de que tb sou inciante e estou aprendendo através de erros e acertos, essa é uma tentativa de usar outra maneira de se chegar ao mesmo fim, e como aprendiz tentei passar aos amigos iniciantes da maneira o mais clara possível. Pretendo continuar postando a matéria p/ acompanhamento da evolução, até mesmo p/ que os amigos possam acompanhar a validade ou não da experiência.