Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori acerola

ramon.cirilo07/02/2012 15:51
Yamadori acerola
Esta é uma acerola que arranquei na fazenda do meu pai. Não tirei fotos da remoção pois estava sem máquina na época. A primeira foto é com a brotação vigorosa após seis meses depois de plantar na lata(não estou fazendo propaganda).

após a desfolha

após a poda e primeiras amarrações

primeiras brotações após a poda

ainda não decidi a frente dele, mas estou pensando em colocar este da última foto.
Espero conseguir um belo trabalho com este material e que me ajudem a conseguir isto.
Guilherme Luz07/02/2012 16:19
Belo material,

Acredito que seria bom, vc transplantá-la para uma bacia plastica, bem perfurada e com substrato bem drenante para que ela possa se desenvolver ainda mais...

Quanto a formação aérea prefiro deixar para os mais experientes, mas acredito estar no caminho certo.

Boa sorte

Acompanhando.
ramon.cirilo07/02/2012 19:01
Obrigado Guilherme pela dica.

Estava pensando mesmo em transplantá-la para um recipiente diferente para que o tronco ficasse visível e fazer a decisão certa.

Vou tomar as providências e depois posto as fotos com seu desenvolvimento.
wlsjurai08/02/2012 08:27
Belo material Ramon!!
Lucinei Reis08/02/2012 10:06
Acompanhado !!!!!!!!!!!!!!!!!!
LuanRibeiro08/02/2012 11:13
Belo exemplar.
Acompanhando!
Laudir08/02/2012 13:43
Guilherme Luz escreveu:
Belo material,

Acredito que seria bom, vc transplantá-la para uma bacia plastica, bem perfurada e com substrato bem drenante para que ela possa se desenvolver ainda mais...

Quanto a formação aérea prefiro deixar para os mais experientes, mas acredito estar no caminho certo.

Boa sorte

Acompanhando.

Numa bacia grande com um substrato bem drenante!
Assim poderíamos até fazer uma projeção para esta tua planta.

O porte dela está ótimo.

Sobre as minhas experiências com a Acerola:
1- PODAS: Aceita poda radical/drástica. Pode zerar que em pouco tempo ela emite novas brotações.
2- RAÍZES: Sistema radicular é ótimo. Desenvolve maravilhosamente bem. Se colocar em um escorredor, em uns 6 meses você tem que levantar o escorredor e o recipiente onde ele está depositado, tudo junto. Isso devido à emissão de raízes capilares.
3- Desfolha: Já desfolhei até na época da seca de rondonia quando as temperaturas giram em torno dos 34 graus.
4- Rega: Ama uma boa água, porém com substrato bem drenante.
5- Sol: Começou a recuperar, pode colocar no sol direto!
6- Adubação: Eu particularmente tenho feito um teste aqui e resultou bem. Cinzas + Carvão + Borra de Café + Areia Grossa sem peneirar. Ela fica vigorosa pra arrebentar.
7- Estrutura aérea: Os galhos quando desfolhados e podados emitem novas brotações quase a 100%. Ou seja, de 100 galhos podados e desfolhados, uns 90 emitem novas brotações e o restante pode vir a secar.

Quanto a tua planta:

Se minha, eu faria o primeiro procedimento que é transplantar pra uma bacia maior. Segundo, eu reduzia o tamanho dela pra fazer dela um hokidashi. Isso mesmo! Uma poda radical zerando tudo.
Guilherme Luz08/02/2012 14:37
Por isso eu preferi deixar para os mais experientes, e nesse caso quanta experiência.

Muito obrigado Laudir, por mais essa aula, aprendi muito nesse post.

Vou começar aplicar essa adubação nas minhas acerolas também.

Sempre bom acompanhar, aprendemos muito com isso.

Vlw.

Continuo acompanhando.
Laudir08/02/2012 15:03
Abaixo minha acerola.
Ela tinha 3 metros de altura e uma copa de quase a mesma medida em largura.
Aproveitei que mandei podar umas arvores do quintal e pedi pro rapaz passar a moto-serra nesta acerola também.
Vejam o resultado no link abaixo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17727
ramon.cirilo08/02/2012 19:34
Obrigado pela ajuda.

Vou replantá-la e postar fotos.

Antes de postar queria adiantar que a lata da foto atual está com terra pela metade, e não até no alto.

Tenho medo de ser um problema.

Além disso a ideia de começar do zero me incomoda um pouco, pois minha mãe e minha avó já me chamam de "formiga saúva" por causa das desfolhas, hehehehe.

Mas de qualquer jeito vou fazer o replantio este final de semana e posto as fotos para termos uma base melhor para tomar o caminho certo.

Mas ainda sim muito obrigado pelas informações.
ramon.cirilo12/02/2012 21:54
Yamadori acerola - Atualizado
Depois de replantada e com belas brotações...

olhando por cima

detalhe do tronco

escolhi a frente na primeira foto.
espero os comentários.
obrigado
José Reinaldo13/02/2012 14:27
Acompanhando.
Estou preste a fazer um yamadory em uma moita de acerola, tem tres pes.
Gostei muito das dicas do Laudir, já salvei para futuras consultas!
Sua planta está muito bonita...
ramon.cirilo29/03/2012 19:20
Yamadori acerola - Atualizado 29/03/12
Desculpa a demora, pessoal.

Fiz algumas podas para reduzir a altura, retirei alguns galhos e amarrei um para abaixa-lo.

vão em seguida duas fotos, antes e depois da amarração.

ramon.cirilo01/10/2012 23:04
Yamadori acerola - Atualização 01/10/2012
Atualizando essa acerola.
Agora acho que ela tomou um rumo, acho.

Gostaria da opinião de vocês, defolhei ela dia 29/10/12,
quando adubarei?
que tipo de adubo? TM + FO + Carvão?

vão as fotos:

Projeção:

Alguma sugestão?
SEKI - Elio Luis Secchi01/10/2012 23:06
Está bom o andamento e o projeto. Vá em frente!!!
Parabéns!
abraço
ramon.cirilo01/10/2012 23:42
Mas ela está com um probleminha, os novos brotos que aparecem estão vindo com folhas secas e enrugadas. o que pode ser?
JOICIMAR MAGGIONI02/10/2012 19:07
Bela planta, tem futuro, acompanhando!!!!!!
ramon.cirilo15/10/2012 22:28
Brotação vigorosa na primavera:

JOICIMAR MAGGIONI15/10/2012 22:38
Bela brotação!!!!!!!!!!!!!!
Djalmo16/10/2012 13:33
ramon.cirilo, bom ao meu ver teu projeto ta muito alto, se minha esta planta eu diminuiria a altura concideravelmente, para dar um ar de mais antiga tracionaria os galhos e brotos!!! Resalto aind que sou apenas um iniciante.
ramon.cirilo21/01/2013 00:45
Jocimar, Djalmo, obrigado pelos comentários. Djalmo, já pensei sim em fazer o que me recomendou, contudo estou muito contente com a condução dessa planta. Tenho estudado e vejo que se seguir as proporções terei plantas melhores. Entretanto, no caso dessa planta e de algumas outras q eu tenho, tenho deixado apenas a imaginação fluir, tentando fazer que se pareça uma árvore sem seguir regras, pois na natureza elas não existem.

Atualizando:

Sergio Batalini21/01/2013 09:53
Muito bom !

Agora é ter paciencia e cuidados para refinar e estruturar melhor a copa .

As vezes acontece comigo de me perder no percurso, dar voltas ou andar prá traz... rsrsrsr 😮ops:

Como ?

Descuidando dos afazeres de um bonsaista .

Muitas vezes aproveitei a desfolha para limpar o substrato e adubar . Resultado : as folhas vieram bem maiores e os entre-nós muito longos, retrocedendo no processo: SE DESFOLHAR , NÃO ADUBE.

Noutras vezes mantive a planta em local sombreado com medo do sol forte judiar , mas depois de meses descobri o porque da fraca brotação e folhas enormes , finas, verde claro.. frageis:FALTA DE SOL .

Como tenho umas 80 plantas , entre bacias e vasos, não tenho um controle exato entre especie/adubação/sol/rega, faço os procedimentos a olho , o que acaba por confundir um pouco e resultar num trabalho descuidado : MONTE UM CALENDARIO PARA SUAS PLANTAS.

E assim vamos evoluindo na nobre arte. Reconhecendo os erros e tentando corrigir. 🙄
ramon.cirilo21/01/2013 16:44
Muito obrigado pelas dicas Bonsérgio.

Mas não consegui encontrar na internet, nem em outro lugar, informações suficientes para criar um calendário para acerola.
Com ela é tudo muito geral. Dê uma olhada nessa outra que tenho:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22863
Nessa acerola eu realizei três desfolhas em um ano, meio que um teste, e tá dando certo. Só tenho q corrigir um problema que eu tenho, ADUBAÇÃO.

Adubo minhas plantas muito pouco. Muitas vezes não sei o que fazer, então coloco um esterquinho básico e só. Tenho q voltar a estudar bonsai e corrigir isso, mas o tempo tá curto.