Guilherme Luz escreveu:
Belo material,
Acredito que seria bom, vc transplantá-la para uma bacia plastica, bem perfurada e com substrato bem drenante para que ela possa se desenvolver ainda mais...
Quanto a formação aérea prefiro deixar para os mais experientes, mas acredito estar no caminho certo.
Boa sorte
Acompanhando.
Numa bacia grande com um substrato bem drenante!
Assim poderíamos até fazer uma projeção para esta tua planta.
O porte dela está ótimo.
Sobre as minhas experiências com a Acerola:
1- PODAS: Aceita poda radical/drástica. Pode zerar que em pouco tempo ela emite novas brotações.
2- RAÍZES: Sistema radicular é ótimo. Desenvolve maravilhosamente bem. Se colocar em um escorredor, em uns 6 meses você tem que levantar o escorredor e o recipiente onde ele está depositado, tudo junto. Isso devido à emissão de raízes capilares.
3- Desfolha: Já desfolhei até na época da seca de rondonia quando as temperaturas giram em torno dos 34 graus.
4- Rega: Ama uma boa água, porém com substrato bem drenante.
5- Sol: Começou a recuperar, pode colocar no sol direto!
6- Adubação: Eu particularmente tenho feito um teste aqui e resultou bem. Cinzas + Carvão + Borra de Café + Areia Grossa sem peneirar. Ela fica vigorosa pra arrebentar.
7- Estrutura aérea: Os galhos quando desfolhados e podados emitem novas brotações quase a 100%. Ou seja, de 100 galhos podados e desfolhados, uns 90 emitem novas brotações e o restante pode vir a secar.
Quanto a tua planta:
Se minha, eu faria o primeiro procedimento que é transplantar pra uma bacia maior. Segundo, eu reduzia o tamanho dela pra fazer dela um hokidashi. Isso mesmo! Uma poda radical zerando tudo.