Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu primeiro bonsai......ainda vive!

Elio09/02/2012 19:01
Meu primeiro bonsai......ainda vive!
Pessoal, nem devia mostrar mas, como foi meu primeiro bonsai.

Assim que ganhei da minha esposa resolvi fazer harakiri nele; decapitação; greve de água, etc, etc, etc.

Não consegui matá-lo!

Aí resolvi fazer um curso e aprender a fazer bonsai. Lá se vão quase 10 anos e ........ainda tá vivo!

Totalmente desfigurado face às intervenções erradas.

Gosto dele!

É uma goiabeira que resolveu me brindar com 2 goiabinhas no topo, como que dizendo: Não adianta, ainda estou viva!!!!!

abraço

A foto mais antiga que tenho: Julho/2004

Hoje

marcio gabiatti09/02/2012 19:05
Muito bom amigo Elio a primeira planta nossa é a que sofre mais rsrsrs.

Ha gostei tambem da sua aramação do lado esquerdo da foto é de uma tecnica incrivel kkkkkk abraços amigão ..
Elio09/02/2012 19:26
marcio gabiatti escreveu:
Muito bom amigo Elio a primeira planta nossa é a que sofre mais rsrsrs.

Ha gostei tambem da sua aramação do lado esquerdo da foto é de uma tecnica incrivel kkkkkk abraços amigão ..

'Tá certo, Márcio! Pode tirar sarro da minha aramação daquela época...........hehehehehe!
Anderson Neuhaus09/02/2012 22:38
muito legal gosto de goiabeira ficam muito bem com as frutas!!! parabens!!!
Átila09/02/2012 22:48
Nem me lembro mais qual foi minha 1ª planta... mas já perdi muitas no começo, infelizmente.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
SEKI - Elio Luis Secchi09/02/2012 22:58
Meu xará! Que beleza, ainda vive a primeira!!! Acho isso muito legal e com certeza não pode se desfazer dela. Está um literati interessante. E nem seria bom agora querer dar uma de radical e resestilizar. Acho que ela já absorveu a idéia que essa aí é sua forma e sua vida. Infelizmente meu primeiro bonsai, quando levei para minha primeira reunião da associação e ele não tinha estilo nenhum, tentaram dar uma radicalizada nele e acabaram matando... lamento menos porque não fui eu... mas sinceramente eu gostaria de ter ele hoje. Então me contento com o segundo que está muito bem, felizmente...
Parabéns...

abraço
Leonardo A.09/02/2012 23:04
Élio ainda tem concerto rsss, nada que plantar no chão não mostre novas possibilidades, até pq ele tem um movimento legal, da uma ajeitada no nebari e daqui 5 anos tem um bonsai de primeira.

Interessante tbm comecei com o bonsai em 2002.
Meu primeiro Bonsai ainda esta vivo tbm, é um ficus que peguei com o Roger, ja passou por muitos sufocos mas continua firme e forte vc deve lembrar dele afinal tenho poucas plantas.
Da uma olhada ai http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13239&postdays=0&postorder=asc&highlight=ficus&start=0

Abraços e quando der apareça!
Elio10/02/2012 16:10
Valeu, Anderson, Átila......obrigado!

Xará, parece saudosismo mas é interessante as fotos das nossas primeiras plantas!

Leonardo, cara precisa aparecer aqui em casa!!
Já pensei e colocar no chão mas, como a espécie não faz muito o meu gênero (folhas muito grandes) prefiro mantê-la assim, só por conta do fato de ter sido o primeiro bonsai.
Mesmo assim, valeu a dica.

abraço
Lucinei Reis10/02/2012 21:41
O danado esta frutificando que ótimo rsrsrs
Átila11/02/2012 10:29
Se tornou um belo Literati! A beleza da simplicidade.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
marcelo bh12/02/2012 01:43
goiabeira
Elio , se eu te mostra meu chapéu de sol, que é o meu primeiro contato com bonsai vc vai até rir, mas ela ta comigo até hoje, e nao descuido dela de jeito nenhum,ja fiz algum progresso com a planta,como diminuir folhas radicalmente.

esse chapéu de sol é meu chodó,cauidado com muita atenção, tem uns 6 anos .

cuida bem dessa goiabeira,nao tenha vergonha dela, pois é apartir dela que
tudo começou, veja sua experiencia hoje, orgulhe-se muito dessa planta.

abs
Elio13/02/2012 14:23
Lucinei e Àtila................valeu, obrigado!
Quando as frutas madurarem direi como estavam de sabor.......................rsrsrrs!

Marcelo, pois é, meu amigo. o primeiro amor ninguém esquece..........!!!

abraço
Marcos Jose Hereck13/02/2012 19:08
Elio parabens pela goiabeira, ela deve ter passado por cada uma hem...rsrsrsrs.
Elio você pode me indicar onde vc comprou o porta adubos, eu ja pesquisei por tudo quanto foi canto e nada, comprei uns esses dias mas ele não tampa, igual a este seu, nem da pra fixar no substrato.
att.
Marcos Hereck
Jair Flores13/02/2012 21:45
Olá, Élio tudo bem?

Até que sua goiabeira evoluiu bastante, em vista do que que era.Não da para dizer poxa que supinpa. 😄 Apesar de ainda ser um iniciante posso dizer que esta planta é bem difícil de ser trabalhada, pois tenho uma também, e não tenho tido muito exito com ela.Não aceita muito bem poda drástica,folhas muito grandes, e ainda por cima, muito temperamental.
Élio, o shimpaku, que está com o ácaros, tb é meu primeiro bonsai.
Mais uma vez muito obrigado pela força.
Um abraço, véio
Andre Antoniazzi14/02/2012 12:02
Goiabeira
Ola amigo Elio,ando meio sumido mas nao parado linda sua planta quem sabe podes me dar uma dica,ja tentei com a 4planta coletada de goiabeira e nao consigo acaba morreno o que pode ser,sempre desfolhava parcialmente mas a ultima que coletei neste ultimo fim de semana desfolhei inteira seu substrato e areia grossa,pedriscos e umpouco de terra.
Abracos
Otoniel Santos14/02/2012 18:39
É isso aí Élio, o mais importante e termos um passado e viver-mos a maravilha de um aprendizado evolutivo. "isso não tem preço"Parabéns!!!
Elio15/02/2012 14:59
Marcos Jose Hereck escreveu:
Elio parabens pela goiabeira, ela deve ter passado por cada uma hem...rsrsrsrs.
Elio você pode me indicar onde vc comprou o porta adubos, eu ja pesquisei por tudo quanto foi canto e nada, comprei uns esses dias mas ele não tampa, igual a este seu, nem da pra fixar no substrato.
att.
Marcos Hereck

Marcos, é uma sobrevivente.........rsrsrsrs!
Então, as cestinhas compra na loja O Bonsai: www.obonsai.com.br

abraço
Elio15/02/2012 15:02
JAIR FLORES escreveu:
Olá, Élio tudo bem?

Até que sua goiabeira evoluiu bastante, em vista do que que era.Não da para dizer poxa que supinpa. 😄 Apesar de ainda ser um iniciante posso dizer que esta planta é bem difícil de ser trabalhada, pois tenho uma também, e não tenho tido muito exito com ela.Não aceita muito bem poda drástica,folhas muito grandes, e ainda por cima, muito temperamental.
Élio, o shimpaku, que está com o ácaros, tb é meu primeiro bonsai.
Mais uma vez muito obrigado pela força.
Um abraço, véio

Pois é, Jair, depois de fazer tantas experiências com a goiabeira, no início, resolvi deixá-la quieta, pois como disse, está longe de ser uma espécie muito boa para bonsai. O valor é sentimental.

abraço
Elio15/02/2012 15:06
Re: Goiabeira
Andre Antoniazzi escreveu:
Ola amigo Elio,ando meio sumido mas nao parado linda sua planta quem sabe podes me dar uma dica,ja tentei com a 4planta coletada de goiabeira e nao consigo acaba morreno o que pode ser,sempre desfolhava parcialmente mas a ultima que coletei neste ultimo fim de semana desfolhei inteira seu substrato e areia grossa,pedriscos e umpouco de terra.
Abracos

André, goiabeira gosta de substrato bem orgânico.
Outra coisa, fazer yamadori em pleno verão é perigoso. A época ideal é no início da primavera.
Já matei muitas plantas por fazer intervenções fora de época.
Hoje sigo rigorosamente (quase) as épocas para cada tipo de intervenção.

abraço
Elio15/02/2012 15:06
Otoniel Santos escreveu:
É isso aí Élio, o mais importante e termos um passado e viver-mos a maravilha de um aprendizado evolutivo. "isso não tem preço"Parabéns!!!

É isso aí, Otoniel!
Obrigado e abraço!
Andre Antoniazzi15/02/2012 20:44
Goiabeira
Ola amigo Elio,desde a primavera la em novembro venho tentando mas nao estou conseguindo e que acabei achando uma mina de goiabeiras de todos os tipos e tamanhos exatos para bonsais junto com uma outra especie aqui na regiao onde o pessoal apenas mantem o corte das plantas que estao na beira da estrada e nao retiram elas nem imagina o que tenho encontrado com otimos troncos e venho tentando insitentemente com goiabeira uma hora acerto .
Abraços
afonso Fengler16/02/2012 14:53
Olá Elio,

Os meus dois primeiros também ainda vivem, mas são bem mais facil de cuidar, são dois ligustrum, e longe de serem bonitos um deles até que vai mas o outro tem um nebari muito feio. Estou fazendo como você vou mantê-los com a mesma estrutura. E la se vão 20 anos com eles. Na época não se tinha informação sobre bonsai como hoje.

Um abraço
Elio17/02/2012 16:13
Re: Goiabeira
Andre Antoniazzi escreveu:
Ola amigo Elio,desde a primavera la em novembro venho tentando mas nao estou conseguindo e que acabei achando uma mina de goiabeiras de todos os tipos e tamanhos exatos para bonsais junto com uma outra especie aqui na regiao onde o pessoal apenas mantem o corte das plantas que estao na beira da estrada e nao retiram elas nem imagina o que tenho encontrado com otimos troncos e venho tentando insitentemente com goiabeira uma hora acerto .
Abraços

Continua tentando, André!
Numa dessas, quem sabe!!!!

abraço
Elio17/02/2012 16:15
afonso Fengler escreveu:
Olá Elio,

Os meus dois primeiros também ainda vivem, mas são bem mais facil de cuidar, são dois ligustrum, e longe de serem bonitos um deles até que vai mas o outro tem um nebari muito feio. Estou fazendo como você vou mantê-los com a mesma estrutura. E la se vão 20 anos com eles. Na época não se tinha informação sobre bonsai como hoje.

Um abraço

Pois é, Afonso, no meu caso, quase perdi por 3 vezes de tanto fazer coisas erradas, isto porque fiquei 01 ano como autodidata. Só depois fui fazer um curso.

abraço