Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Época para plantio PN

Felipe Lembi09/02/2012 22:41
Época para plantio PN
Olá, alguem saberia me informar qual é a época certa para o plantio de sementes de Pinheiro Negro?
Ou será que posso plantar este mês ainda?
Moro na região sul, não sei se o calor pode interferir na germinação.

Fico no aguardo de sugestões.

Obrigado

Abraço
wlsjurai10/02/2012 08:31
Filipe, se germinar em estufa não tem muito mistério.
E a estufa não precisa ser aquelas gigantes.
Normamente germino minhas sementes em potes de sorvete com substrato drenante e cubro o pote ocm filme plástico, daqueles de cozinha para manter o calor na semente.
Felipe Lembi10/02/2012 22:45
Obrigado pelo esclarecimento,
Vou fazer exatamente como vc faz então.
E quanto ao substrato acho que vou usar metade areião e metade terra preta, essas de floricultura.

Abraço
Felipe Lembi17/03/2012 19:06
Olá

Minhas sementes de pinheiro negro começaram a germinar em apenas 15 dias ai está o resultado das primeiras.

Grande abraço
SEKI - Elio Luis Secchi17/03/2012 22:30
Que boas notícias Felipe. Parabéns... As minhas não germinou nenhuma. Mas estou desconfiado de que foi a qualidade das sementes pois segui os procedimentos indicados. Bom daí comprei da Regina Suzuki uns Pn já de 2 anos, bem crescidos e bem conduzidos...
Valeu a pena.
abraço
Felipe Lembi18/03/2012 16:11
Ola Elio, podem ser as sementes mesmo, pois tive facilidade em germinar, não fiz nada de diferente. E pela sua opção de comprar as mudas já com dois anos certamente é melhor, pois vc ganha dois anos a frente de cultivo, porém o investimento é bem maior.

E aproveitando o assunto, voce sabe com quantos dias se faz o sashiki dos PN, e se realmente é necessário?

Obrigado

Grande abraço
SEKI - Elio Luis Secchi18/03/2012 20:39
Felipe, pelo que sei é por volta de 30 dias após a germinação.
Nunca usei a técnia, até porque não consegui germinar as sementes como citei acima. Mas sugiro ao amigo pesquisar mais sobre o assunto, sob pena de perder as ricas mudinhas que conseguiu germinar. Não apenas sobre o tempo certo, mas todos os detalhes de como fazer. Meu xará, Nicky, podem ajudar???
abraço
MarcoBonsaiPoa21/03/2012 12:08
PN
Olá! Alguém saberia me dizer se as sementes de PN à venda no mercado livre são quentes ou pode haver alguma picaretagem? Alguém tem alguma indicação? Até mesmo mudas! Se alguém souber de algo...fico no aguardo!
Felipe Lembi21/03/2012 19:17
Grande Marco, tudo bem?

As minhas sementes eu comprei no site

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228332218-sementes-de-pinheiro-negro-ideal-para-bonsai-frete-gratis-_JM

Foram plantadas 14 sementes e germinaram 5 até agora.

Grande abraço
MarcoBonsaiPoa22/03/2012 10:34
PN
E ae Felipe! Tudo na mais absoluta paz, como sempre!

Queria agradecer o amigo pela indicação!
Saberia me dizer ainda, se ainda dá tempo para o plantio ou se as sementes aguentariam ferteis até a próxima primavera!? Desde já, obrigado!

Jamais peguei uma semente de pinheiro negro na mão. Não sei bem como lidar com algo tão peculiar de cada espécie, como o plantio por sementes. Há casos que o armazenamento em freezer preserva, mas vai saber do PN. Se bem que PN é do extremo frio, faz algum sentido até!abç
Felipe Lembi22/03/2012 20:31
Olá Marco

Eu como principiante fiquei lisongeado com as sementes germinando, pois nunca havia plantado sementes desta espécie, que vem me aficcionando nos ultimos tempos. E quanto ao fato da germinação, eu simplismente plantei pois não encontrei nenhuma matéria onde ficou explicito que tinha época para plantio. O que posso lhe aconselhar é comprar uma quantia e plantar, pois realmente desconheço estas informações.
Sei que quanto mais novas as sementes maior é o indice de germinação.

Se algum outro amigo forista puder nos ajudar....

Nick, Elio....???

😂

E pelo fato do PN ser do frio, acho que não interfere plantar agora que as temperaturas vão começar a cair.

Grande abraço
MarcoBonsaiPoa23/03/2012 07:42
valeu meu velho!