Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

pinheiro negro!! Esta no ciclo certo??

Gustavo Ribeiro14/02/2012 17:14
pinheiro negro!! Esta no ciclo certo??
OLa,

Tenho este PN ,e é o mais encaminhado ..esta comigo a mais de 1 ano! gostaria de saber se ele esta certo dentro do ciclo sei que pode variar , mas como nao completei varios ciclos de trabalhos com pinheiros sempre tenho que pesquisar e correr ao Forum ..

Ele esta com bastate brotação a baixo das pontas que ainda nao sao velas .. tive um tempo sem condições de dar as devidas manutenções nas minhas plantas e vou retomalas agora !!

Oque devo fazer neste PN ???

Abraços..
Capasciuti15/02/2012 11:42
Olá Gustavo!!

Pelo que consigo observar nas fotos, esta faltando o MEKIRI, que seria o corte das pontas dos galhos mantendo alguns pares de agulhas no intuito de forçar novas brotações e consequente ramificação.

Isso se faz no inicio de fevereiro aqui na minha região (Sudeste de SP).

Como o verão estava "frio" por aqui, resolvi fazer o MEKIRI um pouco antes, no inicio da segunda quinzena de Janeiro. Como vc pode ver abaixo, os novos botões estão surgindo e até o fim deste mês ou inicio de março acredito que de para passar para proxima etapa que é o MEKAKI, que constitui na seleção destes botões, retirando-se os indesejaveis e deixando geralmente apenas 2 que formaram a ramificação.

Acredito que se vc estiver na mesma região que eu ou num local com clima semelhante, ainda de tempo de fazer. Pois para esta fase o Pinheiro precisa de muito sol e calor para brotar. Se fosse meu faria, pois corre o risco de ficar muito "galhudo" até o inicio do proximo ciclo, mas isso somente vc deve avaliar.

Uma outra observação importante que gostaria de fazer... parece que não foi feito o MEKAKI da forma correta nas ultimas vezes. Percebe-se isso devido a muitos galhos nascendo em paralelo, roda de carroça, etc. Sempre devemos ter em mente que os botões a serem escolhidos (que formarão novos galhos) devem ser sempre os que brotam lateralmente. Os demais, que crescem em cima ou em baixo devem ser retirados. O intuito disso é que seja feita uma boa ramificação sempre na horizontal e quando visto de cima, assemelham-se a palma da mão.

Não sou muito bom em foto mas seguem algumas para vc ter idéia do que estou falando. 😄

Grande Abraço!!
Ricardo L C15/02/2012 12:15
JA QUE O ASSUNTO É PN, TBM QUERO AJUDA.
TENHO ESSE PN E NÃO SEI OQ FAZER COM ELE ATE AGORA.

ABÇ
Capasciuti15/02/2012 12:33
Olá Ricardo!!

O que eu faria urgente no seu pinheiro se fosse meu seria o MEKIRI para faze-lo ramificar. Por hora não cortaria nada de galhos até porque isso deve ser feito no inverno. E nesse tempo, decidiria que estilo educa-lo.

Uma boa adubação tb seria ideal até o inverno para ele se fortalecer.

Ou seja, inicie o ciclo nele urgente, caso contrario os galhos ficaram tão longos que ficará dificil uma solução.

Grande Abraço!!
Gustavo Ribeiro15/02/2012 13:42
Capasciuti,

Obrigado pela dica !! era oque tinha em mente .. e um PN de "Produção em serie " sao tem os devido cuidados vou começar os trabalhos nele e fazer a seleção de galhos e a brotação pra ter as ramificações primarias secundarias e terciarias..

Fiz uma seleção previa no final do inverno quando reenvasei .. agora vamos colocar ele no eixo!!

abraço..
Anderson Neuhaus15/02/2012 14:16
acompanhando.
Ricardo L C15/02/2012 15:38
COMO FAZER O TAL MEKIRI, OQ DEVO TIRAR (QUAIS AGULHAS) OU VELAS?
OBRIGADO
Capasciuti15/02/2012 16:07
Ricardo,

O MEKIRI, como tentei explicar lá em cima, é o processo de cortar os galhos no local desejado mas deixando algumas agulhas. Este processo ira forçar a brotação de novos botões e consequentemente novos galhos e ramificações. As agulhas que são deixadas servirão para vc não perder o galho, pois se cortar num local que já não tem mais agulhas, muito provavelmente o galho irá morrer.

De um olhada no esquema abaixo que ilustra bem. Peguei aqui mesmo no forum num topico que o pessoal estava discutindo sobre o ciclo do pinheiro em diferentes climas. Essa abaixo foi o sugerido para a região sul e encaixa-se quase que perfeitamente para a região sudeste de SP (apenas somar um mês).

Qq duvida, vamos discutindo.

Grande Abraço!!

Ricardo L C15/02/2012 21:34
VLW BROTHER, JA FIZ O PROCEDIMENTO, AGORA VAMOS AGUARDAR.

ABÇ