Primavera japoneja / Himavari
Gustavo Ribeiro17/02/2012 14:01
Primavera japoneja / Himavari
Ola...
Vendo em uma site de bonsai, me deparei com uma especia que nao conhecia denominada Himavari a primavera japoneja!
Que especia seria esta? como e a frlor ? tem alguma ligação coma Primavera?
Abraços.
Rodrigo Tavares23/02/2012 19:02
Olá Gustavo, esta planta é da Bonsai Morro Velho, já a vi pessoalmente, é belíssima, tem crescimento muuuito lento...
Tenho uma planta muito parecida, desconfio que é a mesma espécie, depois fotografo e posto aqui...
Lili Nagao24/02/2012 02:35
oi, Gustavo.
Por acaso seria Himawari?
Posso estar enganada, mas a única flor com um nome parecido que conheço é essa.
Hi= sol
mawari= dar voltas
Ou seja, um girassol. E eu nunca vi bonsai de girassol.
Gustavo Ribeiro24/02/2012 14:00
POis é LILi,
No site esta escrito assim mesmo , estou acahndo que deve ser alguma associação ao nome Primavera com a especie que temos aqui no Brasil , Primavera janomesa ou Himavari nao deve ser nome ligados a esta planta , tambem ja vi a Primavera mini , tambem nao sei se e uma especie diferente de primavera ou se e outra especie !
abraço..
afonso Fengler24/02/2012 17:28
Me parece ser um manacá de cheiro, que aqui na região sul só é conhecido por primavera. Se for, florece sim e tem uma flor muito perfumada.
tenho uma foto de um pré bonsai que era meu, no ano de 2006, quando estava florescendo
Um abraço
Afonso
Fernando Magalhães24/02/2012 17:47
Olá Gustavo,
Realmente essa planta é uma incógnita? Comprei ela assim como outras a cerca de 1 ano de um senhor japonês no interior de São Paulo, ele era velhinho e vendia mudinhas de estaca dela a cerca de R$ 100,00, porem eu era louco com as matrizes que por ele tinha mais de 50 anos, depois de muitos anos tentando compra ele resolveu me vender as mesmas.
Desde então venho tentando descobrir o nome delas, qual seria a espécie e do que se trata sem sucesso?
O nome que se encontra no site era como o senhor as vendia, que com certeza é um nome popular, que não nos diz nada, porem não sei se está correto, pois o mesmo falava muito pouco português.
Como o amigo e aluno Rodrigo mencionou, ela tem um crescimento muito lento, o engrossamento e quase nenhum, por isso meu interesse nas matrizes.
Elas produzem folhas coreaceas lustrosas com coloração vermelha na brotação nova e verde escuro brilhante quando maduras. Têm uma floração muito peculiar e delicada, flores brancas levemente amareladas e pendularias. Até esse momento não conheço a frutificação, pois quando comprei elas estavam com flores mas eu optei por cortar para iniciar o trabalho de Bonsai.
É uma planta muito interessante, tem uma textura de casca incrível, sem mencionar as características estéticas únicas para o cultivo do bonsai. Mesmo não sabendo o nome da espécie, não hesitei em adquirir este material.
Sensei Hidaka também tem uma mudinha dela em sua casa a muitos anos sendo cultivada e ainda bem fininha.
Espero ter ajudado e cintasse à vontade em nos fazer perguntas sobre nossos produtos oferecidos no site e não deixe de colocar créditos em fotos retiradas de sites. Talvez pela minha formação acadêmica tenho sempre esse cuidado. Favor não me interpretar mal.
www.bonsaimorrovelho.com.br .
E-mail para contato: mag@bonsaimorrovelho.com.br
Fernando Magalhães24/02/2012 17:51
Outra coisa,
Não se trata de uma Bougainville (primavera no Brasil) e muito menos ainda de um Manacá.
Como mencionado anteriormente às flores são pequenas, cerca de 1 cm.
Rodrigo Tavares24/02/2012 20:23
Realmente, fiz uma pesquisa e o Google retornou como inúmeras imagens de girassóis... 😄
Lili Nagao24/02/2012 21:00
também acho que não seja nem primavera nem o manacá de cheiro. Menos ainda Himawari. Vou perguntar pra minha mãe, que conhece tudo quanto é planta.
Rodrigo Tavares25/02/2012 10:50
Beleza. Lili, ajuda a gente nessa aí, estou curioso prá saber... 😄
Rodrigo Tavares28/02/2012 11:09
Quando pesquisamos Himawari, o Google retorna imagens de girassóis...
Quando pesquisamos Himavari, o Google retorna com imagens da primavera no Japão, com as cerejeiras explodindo em flores...
Que planta será esta?
Sinuca de bico... 🙄
Lili Nagao28/02/2012 12:05
Esqueci de mostrar a foto pra minha mãe. Será que pode ser uma Eugenia Uniflora, a pitanga? As minhas pitangueiras estão peladas e não deu pra comparar, mas tem essa foto aqui q achei na web.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5e/Starr_070403-6377_Eugenia_uniflora.jpgFernando Magalhães29/02/2012 13:55
Olá Lili,
Também não se trata de uma pitangueira, são muito diferentes, muito menos de uma mirtácea, pois umas das características das flores das mirtáceas é ser compostas por múltiplos estames, que não é o caso de nossa Himavari.
As folhas são muito maiores do que de uma pitanga, essa planta é grande.
Quando der vou colocar umas fotos com close e medidas.
Eu tenho uma boa experiência com plantas. Já tenho um bom tempo de trabalho com plantas e bonsai, além de mencionar que sou Biólogo com grande experiência em Botânica.
Afirmar que não se trata de nenhuma planta comum conhecida no Brasil.
Lili Nagao29/02/2012 21:12
oi, fernando! é... eu devia ter desconfiado que a resposta não seria tão simples assim... 😮ops: rs
agora eu também fiquei curiosa. Fala mais sobre ela... é florífera?
Rodrigo Tavares02/03/2012 00:10
Olá Lili, ela é florífera sim, conforme o Fernando falou, têm uma floração muito peculiar e delicada, com flores brancas levemente amareladas e pendularias.
nickyfury02/03/2012 11:29
bonsai
Xará, é sempre um prazer topar contigo aqui no forum. Essa sua planta, quando floresce, as flores se parecem com as da imagem abaixo? (styrax japonica):
[img)
http://i1.treknature.com/photos/1990/styrax_japonica_136.jpg
Veja que não estou afirmando tratar-se de uma styrax, mas apenas desejo esclarecer o tipo e formato da flor, vez que vc não apresentou nenhuma imagem dela, quanto a essa peculiaridade, para facilitar na identificação da espécie. A Styrax é largamente usada no Japão, não só como planta ornamental de parques e jardins, mas principalmente no cultivo do bonsai.
Um bonsai florido é altamente valorado, tanto quanto atrativo, visualmente falando:
A maneira correta de se pesquisar uma planta na net, principalmente uma de origem japonesa como tudo indica em relação a essa, é usar termos/palavras japonesas, para designar as caracteristicas principais da planta, como o tipo/formato de suas folhas, a cor/tamanho/formato de suas flores. Nesse sentido, fiz uma pequena pesquisa, e obtive alguns resultados, como o do link abaixo:
http://anamadoino2.blog104.fc2.com/blog-category-347.html
Nessa pagina, no lado esquerdo, estão elencadas diversas outras plantas, com flores brancas ou não, bastanto clicar em cada uma para abrir uma "ficha técnica", com detalhes e imagens. Facilita bastante, e como esse, há outros inumeros sites que poderão vir a contribuir, de alguma forma, para elucidar o grande mistério que envolve o nome dessa planta, Xará.
Deixo essa dica a quem queira se aventuar na busca. rss Se forem pesquisar sobre o tópico flores brancas pequenas, as palavras japonesas tem que ser chiisai shiroi hana (que significa literalmente: pequena branca flor). A grafia em caracteres japoneses pode ser obtida via google tradutor (escreva em portugues e busque a tradução em japones, em seguida é só marcar os caracteres, copiar e colar na pagina de busca por imagens do google). Mais fácil que isso, só roubar pirulito de guri. rss
Rodrigo Tavares26/06/2012 20:35
Então pessoal, achei que esta que tenho era uma Himavari:
Infelizmente não é a mesma... 🙁
Acho que a minha é alguma espécie de cereja...
🙁
Alcides Junior17/07/2012 09:10
Também fiquei curioso, vou acompanhar o tópico...
Fernando Magalhães17/07/2012 14:26
Pois é Xará, está complicado de identificar essa plantas, porem parem essa foto que você colocou do Styrax florido lembra muito a floração dela, mas as folhas e tronco são diferentes.
Ela apresenta folhas coriáceas lisas e com coloração bem avermelhada em sua brotação. Passando para um verde claro brilhante quando maduras.
Tenho outra aqui dela, vou fotografar e colocar mais detalhes assim que possível.
Fernando Magalhães17/07/2012 14:54
Lili Nagao18/04/2013 14:31
Depois de um tempao, estou ressucitando o tópico.
Um cliente me pediu uma planta chamada árvore de Deus japonesa. Como eu não conhecia, recorri ao meu amigo Google, e se trata da sakaki. Eu estava procurando essa planta, e me lembrei desse tópico.
Fernando Magalhães, será que pode ser a mesma planta?? Em algumas imagens q eu vi, as folhas são bem parecidas, em outras bem diferentes da sua planta. A brotação tb é avermelhada, com delicadas flores brancas.
http://pds.exblog.jp/pds/1/200906/07/70/b0138370_17152036.jpg
http://www.kigocoro.jp/blog/images/kb705hsk.jpg
Não sei se é a mesma, mas se for, vc pode me indicar quem vende as mudas?
Rodrigo Tavares18/04/2013 23:36
Olá Lili, fiz uma busca no google e a imagem que mais se assemelha a ela é esta:
Acredito que é essa planta mesmo, a cleyera japonica, ou sakaki.
Consulte o Fernando, talvez ele possa fazer algumas mudas para vc...
Lili Nagao19/04/2013 16:57
Olá, Rodrigo! Vc que já viu a planta do Fernando, acha q é ela mesma? Será que finalmente descobrimos o nome dela passados mais de 1 ano que o tópico foi postado?
Se for ela mesma, a pronúncia correta em japonês é Shakaki
Shaka= vem de Oshakasama= Deus
Ki= árvore
Essa planta é descrita na mitologia japonesa de Amaterasu, deusa do sol, é é uma planta sagrada para os japoneses, e é muito usada em rituais religiosos.
Fernando Magalhães!! Kd vc ??
Rodrigo Tavares24/04/2013 16:32
Oi Lili, é ela mesma, que bom que essa dúvida foi esclarecida!!!
Tenho uma que comprei do Fernando...
Fernando tá meio sumido, vou ver se chamo ele aqui... 😄
Lili Nagao24/04/2013 19:59
Oi, Rodrigo! Já que vc tem certeza, fico feliz que descobrimos o nome da planta. Qto as mudas, eu consegui encontrar a danada. Achei o nome dela muito bonito... árvore de Deus.
abç