Aí vão algumas dicas sobre como cultivar bem uma jabu para ter um lindo bonsai qualquer dia desses:
Sol pleno, sempre. Nada de sombra, sombrite, sombrinha, sombrão. É sol mesmo, esteja voce no nordeste, no centro oeste, no sul ou no RJ.
Rega apenas uma vez ao dia, preferencialmente a tarde, pelas 17 horas ou mais, se o solo não estiver muito umido ou encharcado. Uma boa drenagem do recipiente de cultivo e um substrato adequado, impedem isso.
Adubação regular a partir do 6º mes após o replantio, retirado do solo ou reenvase fora de época.
Aramação, poda de raizes e de galhos grossos: inverno. Transplante ou reenvase: inverno. Desfolha completa e aramação: primavera. Os outros dois períodos do ano, outono e verão, apenas rega e adubação.
Substrato ideal: 70% caco ceramico, 10 pedrisco, 5% carvão, 5% casca de pinheiro seca ou desidratada (se não tiver pinheiro nem onde comprar, use de outra arvore, desde que seja bem porosa e esteja bem seca), 10% areia grossa de construção, sem peneirar. Areia de aquario é bom para aquario. O pedrisco ideal é o retirado via peneira da areia grossa de construção, pois é liso e irregular. Não tendo, use: cangalha, brita zero, tapiocanga, outros, exceto os provenientes do mar e adjacências.
Recipiente ideal de cultivo: isso irá depender basicamente do que pretende o cultivador. Se quiser engrossar, terá que plantar no chão, pois demorará séculos e séculos para que o tronco fique grosso plantada num vasinho plastico qualquer ou num escorredor. Mesmo usando escorredor e bacia, no que usualmente chamamos de mamadeira, o tronco poderá levar aí uns 30 para 40 anos para ficar razoavelmente grosso, então pondere.
Podemos usar escorredor, mas eu ultimamente ando indicando bacia plastica, bem perfurada no fundo e na lateral, com altura maxima de 15cm, pois que se trata de um recipiente mais adequado, dado ao maior espaço e altura, para o desenvolvimento adequado do sistema radicular de qualquer planta. Comece com uma bacia plastica de tamanho médio e vá aumentando seu tamanho a medida em que a planta se desenvolve (algo em torno de troca a cada 4 ou 6 anos).
Ao replantar, sempre corte fora a raiz pivotante, se houver (inclusive mais de uma se for o caso). Essa raiz cresce reta, para baixo, ou então para um dos lados. Como engrossa mais que as outras, subtrai nutrientes e umidade para si, reduzindo o aporte necessário para as demais, incluso as capilares, que são as raizes finas de alimentação, importantes e que devem sempre ser preservadas.
Nos cortes, seja em raiz ou em galhos, use sempre uma pasta seladora, ou se não tiver, cola branca de madeira de secagem rapida. Isso evita perda de seiva na area exposta, bem como a invasão de agentes patogenos prejudiciais para a planta.
Ao replantar, distribua sempre as raizes capilares por todo a volta da base do tronco, criando assim um aspecto que denominamos "radial", por ter a forma de uma roda. Isso estabiliza melhor a planta, além de permitir um melhor desenvolvimento/crescimento do sistema radicular, que absorverá mais nutrientes e umidade provenientes do aporte regular de adubação, que deverá ser periódico (a cada 45 dias, no máximo, durante todos os meses - no inverno mantemos a adubação, mas reduzimos um pouco sua quantidade no inicio, voltando a aumentar no final do inverno, inicio da primavera).
Em linhas gerais, na primavera é a melhor época para desfolhar toda a planta, retirando tanto as folhas velhas quanto as novas. Se for uma planta pequena, podemos usar uma tesoura de pontas finas para cortar fora no pecíolo (talinho) da folha. Se for maior, podemos segurar o galho junto de sua base nascedora e puxar o restante das folhas com a mão, retirando várias ao mesmo tempo e poupando tempo de trabalho. Isso não traz gravame nenhum para a planta. Com a desfolha plena, os galhos ficam nus, o que facilita analisar detidamente a estrutura aerea, verificando quais são os pontos de corte a serem efeutados, quais os galhos a serem cortados fora, preservando apenas os mais interessantes, ou melhor posicionados ao longo do tronco, dependendo do estilo.
Sem folhas, podemos aramar melhor os galhos, lembrando sempre que a jabu é uma espécie "teimosa": as vezes temos de aramar o mesmo galho mais de uma vez, para que fique na posição pretendida. E isso só poderá ser feito uma vez por ano.....Galhos compridos devem ser cortados visando sua redução. Lembrando que um galho precisa ter inicio primário, continuidade secundária e terciária e ramificação fina. Para conseguir isso, leva-se anos e anos de cultivo e podas e aramação. Não há como reduzir o percurso nesse caminho, e a paciência, nesse caso, é a melhor ferramenta do cultivador.
A densificação é o nome que damos ao volume de folhas de uma arvore bonsai. Para consegui-la corretamente, temos que observar que quanto mais próxima do tronco, melhor será a brotação. Isso significa que se ficarmos arrancando folhas do primeiro e segundo terço dos galhos, mantendo-as apenas nas pontas, nossa arvore nunca terá densidade, nem tampouco iremos promover ramificação lateral nos galhos principais. Então, preservar essas brotações é tão importante quanto construir o galho ramificado. As brotações devem estar mais próximas do tronco, não nas pontas dos galhos: isso se consegue com desfolha, poda de manutenção e aramação.
Independentemente do estilo que o cultivador escolher, todas as plantas devem ter galhos que se dividem em partes: primária, secundária, terciária e ramificação fina. Com isso, obtemos galhos com formas diversas (gota, losango, triangulo, leque, etc), mas sempre com ramificação lateral, que aberta e correta, lembra muito uma palma de mão com os dedos separados. Eis algumas ótimas imagens para analisar isso:
Galhos primários, secundários e terciários:
ramificação fina: (na extremidade dos galhos)
Lembrando que um galho tem que ter um ligeiro movimento sinuoso. Galhos, na natureza, não crescem retos, como cabo de vassoura. Em razão disso, as ramas laterais, óbvio, não poderão ser retas tambem:
Bem, espero que os nobre colegas possam apreciar essa pequena explanação e fazerem bom uso dela. Divulguem, disseminem. Assim, outros poderão tambem estar aprendendo e contribuindo para o engrandecimento do nosso bonsai nacional. Dúvidas? tenham sempre, e esclareçam aqui, conosco.