Bruno Ramos Ruinho21/02/2012 16:35
Minha Acerola
Bom pessoal adquiri esta acerola fazem uns 3 meses veio em um vaso de "mausai" nem esperei chegar em casa quase e já transplantei para este vaso de hoje; mas ela cresceu sem forma nenhuma,
Hoje fiz a desfolha mas agora não sei onde podar para melhorar, peço a ajuda de voces! Não consigo ver uma forma final.
Zoom Perto do tronco>
Agradeço!
somricardo22/02/2012 01:11
acompanhando, tenho uma acerola em estado parecido, quero ver as idéias que vão surgir para esta, vou tentar fazer imagens assim também e ver o que me dizem, ébom ver plantas 'prontas' da mesma espécie para ter uma visão do possível futuro da nossa planta.
Lucinei Reis22/02/2012 01:45
Acompanhado !!!!!!!!!!!!!!!!!
MarcoBonsaiPoa22/02/2012 14:32
Olá!
Não tem muito o que pensar no início do trabalho, podar curto todos os galhos mais longos. Tem o tronco principal e se divide em três troncos secundários o resto não faz parte do conjunto, o negócio agora é escolher o ponto de onde cortar esses troncos e ou galhos terciários, esperar pelas brotações e fazer a triagem de quem sai e quem fica. Minha sugestão é podar o mais curto possível, uns 5cm no máx. dos troncos secundários . Será o ponto inicial de formação da planta, ainda poderá seguir com um ou dois destes troncos secundários e não necessariamente com três. O estilo está mais para o vassoura inicialmente, mas pode ser transformado em informal se assim for a vontade.
Gosto de participar mesmo não tendo muita influência em minhas sugestões, espero ter ajudado um pouco.abç
bonsaitakin22/02/2012 15:51
concordo com o colega acima.
Bruno Ramos Ruinho27/02/2012 09:35
Segue apos a poda>
Aguardo
Edicarlos Roberto24/03/2012 10:10
Gostei do tronco! vc podou ela agora? será q é uma época boa apra isso ?
pergunto pq tenho um exemplar e com muitos galhos sobrando e estou pensando e cortar alguns antes do inverno...
Ricardo L C24/03/2012 12:16
POR SER DE UM MAUSAI , JA GANHOU BASTANTE CALIBRE. PARABENS
marcio gabiatti24/03/2012 20:29
Amigo uma sugestão.
Eu podaria a onde marquei de vermelho e encaminharia para um moyogi.
Assim:
Ficando assim:
Ai é só esperar as brotações e contruir os galhos:
Para tentar algo parecido:
Abraços... 😉
José Reinaldo25/03/2012 14:57
Marcio, show de projecao.
marcio gabiatti25/03/2012 18:28
Obrigado José Reinaldo. 😄