Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro Negro - secando

Bernardo Amaral23/02/2012 16:27
Pinheiro Negro - secando
Meu pinheiro começou a secar, eu pensei que fosse apenas um galho, e não dei muita atenção, mas agora está se espalhando pros outros, e eu notei que o volume de seiva está diminuindo muito, eu tenho 3 motivos para este problema:

- Aplicação de sulfato de cobre, que eu estava combatendo um fungo branco nas ponteiras;
- Osmocote, usei uma quantidade pequena, acredito que não seja isto;
- Passarinhos cavocaram as raízes dele, deixando um buraco grande no vaso;

Tenho este PN a 2 anos neste vaso, e nunca tive problemas com ele, apenas este fungo, não sei porque de uma hora pra outra ele começou secar.

O procedimento que estou tomando, é de borrifar água na copa dele, e deixar ele a meia sombra.

Agradeço por qualquer auxílio..

Lili Nagao24/02/2012 03:15
Oi bernardo!
O fungo que vc estava combatendo era aqueles fungos de apodrecimento ou líquen? Pq se for líquen, o melhor é dar uma escovadinha com água que sai fácil, e não significa que ela está doente.
Oscomote, dependendo da quantidade e do modo que é aplicado, pode matar o pinheiro negro sim. Pinheiro negro é exigente com os cuidados, poda e tem um crescimento bem lento, mas quanto ao solo não é muito exigente. Meu avô costumava dizer que quanto mais fraquinha a terra, mais o pinheiro negro gosta. Lógico que é um exagero, mas a verdade é que ele gosta de um substrato bem arenoso, boa drenagem, muito sol e regas frequentes.
Sobre os passarinhos... mas pq raios eles cavocaram a terra? Lá no sítio, os passarinhos costumam fazer estrago em muita coisa, tinha uma jaqueira lá que em vez de dar jacas, dava queijos suiços, mas nunca atacaram a terra. A não ser que seja terra com minhoca, humus caseiro e afins.
Olha... não queria te desanimar, mas galhos de pinheiro negro quando secam por fora, quer dizer que por dentro a situação tá pior ainda e raramente se recuperam. Se tiver algum profissional aí perto de onde vc mora, ele pode te orientar melhor e quase sempre eles também costumam fazer serviços de hospital, pra tentar recuperar.
Não sei se te ajudei, ou só te desanimei, mas espero que vc consiga salva-lo. abraço