Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mini Roseira

Donegá23/02/2012 20:38
Mini Roseira
Olá,

Encontrei essa mini-roseira há uns 8 meses atrás, por acaso em um gardem. Ia ser jogada fora, pois estava toda desfolhada e em um torrão de terra vermelha jogada em um canto do terreno. Pedi ao proprietário p/ comprá-la, mas devido ao estado ele me presenteou com a mesma.

No dia que chegou já fiz uma pequena limpeza nas raízes e a coloquei nesse vaso.

08.06.2011

Em 21.07.2011 um mês e pouco depois.

Hoje 23.02.2012 (meu presente de aniversário)

Com uma humilde projeção

O que acham?
Felipe Lembi23/02/2012 21:23
Legal Donegá, Lixo que virou Luxo. Tem um futuro promissor, basta vc dedicar seu tempo a ela, que certamente terás uma ótima retribuição!!

Abraço
Laudir24/02/2012 01:42
eu tenho uma aqui também... hokidashi
ganhei da vizinha aqui....

para cada galho cortado uma nova planta .... ela é fantástica, consegui várias mudas desta mini-rosa... que por sinal é branca também.

Parabéns pela ótima aquisição/condução!!!
Donegá24/02/2012 08:26
Obrigado Felipe e Laudir,

o que mais me chamou a atenção nessa mini roseira, foi a base dela. deve levar um bom tempo p/ chegar a esse calibre.
ROGÉRIO DIAS24/02/2012 18:26
É
OLHA,,,ROSEIRA É SEMPRE DIFÍCIL,,,ESSA TÁ SHOW,,,MUITO BOM,,.
Donegá24/02/2012 20:48
Valeu Rogério,

Meu maior problema no momento é descobrir como manter essa base que tem muitas partes mortas sem apodrecer, pensei na calda sufocálcica, mas não sei se ia ficar legal a cor branca que ele deixa.
nickyfury25/02/2012 22:32
bonsai
Donegá, parabens pela excelente aquisição. Agora é usar o adubo liquido FOSWAY, da empresa Tecnutri, para garantir floradas intensas e constantes. Em relação á sua duvida sobre o uso da calda, sugiro não usar. A madeira apodrecida deve sempre ser removida, para evitar danos extensivos à parte sadia da planta. A beleza dela está na amplitude da base e na excelente formação estrutural aerea que voce apresentou na ultima foto. A altura dos galhos é que deve ser preservada, desde que não seja necessário cortar antes da floração.

De resto, é sol pela manhã, evitando o calor abrasivo da tarde, rega diária e adubação. Tenho em meu viveiro diversas variedades de mini roseiras, em estilos variados tambem, que são um grande e forte atrativo visual, com suas floradas contrastantes.
Donegá27/02/2012 07:35
Olá Nicky,

Valeu pela orientação.
AguiaR08/03/2012 11:36
Donegá peço permissão para tirar uma dúvida minha em seu tópico.
Caso não concorde, pode ficar a vontade para deletá-lo.

Bom, minha mãe tem mini roseiras, mas não pretende realizar técnicas de cultivo para a obtenção de Bonsai. Entretanto, ela está com um problema. Ela se mudou recentemente e colocou suas mini roseiras para tomar sol na parte da manhã, mas ela tomava sol em demasia, passando do horário do meio-dia.
Verifiquei que as folhas começaram a murchar, então imediatamente retirei do local e coloquei em meia-sombra, na verdade ela está na sombra mas pega luminosidade. Nesse tempo ela já perdeu todas as suas folhas e retiramos as que já estavam secas. Hoje só está os galhos e tronco dela, vejo que há muitos brotos a serem desenvolvidos. Alguns brotos preexistentes nasceram mas voltaram a murchar com menos de 1cm de tamanho.
Minha questão é:

Devo realizar um falso transplante para uma bacia com areia grossa?

Ou espero essas novas brotações que estão a nascer para ver se suportam de vez? (estou pensando em fazer isso)

Ficarei muito grato com a ajuda dos amigos, até porque (e não estou brincando) minha mãe já começou a chorar dizendo que "vai perder a plantinha dela que era a mais linda porque vivia cheia de rosas, com até 04 cores".

Muito obrigado,
abraços
Donegá08/03/2012 20:03
Olá AguiaR,

Não tem problema, se alguém puder ajudar será ótimo. Infelizmente não posso te orientar, pois meu conhecimento de mini roseiras e quase zero. Estou aprendendo com esta que está nas fotos.
Ricardo L C08/03/2012 21:36
E AI MAN? FICOU SHOW NO VASO HEIN.
ENTÃO TENHO FALADO COM O MC, VAMOS AGITAR OUTRO ENCONTRO, JÁ TEM UM TOPICO EM EVENTOS.

ABÇ
Donegá09/03/2012 08:34
Fala Ricardo,

Tentamos falar com vc e com o Mc semana passada, mas os fones só davam caixa postal. Nem eu e nem o Inar conseguiu. Fomos eu o Inar e o Rafael buscar uns shimpakus incríveis, no sábado passado, show de bola. Estamos vendo de irmos na casa do Inar, não sei se amanhã ou na semana que vem p/ preparar substrato e dar um trato nas plantas que adquirimos, capaz que fique p/ a semana que vem devido ao problema de abastecimento, mas dou um toque pra vc.

Abçs.
Ricardo L C09/03/2012 13:08
PUTS , É MSM. ENTÃO VE AI , QLQ COISA DA UM ALO.
ABÇS