Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu pingo de ouro

dablo1925/02/2012 17:59
Meu pingo de ouro
Esta é uma planta que eu mesmo fiz a muda e cuidei desde pequena, não segue nenhum estilo clássico de bonsai, na verdade é um pré-bonsai ainda mas gosto muito dela, idade em torno de 3 anos.

Aberto a sugestões.
nickyfury25/02/2012 22:15
bonsai
Dablo, lamento contraditá-lo mas a verdade é que sua planta segue um estilo classico japones: o estilo Han Kengai, ou semi cascata. 😲

Minha sugestão para melhorar a planta é selecionar um ou dois segmentos do tronco, eliminando os demais. Com arame, crie uma justaposição de um galho por cima do outro, sendo que o da parte superior deve ser ligeiramente mais curto que o inferior. Com isso sua planta irá ganhar estabilidade visual, melhorando consideravelmente a forma dela, além de estabelecer uma correção mais equilibrada quanto ao estilo que está, como disse acima, mais que definido.

Uma sugestão: proceda a uma desfolha total, para analisar detidamente a distribuição dos galhos e dessa forma selecionar com maior discricionariedade qual cortar e o que manter. Esse trabalho irá facilitar tambem a colocação do arame, para moldar a forma que estou sugerindo. Se encontrar dificuldade na escolha, fotografe a planta nua, para que eu possa então analisar e sugerir o corte correto, sem risco de perda. No mais, seu trabalho com essa planta, até o presente, está bem encaminhado. Com as mudanças que sugeri, seu bonsai irá adquirir qualidade técnica superior, resultando bem melhor do que está agora.
bonsaitakin25/02/2012 22:24
Nicky, sempre mandando bem.....gosto muito dos comentarios que vc faz. verdadeira aula para nós.