Ficus ?
Claudio Fellini12/01/2006 21:59
Ficus ?
Coletei está muda ainda jovem em cima de um jatobá em um galho com 6 metros de altura, mas ainda não tenho certeza que tipo é. Deve ser um tipo de ficus, segue a planta e o detalhe da folha, ela possui aquele leite grudendo.
Aqui em Goiás, chamam ela de gameleira, mas existem muitos tipos. Cresce muito rápido

Ponta do galho

Detalhe do verso da folha:

Antes da poda:

Illex12/01/2006 22:16
Re: Ficus ?
Olá Clauido,
Realmente o Uol deve estar protegendo estas fotos, pois nem clicando no link ou o colocando na abrra do Internet Explorer ta dando para ver, aconselharia voce a criar uma galeria de fotos so para o Forum no seguinte endereço:
http://www.megagaleria.com/
Ai com certeza as fotos irão aparecer. Se quiser mais informações vá ao Forum Fotografia la em baixo da pagina do Forum, para facilitar aqui esta o link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewforum.php?f=15
La entendera melhor o que estou falando amigo, mas acredito que ja saiba fazer estas galerias, pois possue uma no Uol ne? T+ amigo espero ter ajudado.
Abraços:
Illex
Claudio Fellini12/01/2006 22:29
Já criei um álbum no mega galeria, muito bom e fácil,
Grato
Claudio Fellini13/01/2006 18:59
Desfolha
Fiz a desfolha no dia 10 agora, e gostaria de opinião sobre este galho do meio preso com uma fita preta, acho que deveria tirá-lo, mas tenho dúvida se afetaria o estilo.
Segue fotos dos quatro lados:

Grato
Rodrigo Bitú14/01/2006 08:56
Cláudio,
Está ficando muito legal seu bonsai 😄 😄 😄
Acho que o seu intuito é fazê-lo no estilo Fukinagashi (varrido pelo vento), não é isso?
Se for esse o caso, acho que (na minha amadora opinião😮ops🙂 vc deveria podá-lo sim... pois ele está cruzando o tronco principal 😉
Aproveitar e aramar os outros galhos para que todos apontem para uma mesma direção... continuar com as desfolhas para forçar o surgimento de novos brotos para o lado em que o tronco se inclina e podar os que não se adequem a essa estrutura.
De toda forma seria bom esperar a opinião dos mais experientes😮ops:
Espero ter ajudado,
Abraço,
Rodrigo Bitú
Claudio Fellini14/01/2006 13:32
Acertou
Amigo Rodrigo, realmente visualizo ele como fukinagashi só que com os galhos nascendo no sentido oposto mas gostaria de deixá-lo como Shakan um estilo que demostra mais força, seria possível?
Quanto ao galho, já suspeitava que deveria retirá-lo, pois ele cruza o galho principal, mas como todo principiante, tenho dó, medo ou acho que ele serviria para um outro estilo.
Muito obrigado pela sua opinião e conte comigo
Ivo Seixas Rodrigues14/01/2006 13:33
Gameleira é Ficus insipida. Se a planta fosse minha eu tiraria o galho em questão, pois está cruzando com um dos principais. Além tiraria outros galhos menores para "limpar" o visual e definir melhor o estilo.
Muito bonita sua planta. Tem futuro promissor.
Ivo
Claudio Fellini14/01/2006 14:12
Detelhe
Illex14/01/2006 17:24
Re: Detelhe
Olá Claudio,
Gostei da base de sua planta, ela demosntra muita força. Fiz uma edição (novamente no Paint 😕 ) parecida com o desenho da sua Acerola, porem esse ficaria mais natural no seu Ficus, pareceria realmente com uma frondosa Gameleira, ja que o Ficus tem um crescimento muito vigoroso atingir esta forma nao deverá demorar, porem tambem naos era de um dia para o outro, como na outra aqui é somente uma ideia, para que as folhas diminuisem no futuro teria de efetuar varias desfolhas, mas que bom que ja começou a faze-las, aqui vai minha ideia.
Ficus Fellini Frente Proposta
Ficus Fellini Futuro
Podaria poucos galhos e tentaria deixa-los crescer mais para cima formando uma triangulação, porque por mais tentador que seria o Fukinagashi nao seria naturalmente estetico, pode notar isso na primeira foto que esta exposta la em cima, a propria arvore regeita certos estilos, acho que a inclinação do tronco tambem esta muito boa, é uma bela arvore. É somente minha ideia amigo. T+.
Abraços:
Illex
Claudio Fellini17/01/2006 20:40
Legal
Illex,
Novamente sua "edição" ficou muito boa e vai dar trabalho mesmo para diminuir as folhas.
Pergunto: quantas desfolhas no ano posso fazer e quando o fizer adubo normalmente ou ela sem folhas teria outro tratamento?
Grato amigo
Illex17/01/2006 23:14
Re: Legal
Olá Claudio,
Tenho um Retusa aqui que ja fiz 3 desfolhas no anoe ta de boa amigo, agora os Ficus suportam ate 2 desfolhas no ano tranquilamente isso é certo, e quanto à adubação tranquila amigo, somnte se voce puder diminuir a quantidade de adubo para que diminua tambem os nutrientes que chegam à parte de cima (para auxiliar na diminuição), adubos organicos sao melhores para estes casos ajudam a dar entrenós mais curtos do que os quimicos e as folhas nao saem tao grandes, mas se optar por nao adubar tambem neste processo tudo tranquilo. Outra dica é deixar a planta receber uma maior quantidade de luz solar, isso ajuda e muito na diminuição das folhas, isso quando ela estiver desfolhada. T+ amigo, espero ter ajudado.
Abraços:
Illex
Claudio Fellini23/01/2006 01:19
Nova Foto
Estava "brincando no Pait" e dei uma mexida nesta foto, tirei o galho que apontava e o que cruzava o principal, reduzi também o galho maior da direita, para dar o efeito "triangular" na copa, será que ficou bom.
Nos círculos vermelhos estão nascendo muitos brotos novos, tá uma beleza!!!!
Amigo Illex, como é que ficou minha "edição de amador"?
Quanto a segunda desfolha, em que época tenho que fazer?
Abraços
Fellini
Angela Fernandes23/01/2006 14:12
Oi Cláudio !!!! 😂 😂 😂
Bela planta e acho que nada mais deveria ser dito...... 🙄 🙄 🙄
O amigo Illex já falou tudo, é só seguir direitinho as orientações recebidas.
Normalmente desfolho o ficus 2 vezes por ano e e as plantas ficam agradecidas...
As edições que vocês 2 apresentaram ficaram ótimas.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Claudio Fellini08/12/2008 06:17
Amigos, voltei, desculpem o atraso
Estou atualizando minhas fotos para vocês
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7404_2.jpg
Abraços a todos
Fellini
dori08/12/2008 13:05
É um Ficus Clusifolia, também conhecido como figueira mata-pau.
tenho alguns desse também.
Claudio Fellini06/01/2009 17:46
Amigos,
Mudei o lado da foto, fiz uma desfolha total para colocar uns arames, será que precisa de alguma correção?
Fiquem a vontade
Abraços
Fellini
bad_clusters07/01/2009 12:16
ehehe o dori é o bixu em ficus. asuhsuhaasuh
ta muito bonito...
Paulo Roberto Marasca07/01/2009 16:39
Fellini.
Fiz um projeto pro teu ficus... Pode ser meio fora do contexto atual da planta... Mas aí vai...
Abraço.
Claudio Fellini07/01/2009 16:56
Paulo amigo,
Gostei do teu projeto, mesmo, muito bom
Prometo que vou pensar.
Aproveitando teu projeto, será que ficaria bom um jim com aquele tronco do lado direito, que sai da base?
Já copiei para minha pasta
Abraços e obrigado
Fellini
Paulo Roberto Marasca07/01/2009 18:24
Valeu amigo Fellini...
Acho que ficaria legal um jin curto, não custa tentar, mas no ficus acho meio estranho um jin, seria melhor um uro.
Filipe Henrique07/01/2009 19:37
Claudio Fellini,
achei muito boa a projeção do amigo Paulo Roberto Marasca e concordo com ele no q diz respeito ao uro tb.
na verdade venho acompanhando esse topico, mas não postava pq eu via q sua planta tem um potencial muito bom mas faltava alguma coisa...
acho q Paulo Roberto Marasca descobriu.
Espero q ache o melhor caminho pro seu bonsai.
abraços
Claudio Fellini07/01/2009 21:46
Amigos, é bom contar com todos vocês, sempre....
Abraços
Fellini
Alexandre S. Coelho08/01/2009 11:51
Fellini meu velho,
olha que maravilha de projeto o amigo Paulo fez ❗ ❗ ❗
O meu lado tradicional tende mais para ele, apesar da árvore está bem apresentada no "naturalistic"!
A escolha é tua meu amigo!
Claudio Fellini19/02/2009 12:21
Amigos,
Aproveito a oportunidade para atualizar a foto, já com nova brotação e em vaso novo.
Abraços
Fellini
http://fellinibonsaipotstrees.blogspot.com/Alexandre S. Coelho24/02/2009 00:29
Felline
Muiiiiiiiiiito bom ❗
Penso que podando parte do galho que sobe à esquerda, fecharia com uma grande copa: