pinus
Nathalia C01/03/2012 00:05
pinus
Gostaria de saber como posso proceder com um pre bonsai de pinus,como posso podar e etc.depois coloco uma foto dele.
Nathalia C02/03/2012 18:16
fotos dele
gostaria de saber como posso proceder com ele,quem poder me ajudar ficarei grata,ele está com 25cm.
obrigada
nickyfury03/03/2012 10:03
bonsai
Nathalia, por enquanto não há muito o que fazer na sua planta, pois a melhor época é no inverno. Entretanto, sugiro que voce retire todas as pedrinhas brancas de sobre a superficie do vaso. Elas "mascaram" o solo, impedindo que vc verifique que ele está bem seco, antes de voltar a regar. O pinheiro detesta solo encharcado, portanto deve ter especial atenção a isso. Outra coisa: faça mais furos nesse vasinho plastico, tanto na lateral quanto no fundo, da largura de uma caneta bic, por exemplo.
Os furos destinam-se a permitir uma maior aeração das raizes, ou seja, mais oxigenio circulando nelas, para aumentar a capacidade de desenvolvimento delas e, consequentemente, de toda a planta. Por ultimo, mas igualmente fundamental: cultive sempre a pleno sol, o dia inteiro. Rega apenas ao final da tarde e somente se observar, primeiro, que o solo abaixo da superficie começa a secar ligeiramente. Se ainda estiver umido, não regue.
Procure um adubo de liberação lenta, como osmocote, para nutrir sua planta, condicionando-a a ficar mais saudável e vigorosa, de modo que quando chegar o inverno ela possa resistir bem a qualquer intervenção que proceda nela então. Fora isso, é curtir sua planta, muito linda por sinal.
Nathalia C03/03/2012 11:14
obrigada pela ajuda foi muito últil,vou fazer isso que disse,ela é muito linda mesmo,mesmo sendo um mausai como chamam mas quando a vi gostei dela,vou fazer os furinhos novaso. 😄
Nathalia C03/03/2012 12:36
O sol aqui é muito quente mesmo assim posso deixar o dia todo no sol?
Nathalia C03/03/2012 12:36
ja fiz alguns furinhos no jarro.
Nathalia C03/03/2012 12:42
posso usar o N-P-K?desculpa pelas perguntas,é que sou iniciante. 😄
romeucr03/03/2012 13:32
Nathalia,
N-P-K na verdade são os elementos quimicos:
N - nitrogênio
P - fósforo
K - potássio
São os chamados macronutrientes e cada um tem uma funçao na planta:
Nitrogênio (N) - tem ação na parte verde da planta ou seja, favorece a rotação, faz com que sua planta fique repleta de folhas, com um verde saudável e vivaz.
Fósforo (P) - estimula e favorece a floração e frutificação.
Potássio (K) - está relacionado com quase todas as funções fisiológicas que ocorrem dentro da planta. Na fotossíntese determina maior utilização de luz e serve como catalisador para muitas das reações enzimáticas das células vegetais. Favorece de maneira geral a tudo que acontece na planta, principalmente em suas raízes, caules e ramos.
Resumindo: basicamente todo adubo tem N-P-K, porem em porções diferentes. Só não sei agora qual a proporcao ideal para a sua planta 😮ops:
Nathalia C03/03/2012 15:45
enetendi rsrsrs,obrigada pela ajuda!
MarcoBonsaiPoa03/03/2012 16:28
Olá!
Pra mim este é o melhor para os pinheiros, segue o link, abrindo vai aparecer as informações técnicas...
http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/forthjardim.php
Quando vamos fazer uma coleta(yamadori) de um pinheiro, certamente o inverno é a época ideal. Mas discordo quanto à época para o transplante de um pinheiro já estabelecido. O que faz o procedimento ser arriscado ou não é o trato antes e depois do transplante. Tendo o pínus elliott como exemplo, no meu caso, fiz de tudo com eles em todas as épocas, até mesmo a retirada total das agulhas que muitos pregam a morte da planta se feito por total.
Quando uma planta está em dia com todas suas necessidades básicas, nutrição, iluminação e umidade, as chances de sucesso são positivas.
Dica se for passar agora pro escorredor:
Tire- o do vaso, vai amassando com as mãos as bordas do substrato com formato retangular do vaso e como se estivesse afofando ele e ao mesmo tempo dando uma nova forma a ele, agora arredondada. Vá comprimindo com os dedos embaixo e em cima do substrato e depois contra o tronco, fazendo massa redonda e fofa de terra e raízes. Não retire a terra das raízes e nem corte nenhuma com a tesoura agora. Antes de fazer isso é importante prepará-la pra isso! Mas como? Fazendo uma adubação uns dias antes, de preferência orgânica uns trinta dias antes ou mineral uns 10 dias antes. Chegada a hora do transplante, o vaso e o substrato tem que estar na mão!Substrato! Qual? Cacos de tijolo ou telha de barro bem fragmentados e peneirados, usado como parte drenante do substrato, podendo ainda usar junto areia grossa(pedrisco granular) na proporção de 50 à 60% da composição geral, os outros 40 ou 50% serão formados por matéria orgânica( terra vegetal ou turfa), misturando tudo entre sí. Se puder adicionar casca de pínus, ótimo, pois estimula a proliferação das micorrizas que já vai ter pois vç preservou a terra velha nas raízes. Substrato pronto, vaso na mão, planta com as raízes fofinhas em forma de bolinha, agora prencha o fundo do vaso com o substrato elaborado, coloque a planta, se notar que vai ficar muito enterrada, tire-a, acrescente mais substrato e recoloque-a dentro, preenchendo todos os espaços do escorredor, com um hashi ou caneta bic velha vai socando a terra de forma a preencher espaços vazios, até agulhas de tricô já usei, mas quando viram...quase apanhei! Regue abundantemente e muito importante, mantenha-o na sombra por uma semana e gradativamente vai aumentando a incidência, dê preferência(no início) pelos períodos mais amenos do sol. Não adubar antes de 40 dias, nem precisa a planta ganhou substrato novo e não irá metabolizar tudo antes disso. Se quiser tb pode apoiar o escorredor em uma bacia com terra vegetal pura e bombada a torta de mamona e farinha de osso, além de alimento, terá umidade em reserva na hora em que as raízes alcançarem a bacia. Boa sorte e desculpem alguma brincadeira, de sério já basta a vida né!
nickyfury03/03/2012 18:11
bonsai
Marco, o nobre colega há de desculpar se me posto contrário à sua dica. O pinus eliot é de origem australiana, e há muito está afeito ao nosso clima, suportando bem os rigores climáticos, independentemente de onde esteja sendo cultivado. Inclusive, foi empregado largamente na recuperação de areas degradadas de restinga, o que lhe confere uma resistência realmente muito forte, podendo como um bonsai, suportar sem perigo todas as intervenções que voce adianta ter empregado.
O pinheiro negro, por outro lado, é de origem japonesa, e mesmo estando sendo cultivado em nosso país há alguns anos, ainda não adquiriu a resistencia peculiar ao eliot, lamento dizer. Não se trata de uma planta simples, mas muito mais complexa que o pinus eliot e não tem com ele nenhuma similaridade no que tange a suportar, com segurança e sem risco de perdas, as situações limites que voce insiste em querer que sejam realizadas agora.
Nathalia C03/03/2012 18:56
Obrigada pessoal pelas dicas. Aqui no ceará o inverno ja começou,não temos estações definidas,então ja posso colocar ele em um escorredor?qual espécie é o meu pinheiro,se alguém souber. 😄 obrigada pela paciência de vocês.
estou pensando em comprar um pré-bonsai ou um bonsai de caliandra,se compra postarei as fotos.
nickyfury03/03/2012 20:09
bonsai
O inverno começou aí no Ceará enquanto no resto do país inteiro ainda é verão? 😂 😂 😂
Só se fosse outro país, em outro hemisfério. rss Lamento dizer, mas para voce a estação chuvosa pode até ser considerada dessa forma, mas para as plantas não funciona assim. Elas têm outra concepção bem diferente, e se voce realizar trabalhos de reenvase, ou replantio nela, pensando que estará agindo "dentro do inverno" cearense, com toda certeza, sua planta irá defininhar, secar e morrer. 🙄 🙄
Nós, seres humanos somos um organismo extremamente complexo, é verdade, se comparados às plantas. Mas as plantas, por outro lado, percebem as sutilezas no clima que nós, nem daqui a mil anos, teremos condições de sentir ou estabelecer. Mas não se preocupe, é comum cometer esse tipo de equívoco, principalmente por causa do pessoal que planta no chão e que cultiva arvores e outras plantas regularmente. Como disse em relação ao pinus eliot, o pinheiro negro não suporta mudanças radicais fora do inverno, estação do inverno, que ocorre de norte a sul e nordeste, em nosso país, ao mesmo tempo.....
Mas se quer arriscar, o problema é seu. E a planta tambem. 😲
Nathalia C03/03/2012 21:22
Não vou fazer isso porque não quero perder minha planta,fiz uma pergunta porque como ja disse sou iniciante e preciso de ajuda de pessoas experientes,então qual o mês que posso considerar inverno?
obrigada novamente! 🙄
MarcoBonsaiPoa04/03/2012 01:06
Nick! Respeito seu ponto de vista, discordo quanto a resistência do elliott para condução como bonsai, ele é tão frágil quanto o negro e sua origem pensei que fosse os Estados Unidos segundo vários relatos. Ambas espécies precisam de frio, apesar do elliot ser bem mais rústico. Queria saber qual parte dos procedimentos que pode dar errado com o pinheiro negro seguindo estes passos que sugeri a ela, não sugeri a ela retirar todas as agulhas, sugeri?...
Nathalia C04/03/2012 17:09
Marco ja que sou do ceará poderia me dizer quais os meses considerados inverno para as plantas?obrigada! 🙄
MarcoBonsaiPoa04/03/2012 23:08
Pinheiro
Olá!
Ninguém melhor que vç que mora no ceará, pra saber que é praia o ano todo!rs
Quanto aos procedimentos:
vç pode seguir as dicas do Nick quanto as pedrinhas e as regas, quanto ao sol, por ser uma jovem muda, não precisa e não gosta de sol tão forte o dia inteiro. Pra manter um aspecto legal das agulhas, mínimo 4h de sol. Se puder protegê-lo das horas mais quentes,blz! O sol direto durante o dia inteiro ficará pra quando sua planta amadurecer mais, criar maior resistência...Qual adubo irá usar? Vamos com calma... Não quero ser mal interpretado... O que pretende fazer? Colocar em escorredor?
MarcoBonsaiPoa04/03/2012 23:09
Pinheiro
O período de chuvas é quando a temperatura fica mais amena por aí, correto? E este período já começou e vai até maio, se persistir a estiagem espere pelas chuvas! Como está planta, precisa de um período anual de dormência através do frio e aí não faz frio, sugiro mesmo usar um local mais sombreado e protegido no período chuvoso pra tentar amenizar esta falta de frio e dar o descanso anual de uns três meses.Ar livre, nada de interior, os pinheiros detestam ambientes fechados por muito tempo. abç
Nathalia C05/03/2012 11:26
Marco pretendo colocar em um escorredor,e estava pensando em usar um adubo que minha irmã usa que é o N-P-K umas pedrinhas coloridas,o que acha?Sobre as chuvas aqui você está certo,por enquanto as chuvas pararm mas acho que irão voltar.
nickyfury05/03/2012 13:32
bonsai
Nathalia, a respeito de quando começa o inverno, veja a tabela abaixo:
Dia 21 de dezembro - Início do verão
Dia 21 de março - Início do outono
Dia 21 de junho - Início do inverno
Dia 23 de setembro - Início da primavera
Na região Norte, muito próxima ao seu estado, há uma grande incidência de chuvas, nessa época do ano, o que leva a maioria das pessoas a acreditar tratar-se de "inverno". Alguns chegam ao cumulo de dizer que no nordeste só há duas estações climáticas: inverno, chuvoso, e verão, calor. Ou seja, outono e primavera não existem.
Bem, lamento dizer que isso pode até parecer ser dessa forma, e vale muito considerar essas peculiaridades climáticas quando se trata de um cultivo no solo, ou seja, em plantas que ficam fixas ao chão. Diferentemente do que acontece com as plantas cultivadas em vasos especiais, sob condições e cuidados diferenciados, visando transforma-las em um bonsai. Como salientei antes, as plantas, os virus, as bactérias, os fungos e liquens, todos esses seres percebem nuances minimas no clima, no tempo, que passa desapercebido para nós, seres humanos.
Então, quando digo que a melhor época é no inverno, estou me referindo a estação climatica que começa no dia 21 de junho e segue firme até o dia 22 de setembro, quando tem inicio a primavera (no dia 23 de setembro). Mas pode ser que chova no verão, no outono, no inverno e mesmo na primavera. Mas essa chuva toda não influi no cultivo, nem garante resultados satisfatórios quanto às intervenções que fazemos em nossas plantas, pois as plantas "sentem" o clima melhor do que nós, e irão reagir ao clima, e não às nossas intervenções, que se não forem as adequadas e relacionadas diretamente com o clima, farão com que nossas plantas sequem, percam galhos, ou mesmo morram.
Marco, em relação à procedencia do P. Ellioti, voce está certo e eu errado: Pinus elliottii var.elliottii ocorre no sul e sudeste dos Estados Unidos, sul da Flórida, ao norte até o sul da Carolina do Sul e, a oeste, até o rio Mississippi. Porém, quanto à resistencia deste em relação ao P. Thumbergii, que é o Pinheiro Negro, devo ressaltar que eu estou certo: ele tem maior resistencia, tanto é assim que foi escolhido para ser cultivado em larga escala visando a produção de celulosa, e tambem para reflorestamento, em especial como proteção a areas degradadas. Isso não ocorre com o P. Negro, pois sua resistencia e desenvolvimento são bem mais lentos, além de que o P. Negro vive mais anos que o Ellioti.
De fato voce não sugeriu a retirada das agulhas no caso do Pinheiro Negro da colega Nathalia. Mas o simples reenvase, mesmo mantendo o substrato anterior, pode acarretar a morte da planta, considerando a estação atual do ano, e a diversidade climática existente na região em que ela mora (alta incidencia de chuvas no verão). As chuvas por lá, nessa época do ano, não amenizam o calor, elas trabalham no sentido de aumentar a umidade do ar, mas preservam o calor.
Com isso, o pinheiro está em pleno vigor de seiva, com as raízes trabalhando a pleno vapor. Se vc as remove de um local para outro, preservando todo o sistema radicular (sem cortes nas raizes) e cuidando de manter todo o substrato em que elas estão imersas, mas apenas mudando o recipiente de cultivo, há uma remota chance de que a planta consiga superar essa mudança e não vir a morrer.
Por outro lado, ao mudarmos o recipiente e ao mesmo tempo parte do substrato, a planta irá sofrer essa alteração e o resultado não será, de maneira alguma, o sugerido por voce. No caso do pinheiro negro, não há parametro para se comparar o manejo dele com o de outras variedades de pinheiro japones (como o vermelho e o branco) e muito menos ainda com especies de outras zonas de cultivo (como no caso do elioti, que é america do norte, portanto, hemisfério norte). Os resultados dessa intervenção, em cada uma dessas variedades de pinheiro japones e do elioti, nunca será a mesma.
Quanto à adubação, antecedente ao remanejamento da planta, voce está correto. Ela prepara a planta, deixando-a em condições excelentes para suportar as mudanças necessárias, a serem implementadas com o reenvase ou replantio. Mas, aqui vale então o correto: isso se aplica a determinadas espécies, e nem sempre com garantia de sucesso, quando realizada em pleno verão, e não no inverno.
Eu tenho em meu viveiro uma jabuticabeira coletada há mais de dois anos. Fiz a retirada do chão em pleno inverno, plantei em um recipiente contendo apenas caco ceramico e bioplant e desde então, após o primeiro ano, foi que iniciei a adubação, realizei duas desfolhas e uma aramação, após podar alguns galhos. Essa jabu está super saudável, extremamente vigorosa, bem nutrida. Pergunto a voce: acha que eu teria chances de que ela continuasse dessa forma, e não viesse a secar e morrer, caso seguisse suas orientações e realizasse agora o seu reenvase, ao invés de esperar a estação correta, que o inverno?
Bem, a resposta é não. A planta não iria resistir e iria morrer. Secaria de baixo para cima, de dentro para fora, e isso iria ocorrer gradativamente, levando aí uns seis a oito meses para finalizar, mas ao final a planta estaria irremediavelmente perdida, seca, morta.
Mas como? Eu não adotei todos os procedimentos corretos? Ela não estava vigorosa e saudável? Ela não estava plenamente preparada, graças a substancial adubação continuada que vinha recebendo? Então como é possível que tal resultado ocorra?
Será o fator climático tão pouco importante assim? Bem, minha experiencia diz que não. Por isso, minha recomendação foi em sentido contrário à sua. Algumas espécies, algumas variedades de determinadas espécies, não suportam alterações como um reenvase simples, se não for esse trabalho realizado dentro do período climático correto. Outras, por outro lado, suportam até mesmo que se lave as raizes e se faça o replantio em um substrato totalmente novo, inclusive cortando para reduzir em até 70% o volumo do sistema radicular.
Um exemplo dessa magnifica planta altamente resistente a isso? Serissa Foetida. Tenho umas centenas em meu viveiro e garanto a voce que ela resiste, pois por experimentação própria concluí esse resultado. Fora ela, há algumas outras, que toleram bem, tanto para menos quanto para o minimo, mas não totalmente como a serissa.
MarcoBonsaiPoa05/03/2012 15:42
Pinheiro
Opa nick!blz! O seu clima é bem diferente do meu, é seco e quente, deve ser por isso que as plantas morrem!
A única planta que não me atrevo a mexer em raízes nesta época é a piranta. ?A Érica não possuo, mas conheço sua fragilidade. Já perdi muita planta, muita mesmo, são 17 anos de experimentos no cultivo, já deu pra saber quem morre, quem vive. Vários paradigmas foram quebrados, quanto a época certa pra isso ou aquilo. O que falo é por que já fiz, o que não fiz não me atrevo, aí somente acompanho para aprender! Grande abç
Natália este adubo não aconselho, se for usar, use doses bem mínimas....ex: 5g por l / de substrato
Nathalia C05/03/2012 16:31
Novamente obrigada pelas ajudas de vocês,nickyfury obrigada por ter colocado as estações,e Marco vou usar outro tipo de adubo,posso usar a torta de mamona?Estou cuidando deles seguindo as dicas d vocês,fiz furos no jarro,coloco ele para pegar sol pela manhã,vejo se o solo esta seco para poder aguar,ele está muito lindo,observei hoje que o caule dele tem aparência de um caule de uma arvore velha,sera que ele está mal tratado? 😲
MarcoBonsaiPoa05/03/2012 16:50
Pinheiro
Pelas imagens, parece tudo normal!
Quanto as pedrinhas, ainda as mantem?
A torta de mamona é bom sim, só que devido ao mal cheiro, sempre coloco pra fermentar antes do uso. Pode encrementar a mistura, aumentando os níveis de (P e K) adicionando farinha de ossos e cinza de madeira.
Pra fermentar, misture tudo numa bacia com água, tape com uma tela e leve ao sol, proteja das chuvas. A hora que secar bem a água, desmanche o torrão e guarde em pote fechado. Em torno de 30 dias fica pronto. A tela serve pra protejer dos insetos.
Procure o adubo forth jardim, os pinheiros adoram!
Nathalia C05/03/2012 16:56
Vou procurar esse que me indicou,as pedrinhas vou tirar amanhã 😄 acho que irei comprar um bonsai de caliandra,aqui tem um rapaz que vende bonsai,irei na loja dele para da uma olhada,ha muito tempo quero um de caliandra,acho muito lindo!
MarcoBonsaiPoa05/03/2012 18:10
Pinheiro
As caliandras são muito charmosas, principalmente a de vocês aí , a (spinosa).
Sugiro descobrir o contato do Sergivaldo Costa, grande bonsaísta ae do nordeste. Poderá orientá-la sobre o que fazer com seu pinheiro negro aí em sua região. Abç