dablo1903/03/2012 20:03
Alporquia acerola posso fazer agora?
Olá encontrei uma arvore de acerola com vários galhos ótimos para projetos de bonsai, farei alporquia nestes galhos mas tenho dúvida se o mês de março já não é muito tarde para iniciar este procedimento.
Obrigado.
Diego.
RCasagrande03/03/2012 21:35
CARO DABLO...
EH MELHOR VC ESPERAR O INICIO DA PRIMAVERA...
TBM ESTOU COM UNS GALHOS PRA FAZER ALPORUIAS, E POR ENQUANTO O Q FOI ME RECOMENDADO EH Q VC VA ESTILIZANDO ESSE GALHO PRA QUANDO FOR RETIRAR A ALPORQUIA ELE JAH ESTARA BEM ADIANTADO... 😉
ABRACOS...
prumodeq08/03/2012 09:43
Dablo
Um ponto muito importante da alporquia é o momento da retirada, onde as raízes precisam ter tamanho e força suficiente para sustentar a planta depois do galho ser sacado da árvore. O ideal é fazer a retirada logo no início da primavera, quando o ciclo vegetativo da planta está entrando com o ciclo de maior força.
Assim eu considero o período do Outono ideal para a maioria das plantas, pois já inicia o surgimento de raízes ainda no outono as quais serão propícias para a retirada na primavera.
Nunca me decepcionei com os resultados obtidos com plantas que não hibernam totalmente. Agora no caso de plantas que hibernam, como o Acer, não sei dizer se esta é a melhor época, pois nunca fiz alporquia nestes exemplares (ainda).
Abraços
Abraços
Andrey08/03/2012 16:17
Brother,
se tratando de acerola, é uma arvore resistente. então será que não é melhor você fazer estaquia? até porque é quase certeza de pegar se fizer estacas e colocar em solo simples.
abraço.
prumodeq09/03/2012 13:57
A vantagem da alporquia é que é possível obter mudas com grossura de tronco muito superiores à obtida por estaquia. Em alguns casos é possível obter inclusive com movimento de troncos e disposição de galhos muito interessantes, algo que pela estaquia pode levar bastante tempo...
Já fiz alporquia de resedá da grossura do meu ante-braço...
nickyfury10/03/2012 22:57
bonsai
Infelizmente a época atual, verão, não é a melhor para o alporque em aceroleira. Melhor aguardar pelo final do inverno, comecinho da primavera, para ter maiores chances de sucesso.
Gustavo Ribeiro11/03/2012 21:05
Acerola pega por facil estaquia?? quem ja fez? como ??? e qual a porcentagem de estacas enrraizadas !!
abraços.
nickyfury12/03/2012 17:04
bonsai
Gustavo, a aceroleira é facilmente reproduzida por estaquia. Basta cortar galhos de ponteiras, com no maximo a grossura de uma caneta bic, mergulhando a ponta a ser enterrada em solução contendo hormonio enraizante, por uns vinte minutos, e em seguida enterrando na areia grossa de construção, mantendo o recipiente em local semi sombreado, cuidando para que a rega não encharque o solo em demasia, para não causar apodrecimento do material.
Se feitas na primavera, as chances de enraizamento, seguindo as orientaçoes acima, são de 100% de exito total, sem perdas. Galhos mais grossos até poderão enraizar, mas manter estável seu sistema radicular será mais dificultoso, à medida em que avança o final da primavera e tem inicio o verão. No caso de galhos grossos, o ideal é mesmo a alporquia.
Para melhorar as estacas, eu sugiro que voce arame os galhos que pretende cortar uns tres meses antes, tirando o arame assim que começar a marcar. Na primavera, então, bastará cortar esses galhos e fazer as estacas, que dessa maneira terão um bom movimento sinuoso, facilitando o trabalho na formação dos bonsai.
Lembrando que se as estacas devem ter no maximo a grossura de uma caneta bic, o tamanho delas não deve chegar ao tamanho da caneta, mas ficar uns dois ou tres dedos menores, pois do contrário as auxinas, que são os hormonios que irão forçar o novo sistema radicular, não conseguirão estabelecer isso. No entanto, quanto mais fina for a rama (ou galho), mais comprida, isto é, maior poderá ser a estaca. 😉
dablo1912/03/2012 21:48
Gostaria de agradecer a todos que contribuíram, e como os galhos que pretendo fazer a alporquia são bem promissores vou esperar o início da primavera para aumentar as chances de sucesso.
Obrigado.
Diego.