Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Novo Projeto

Djalmo04/03/2012 23:12
Novo Projeto
Amigos do forum, trago este projeto aos senhores pois nunca trabalhei com madeira morta, mas estudei e iniciei sozinho com o pouco de conhecimento que tenho, mas daqui para frente dependo de ajuda para escolha de espécie e como proceder.
Até o momento oque fiz foi encontrar o material trazer para casa, lixar dar acabamento e aplicar calda sulfocálcica.
Aguardo orientações.

Sergio Batalini05/03/2012 07:35
As fotos não abrem .
Djalmo05/03/2012 13:03
Bonsérgio, para mim aparecem normalmente, se mais alguem estiver com o mesmo problema ou estiver vendo poste por favor.
Sergio Batalini05/03/2012 13:33
Ola Djalmo,

Isto que vc pretende fazer se chama tanuki, e consiste em usar um tronco morto como base para se fixar uma outra planta viva , uma muda apenas ou varias da mesma especie para fundirem-se numa só.

Veja exemplos nesta pagina:

http://www.parlonsbonsai.com/Realisation-d-un-tanuki-par-Diex.html

Ou procure no google: bonsai tanuki e verá inumeras possibilidades.

Outra coisa é madeira morta em planta viva , quando um galho ou partes do tronco morrem e com ferramentas tornamos o mais natural possivel esta parte da planta, formando assim jin , shari e uro . Depois atravez da aplicação de calda sulfocausitica e outros produtos fazemos com que não apodreca e fique com aspecto envelhecido.

Leia bastante e achará o caminho . 🙂

Abraço e boa sorte.
Djalmo05/03/2012 13:48
Bonsérgio, muito obrigado pelos esclarecimentos são muito uteis, o link é muito bom tbm, mas eu gostaria de saber se alguem teria alguma ideia de espécie para ser aplicada e alguma prajeção como as do link.
Atenciosamente.
Sergio Batalini05/03/2012 14:08
Putz cara... mas e daí .. e vc ....quebra a cabeça um pouco tb... 😂 😂 😂 Brincadeira ....

Mas vc estando com a peça na mão , analisando a madeira( sabe de qual especie era?) . Eu tentaria com um junipero , tronco fino , maleavel ...subir contornando o tronco morto , soltando um galho prá cada lado , em alturas diferentes...

Desculpa a brincadeira. 🙄
Laudir05/03/2012 15:14
Bonsérgio escreveu:
Putz cara... mas e daí .. e vc ....quebra a cabeça um pouco tb... 😂 😂 😂 Brincadeira ....

Mas vc estando com a peça na mão , analisando a madeira( sabe de qual especie era?) . Eu tentaria com um junipero , tronco fino , maleavel ...subir contornando o tronco morto , soltando um galho prá cada lado , em alturas diferentes...

Desculpa a brincadeira. 🙄

e porque não as caliandras tb?
Sergio Batalini05/03/2012 16:26
Claro Laudir , caliandras e outras nativas que são mais resistentes e menos sentimentais ... 😄
Inclusive tem uma materia muito boa sobre o assunto no seu blog, certo?
Djalmo05/03/2012 18:09
Bonsérgio, Laudir, obrigado pela atenção, acompanho os posts de vcs ja tem algum tempo, e de fato eu tinha pensado em um Shimpaku, pela maleabilidade dos galhos e a resistencia, mas vou estudar as caliandras tbm como o amigo Laudir sugeriu.
Laudir05/03/2012 18:29
Bonsérgio escreveu:
Claro Laudir , caliandras e outras nativas que são mais resistentes e menos sentimentais ... 😄
Inclusive tem uma materia muito boa sobre o assunto no seu blog, certo?

Matéria digna de ser colocada em vários blogs por sinal!
Djalmo05/03/2012 19:05
Laudir, para o pessoal que se interessar no assunto, segue o link da matéria publicada pelo amigo Laudir.

http://laudir.blogspot.com/2010/02/sobre-caliandra.html