Paineira
Djalmo04/03/2012 23:32
Paineira
Thássio fernandes05/03/2012 07:41
paineira
Ola Djalmo,parabéns, sua planta está muito bonita.Quantos anos ela tem e que estilo você pretende fazer?
Thássio fernandes05/03/2012 07:42
paineira
acompanhando!!
Djalmo05/03/2012 12:59
Taufernandes, o estilo que adotei foi o moyogi para aproveitar a cinuozidade do tronco e para aproveitar a naturalidade da planta que de certa forma é mais informal pela dificuldade de conduçaõ da planta, por ter os galhos muito macios e marcarem facil com os arames, por este motivo adotei outro metodo de tração, como pode ser visto nas fotos.
Quanto a idade ela me foi presenteada por um amigo que a conduzio des de a semante, entre tudo 8 anos aproximadamente.
Djalmo06/03/2012 13:56
É uma pena, a algum tempo eu ficava triste por ler as respostas de meus posts, pois cada enchadada era uma minhoca, ficava meio triste mas levava numa boa e aprendia com a experiência.
Alguma critica sobre o estilo citado no caput do post, ou outro em questão????
Ricardo L C06/03/2012 14:13
BELA PLANTA , E OTIMA CONDUÇÃO ATE AGORA.
Thiago Batista06/03/2012 16:21
Djalmo,
A mim me parece estar muito bem conduzida até agora. Meus parabéns.
Agora, observando a última foto eu podaria o galho da direita, mais ou menos curto, para, conduzindo o da esquerda como ápice, permitir que este se desenvolva mais do que aquele. Com isso, também, conseguiria uma ramificação maior no galho podado - o que sempre é dificultoso nessa espécie.
Abraços.
Djalmo06/03/2012 18:05
Alguem sabe se é aconselhada a desfolha da espécie?
Se for, alguma observação????
Thiago Batista07/03/2012 14:44
Djalmo,
É uma espécie caduca. Perde as folhas no inverno, naturalmente. Então, não tem problema nenhum desfolhá-la.
Djalmo07/03/2012 18:03
Qual a forma mais adequada?
corto no paciolo ou arranco a folha inteira??
Atenciosamente.
fabricio ribeiro07/03/2012 21:20
oi amigo Djalmo,
A paineira é muito resistente,
pode desfolhar e podar em qualquer época que não tem problema,
acompanhe só as fases da lua que ajuda um pouco.
Desfolhando vc vai saber o que fazer,
e arama a vontade que ela aguenta tranquilo...
O melhor é guiar os galhos logo quando novos,
assim pra fazer,
pode desfolhar os galhos mais grossos e deixe livre os mais novos,
assim visualizará melhor o passo a passo de sua planta...
abraço.
Djalmo08/03/2012 13:10
Vou procedr a desfolha hj a noite e posto as imagens amanhâ.
Valeu.
Thiago Batista08/03/2012 13:10
Eu costumo cortar no pecíolo, para evitar de danficar a gema. Faço isso com todas as minhas plantas. Nunca se sabe no que vai resultar nossa imperícia, não é mesmo?
Além disso, na paineira é mais fácil cortar do que arrancar as folhas, pois o talinho comprido facilita nosso trabalho. 😄
Abraços
O Guardião08/03/2012 14:12
acompanhando
Tambem tenho uma. Não esta tão bonita quanto esta, mas chegaremos lá.
A minha foi plantada de semante. Ela atualmente está plantada no chão, com um prato por baixo, para conduzir as raizes lateralmente. Quando ela atingir uma grossura adequada podarei e então começarei a conduzir a parte aerea.
Boa sorte!
fabricio ribeiro08/03/2012 15:16
Thiago Batista escreveu:
Eu costumo cortar no pecíolo, para evitar de danficar a gema. Faço isso com todas as minhas plantas. Nunca se sabe no que vai resultar nossa imperícia, não é mesmo?
Além disso, na paineira é mais fácil cortar do que arrancar as folhas, pois o talinho comprido facilita nosso trabalho. 😄
Abraços
Bem lembrado amigo
Thiago Batista,
A desfolha tem que ser feita com a preservação do
pecíolo (talinho),
O pecíolo cai naturalmente depois de três a quatro dias preservando assim a nova brotação.
pois se arrancar tudo terá uma demora na brotação,
ou até a perda sem tempo determinado daquela gema, 😮ops:
com certeza.
Obrigado,
Abraço.
Djalmo10/03/2012 19:35
SANDRO II19/03/2012 13:21
tbm tenho uma so q a minha e pequenina olhem a foto

Ricardo L C16/04/2012 22:42
FALA DJALMO
CARA TO LOCO POR UMA PAINEIRA, ATE TEM UMA AQUI PERTO DE CASA, MAIS NUNCA VI ELA DANDO FRUTOS/SEMENTES.
VC SABE SE DA PRA FAZER ALPORQUE?
ABÇ
Djalmo17/04/2012 12:34
Ricardo L C escreveu:
FALA DJALMO
CARA TO LOCO POR UMA PAINEIRA, ATE TEM UMA AQUI PERTO DE CASA, MAIS NUNCA VI ELA DANDO FRUTOS/SEMENTES.
VC SABE SE DA PRA FAZER ALPORQUE?
ABÇ
Da sim, e pega muito bem por estaquia tbm, a grande dificuldade é em ramificar a copa, no mais é linda.
Valeu
Ricardo L C17/04/2012 13:27
VALEU DJALMO
VOU AGUARDAR A PRIMAVERA PRA FAZER.
OBRIGADO
Otoniel Santos22/04/2012 09:30
Meu brother, aqui temos muuuitas nativas e ainda vou cultivar uma dessas.

Essa eu passo embaixo sempre e admiro pelo porte. Agora ela está assim totalmente sem folhas e aparentemente morta, mas logo viram as brotações.
Thiago Batista22/04/2012 23:02
Otoniel,
Muito bonita mesmo, mas está parecendo um Embaré (Cavanillesia arborea).
Acho que não muda muito no aspecto para a paineira não, mas as folhas são muito diferentes, e os frutos não contêm a paina que dá o nome à paineira. Acredito serem parentes distantes, assim como o são a paineira e a castanheira do maranhão.
Abraços.
Otoniel Santos23/04/2012 18:52
Thiago Batista escreveu:
Otoniel,
Muito bonita mesmo, mas está parecendo um Embaré (Cavanillesia arborea).
Acho que não muda muito no aspecto para a paineira não, mas as folhas são muito diferentes, e os frutos não contêm a paina que dá o nome à paineira. Acredito serem parentes distantes, assim como o são a paineira e a castanheira do maranhão.
Abraços.
Thiago, sou leigo mas aqui conhecemos a árvore em questão com paineira (barriguda) e acho que estamos corretos em tal descrição, dá uma olhada nesse site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/PaineiraThiago Batista23/04/2012 21:45
Claro que foi um palpite dado a distancia, observando a foto. É que, de fato, sao muito parecidas, mas o embaré costuma ser mais alto e mais reto do que a paineira. Por isso citei essa possibilidade.
Abraços.