Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Rega improvisada

romeucr05/03/2012 21:21
Rega improvisada
Pessoal,

Estarei fora por uma semana e não terei como regar minha planta!!! Como nao tive como montar um sistema de irrigaçao automático, procurei alternativas.

A que mais me interessou (e que tinha sido comentado algo parecido pelo nickfury em outro tópico meu) era a utilização de barbantes.

No caso, o nick comentou sobre colocar uma ponta do barbante numa garrafa pet e a outra enterrar no vaso. Na minha pesquisa, vi que poderia colocar o barbante no fundo do vaso (sem desmanchar o torrão) e colocar o vaso em cima de um recipiente com água. Foi o que eu fiz pois estava difícil cavar para enterrar o barbante e tbm achei que seria mais confiável.

Alguém já utilizou esta técnica? será q funciona mesmo? Além do barbante, vou colocar tbm o gel q costumo colocar nos fins de semana q viajo e não tenho como levar a planta (sim, mtas vezes eu levo a planta nas minhas viagens!!! rs), O gel funciona bem para 2 dias, mas para mais nao sei...

vai uma foto de como ficou o sistema. O que acham??

Voltando desta viagem já estou pensando em providenciar algo automático... 🙁
rorobles05/03/2012 21:36
Boa noite,
esse sistema chama-se irrigação por pavio, é um tipo de hidroponia, já usei para plantar pimentas em garrafas pet, mas sempre feitos distribuindo três barbantes por todo o substrato.
Nunca testei só encaixar o pavio depois, mas talvez dê certo, ainda mais que estará garantido com o gel.
Boa sorte amigo, to aqui na torcida pra dar tudo certo, sua planta tá show...
Abraços
Ricardo L C05/03/2012 21:37
romeucr, não sei se com o recipiente embaixo o barbante vai fazer o trabalho .
quer dizer é muito mais dificil a agua subir ate a planta.
rorobles05/03/2012 21:39
voltei pq esqueci de uma dica...
vc pode também tentar um sistema de gotejamento, comprando um equipo de soro na farmácia, furando a tampa de uma garrafa pet com furadeira, broca um pouco menor que a ponta do gotejador e pode abrir o fundo da garrafa pra facilitar para colocar agua, e controlar o fluxo das gotas no substrato.
O bom disso é que pode usar até mesmo galão de 20 litros. só fazer o furo no fundo, ao inves da tampa.

Abraços
rorobles05/03/2012 21:40
Ricardo L C escreveu:
romeucr, não sei se com o recipiente embaixo o barbante vai fazer o trabalho .
quer dizer é muito mais dificil a agua subir ate a planta.

esse sistema é muito utlizado, por capilaridade a agua sobe, é o mesmo príncipio da água subir do solo para as folhas das arvores...
abs
romeucr05/03/2012 22:02
poxa vida.. vcs me animaram agora..

na verdade sao dois barbantes. no fundo do vaso para facilitar eu desenrolei cada barbante em tres pontas e distribui, na ideia de cobrir todo o fundo do vaso.

Fico mais tranquilo com o comentário dos colegas! obrigadooo!
rorobles05/03/2012 22:27
LUIZ ARTHUR08/03/2012 20:38
ROMEUCR

Desculpe a demora to super atarefado no trabalho e somente hoje vi sua mensagem.
Eu nunca usei o sistema que falou mas, não tenho idéia se funciona mesmo, quando viajo deixo a minha mãe encarregada de fazer a rega e até hoje ela não falhou rsrsrsrs
Ouvi falar da bacia com areia molhada para combater o calor no bonsai, já vi venderem gotejador para por no substrato mas, nunca testei. Mas se é dica do nickfuri ele é fera!!

Abraço e boa sorte com o procedimento, não deixe de nos informar se deu certo de repente é uma boa dica para mais pessoas que necessitam viajar.
bonsaitakin08/03/2012 21:35
e aí a idéi deu certo, pavio,?????
romeucr11/03/2012 19:45
falae pessoal

voltei de viagem hoje ...

Não consegui testar o método descrito acima. Acreditam q eu esqueci de molhar o barbante por inteiro antes de colocar no vaso?

só fui lembrar de fazer isso qdo já estava no avião.. =/

a minha sorte foi que eu também coloquei o gel, foi o que me salvou. Quando cheguei as folhas estavam todas muchas. mas bastou uma rega bem caprichada, com direito a borrifar águas nas folhas e caule que meu ligustrum já voltou mais ou menos como era antes... rs

fica a dica pros novatos: AO UTILIZAR ESTA TÉCNICA DO PAVIO, NÃO ESQUEÇAM DE MOLHAR O BARBANTE POR COMPLETO!!! se nào molhar, á agua não sobe...

abcs
bonsaitakin12/03/2012 09:34
vou testar aqui em casa e ver qual o resultado. valeu pelas dicas 😎