Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pivotante

Andrey08/03/2012 14:58
Pivotante
Olá pessoal,

Queria saber se para retirar a pivotante precisa de alguma técnica e se o corte deve ser em toda a pivotante ou em tem um determinado comprimento.

abraço a todos!
Elio08/03/2012 15:25
Andrey, se tiver uma boa quantidade de raízes radiais, pode cortar a pivotante totalmente. Caso contrário, tem que ir cortando aos poucos.

abraço
Andrey08/03/2012 16:08
Valeu Elio.

mas se eu for cortando aos poucos, tem um intervalo de quanto tempo pra eu desenterrar e cortar de novo?
Elio08/03/2012 19:16
Andrey escreveu:
Valeu Elio.

mas se eu for cortando aos poucos, tem um intervalo de quanto tempo pra eu desenterrar e cortar de novo?

Andrey, no mínimo 6 meses!

abraço
Andrey09/03/2012 10:15
Obrigadão Elio!

abraço cara!
nickyfury10/03/2012 23:00
bonsai
Elio, voce não perguntou e o colega não informou, mas é muito importante saber de que espécie se está falando, vez que algumas, como a jabuticabeira e a pitangueira não reagem dessa maneira. A época para cortar será apenas no inverno, e nunca sem antes verificar se há sistema radicular fino (capilares) mais próximos da base da pivotante a ser eliminada. Se não houver, é preciso então estimular seu desenvolvimento, sob risco de perda total da planta (ainda que mantenha-se outras pivotantes, cortando apenas uma, o risco nesse sentido é grande). 🙄
Elio11/03/2012 09:53
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Elio, voce não perguntou e o colega não informou, mas é muito importante saber de que espécie se está falando, vez que algumas, como a jabuticabeira e a pitangueira não reagem dessa maneira. A época para cortar será apenas no inverno, e nunca sem antes verificar se há sistema radicular fino (capilares) mais próximos da base da pivotante a ser eliminada. Se não houver, é preciso então estimular seu desenvolvimento, sob risco de perda total da planta (ainda que mantenha-se outras pivotantes, cortando apenas uma, o risco nesse sentido é grande). 🙄

Bem lembrado Nicky!. Principalmente em relação à Jabu!
Valeu, velho amigo!

abraço
Andrey13/03/2012 10:54
Verdade, eu realmente não informei a especie.
é um pingo de ouro com aproximadamente 4 a 5 meses!
nickyfury13/03/2012 22:30
bonsai
Sendo um pingo de ouro, na primavera poderá eliminar todas as pivotantes, sem nenhum problema, cuidando apenas de manter o minimo de capilares necessárias à recuperação da planta. Aplique sempre uma pasta selante nos cortes, para evitar apodrecimento. Cola branca para madeira tambem funciona bem.
Andrey14/03/2012 14:33
Na primavera ok!
Mas posso fazer mesmo se a planta tiver menos de um ano?
nickyfury14/03/2012 18:49
bonsai
Principalmente se tiver menos de um ano: assim voce garante que haverá maior rapidez na cicatrização, além de aumentar a possibilidade de emissão de mais raizes capilares.
José Reinaldo14/03/2012 20:43
Nicky, em relacao a jabuticabeira e pitanqueira.
Qual o procedimento?
Andrey15/03/2012 14:52
😄

obrigado Nicky!

ansioso para fazer o trabalho aqui!!

abraço a todos!!!