Guajuvira Han-kengai
SEKI - Elio Luis Secchi10/03/2012 09:10
Guajuvira Han-kengai
Olá amigos
Segue para vossa apreciação o trabalho de estilização de uma guajuvira de yamadori no estilo Han-kengai. Esta planta após recuperação do yamadori foi submetida a um trabalho de aramção e deixada crescer livremente.
O tronco estima-se ter em torno de 40-50 anos com base no período em que foi feito o desmatamento do local.
A planta havia brotado por todos os lados:
Feita desfolha para ver a estrutura. Todos os brotos retos e mais fortes vieram depois do primeiro trabalho que havia sido executado no final do inverno passado.
Muito galho já saiu, mas vai acabar saindo mais.
Aramação final:
Limpesa da madeira morta:
Detalhe da naturalidade desta madeira. Este cerne da guajuvira está assim há muitos anos submetido ao tempo sem nenhum tipo de tratamento. Ele é preto, em alemão regional muitos chamam a guajuvira pelo nome de Schwartz Herz (coração negro) em função da característica desta madeira. Não pretendo tratar a madeira morta com a tradicional calda sulfocálcica pois descaracterizaria esta naturalidade da madeira da guajuvira. Ainda estou estudando qual o tratamento que irei fazer. Talvez deixe assim mesmo pois sua resistência natural ainda durará algumas décadas.
Opiniões, sugestões são sempre bem vindas.
Abraço
Andre Antoniazzi10/03/2012 09:46
Bonsai
Ola amigo Elio,como sempre mais uma aula de sua partelinda esta sua guajuvira e eu como sempre seguindo a voces.Ando meio sumido mas nao parado daqui a pouco post o que ando aprontando.
Londissimo seu trabalho.
Abraços
Thomas Eckert10/03/2012 12:18
Gostei da textura dessa cicatriz no caule!! vai ficar show
nickyfury10/03/2012 19:00
bonsai
Elio, em se tratando de uma planta recuperada (yamadori), que crescia livremente na natureza, nem precisaria estar tão preocupado com a formação estrutural definida (em algum estilo classico), mas sim buscar algo que a deixe com a aparencia final o mais natural possível. Creio que o nobre amigo vem conseguindo lograr sucesso nessa empreitada, bastando manter o controle sobre as excessivas brotações, preservando esse contraste.
No meu entendimento (humilde e escasso, rss) voce realizou um ótimo trabalho até agora, principalmente no tocante à exploração do shari, sem o uso da calda sulfocalcica. É seguir em frente, para manter o mesmo patamar de qualidade técnica que vem mantendo. Não há erro. Parabens.
Thiago Batista10/03/2012 20:37
Que beleza, Elio. Parabéns.
Felipe Lembi11/03/2012 21:23
Barbaridade, como sempre, com boas plantas!!
Cuidado com esta tesoura...
Achei bem interessante este trabalho! Parabéns
Grande abraço
Elio11/03/2012 21:35
Xará!
Beleza de exemplar. Concordo plenamente em manter a textura e cor da madeira morta.
Bom trabalho de direcionamento dos ramos.
Xará, faço apenas uma pequena sugestão quanto ao visual dela:
Na foto que que aparecem os ramos aramados, o primeiro ramo à direita nasce de um cotoco.
Não creio seja possível transforma o cotoco em Jin por conta da ramo vivo aramado que começa nele.
Então, seria o caso de "aplainá-lo" tirando o aspecto de cotoco, ou mesmo retirando-o totalmente inclusive com o ramo vivo aramado.
Um pequeno detalhe mas, se deixar, não irá depor contra a beleza de bonsai que será futuramente, nas tuas mãos!
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi12/03/2012 23:39
Amgos, agradeço as palavras de incentivo e apoio. Para todos isso é importante e dá ânimo a continuidade. Também as sugestões e opiniões são sempre importantes. Meu xará, muito bem observou aque cotoco e com certeza vaiser alvo de algum tipo de intervenção. Como o galho aramado sai quase na axila, possivelmente se possa ritirar todo o toquinho ser sacrificar o galho, vou ver a planta de perto, agora só estou olhada a tela do computador rsrsrsrs... Mas também com algum crescimento dos galhos um pouco acima, este galho provavelmente não faria falta. Agradeço a observação e vou intervir da melhor forma possível...
Felipe, Thiago, Nicky, Andre, Thomas, mais uma vez agradeço vossas considerações...
abraço
Ricardo Paiva15/03/2012 23:14
Puxa, mais uma daquelas plantas que eu fico me perguntando: porque eu não acho uma planta assim??
Simples, porque não faço yamadori em local nativo, hehehe.
Elio, adorei seu trabalho. Com a aramação já dá pra imaginar a copa projetada para a direita.
Parabéns.
LEAO15/03/2012 23:42
Beleza amigo Élio.
afonso Fengler16/03/2012 16:44
Olá Elio, ta bem encaminhada esta tua guajuvira e concordo contigo esta madeira vai levar decadas para apodrecer mesmo sem ser tratada. Quanto mais velha mais bonita, com aparência mais natural.
Um braço
Afonso
SEKI - Elio Luis Secchi18/03/2012 20:54
Pois é amigo Ricardo, creio que está fazendo yamadori com as companhias erradas....ahahahahahahah....Qualquer dia a gente marca um yamadori por aqui... o inverno está chegando...
Obrigado Leão... vamos em frente.
Meu xará, seguindo sua observação, já retirei o toquinho...
Afonso, só quem tem e conhece esta espécie como o amigo sabe de suas inúmeras qualidades, entre elas a dureza e durabilidade de sua madeira. Impressionante também a recuperação que ela tem após uma intervenção, especialmente de desfolha total.
Vejam aí como ela está, apenas duas semanas depois...
abraço
Ricardo L C18/03/2012 20:55
LINDONA HEIN.
ABÇ
Angela Fernandes18/03/2012 22:13
Elio Luis !!!!
Eu, como boa amante da guajuvira, estou maravilhada, pena aqui pelas minhas bandas não existir esta espécie.
Amei de montão sua planta, vai ficar digna de capa de revista.
Parabéns !!!!!!!!!!!!!!
MarcoBonsaiPoa20/03/2012 14:41
Guajuvira
Marcando o tópico pra acompanhar! Legal Élio!
SEKI - Elio Luis Secchi09/04/2012 19:10
Ricardo,Marco. Obrigado pelas considerações. Angela, seu amor pelas guajuviras não é exclusividade. Eu gosto muito desta planta também. Tenho a vantagem de ter uma "fonte" de yamadori ótima. E o clima aqui também é perfeito para elas, tanto que são nativas...
Bom, segue aí mais uma foto dela, apenas 3 semanas após a última postada. A brotação é vigorosa!!!
abraço
joão josé09/04/2012 21:55
Acompanhando pra aprender mais!!! e mais!!!
Gabriel368710/04/2012 14:11
Ta ficando relamente bela, parabéns!
acompanhando. 😄
marcio gabiatti10/04/2012 19:32
KKK.
A minha guajuvira perto dessa é uma mudinha.
Parabens Elio vou acompanhar para poder aprender com vc abraços...
Edicarlos Roberto11/04/2012 11:22
já pensou em um vaso pra ela Helio?
SEKI - Elio Luis Secchi05/11/2012 21:50
Atualizando...
Retrabalho do fim-de-semana.
Vaso? Ainda preciso arranjar um adequado..

Elio05/11/2012 22:23
Beleza xará!, Uma laje cairia bem, não?
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi05/11/2012 22:54
É uma idéia boa, xará. Mas deverá ser uma laje de respeito pois a planta é enorme. Destas que o amigo está proibido de carregar...rsrsrsrsrs
Esta bacia deve ser de uns 20 litros...
Abraço
Gustavo Santos05/11/2012 23:37
Interesso muito pelo estilo. Ficou muito natural, parabéns! Acompanhando...
Alexandre S. Coelho06/11/2012 20:04
Oi Elio
Planta bastante interessante... 😲 😄 ❗
Quanto ao vaso, qual vocês acham que se enquadra melhor: