Thássio fernandes12/03/2012 09:23
Alporquia em ficus
ola pessoal,eu queria saber qual a melhor época para fazer alporquia em ficus.
A especie que tenho aqui em casa é essa:

.(o bonsai da imagem não é meu,tirei a imagem da internet).
romeucr12/03/2012 18:02
heheh q susto! achei que vc queria desmembrar esta linda planta! rs
mas não sei responder sua pergunta... 😮ops:
SEKI - Elio Luis Secchi12/03/2012 23:45
Tau, melhores épocas para se fazer alproque é sempre primavera e verão. Vale de certa forma para tudo. mas em se tratando de ficus que enraiza com muita facilidade dá para dizer que se pode fazer o ano todo. Os ficos em geral. Parater uma idéia fiz alporque em ficus carica (o figo comestível) agora em fevereiro, e em 25 dias já tinha raízes....
E fazer e valer...
abraço
cesar_alr13/03/2012 14:38
Refroço o que o amigo Élio disse, já consegui tirar alporque do Benjamina com 15 dias !!
Att
Cesar
cesar_alr13/03/2012 14:39
Lembrando que não se deve descacar o tronco completo, pois se algo der errado a planta pode morrer...
SEKI - Elio Luis Secchi13/03/2012 18:09
Cesar, em relação ao ficus de fato não seria necessário descascar o tronco todo pois ele enraiza alporque em muitos casos até sem descascar, somente amarrando o esfagano ou vermiculita úmida no galho. Vejam que facilidade de enraizamento. Num alproque de ficus carica que fiz ele enraizou acima e abaixo do anel, ou seja, teria sido desnecessário fazer o anel.
Mas existem espécies que se você não retira todo o anel de casca jamais enraizam pois se sentem mais à vontade cicatrizando o local do que enraizando...
abraço