Alcides Junior12/03/2012 13:13
Cerejeira Sugestões e projeções são bem vindas...
MarcoBonsaiPoa12/03/2012 15:00
Cerejeira
Blz Alcides!
Boa opção trabalhar o primeiro galho.
Não descarte a opção de poda drástica pouco acima do primeiro galho, poderá surgir brotações interessantes. E o disfarse da cicatriz poderia ser melhor camuflado...abç
Alcides Junior13/03/2012 06:48
MarcoBonsaiPoa13/03/2012 11:51
Tração
Se desse pra tracionar este toco principal, aproveitaria toda a planta. Já fez alguma vez cortes em forma de cunha, no lado interno da curva em troncos de maior bitola? Permitindo tracionar uma bitola maior na qual com uso de arame seria impossível!
MarcoBonsaiPoa13/03/2012 12:12
Tração
Fiz isso numa espécie se não me engano é sarandi. Faz mais de 5anos e a cicatriz é visível mais bem natural. O ttonco era duro. Fiz os cortes e trabalhei o movimento desejado com as mãos, quando ví que era o extremo que podia chegar parei, botei borracha em cima e em baixo, fixando com arame para sustentar a posição. Ficou uma marca inicial, como de um corte na pele que precisasse levar pontos, isolei com pasta selante e após um tempo refiz o corte e tracionei um pouco mais. Isso tudo na mesma planta soma-se um total de duas curvas levemente acentuadas em uma planta impossível de se aramar. Tb tem aqueles puxadores, que não sei o nome, que tb fazem alguns milagres...
cesar_alr13/03/2012 15:25
Bom eu sugiro ao amigo fazer o procedimento citado pelo MarcoBonsaiPoa, mas somente no primeiro galho dando a ele um leve movimento para baixo, e esperar os novos brotos no tronco.
Imagino que desta forma o amigo conseguira uma planta bem voltada para o estlo naturalista.
At
Cesar
Andrey13/03/2012 15:30
essa eu vou acompanhar muuuuito!!
edson060514/03/2012 11:36
Minha opinião... Ainda que se possa tracionar o primeiro galho baixando-o, isso não melhoraria a falta de conicidade no tachiagari.
Provavelmente ainda existe um pouco de tronco enterrado... Um primeiro passo seria saber quanto pois é possível que o primeiro galho até fique alto se tiver muita coisa enterrada.
Se minha fosse eu partiria para uma poda drástica logo acima deste primeiro galho, realizando um falso transplante apenas para melhor posicionar o ápice.
Espero ter ajudado...
Edson.
MarcoBonsaiPoa14/03/2012 14:35
Cerejeira
Tem razão Edson o nebari tá escondido, pode ser que tenha um pote de ouro no final do arco-íris!
Alcides, com alguma coisa de raíz exposta radialmente, poderá conseguir está conicidade citada pelo Edson. A exposição das raízes faz com que se desesenvolva de maneira mais rápida em relação à mesma estando enterrada, puxando para os lados o crescimento na base.
As minhas cerjeiras não estão nem perto desta, em bitola, e a conicidade se forma bem em baixo, próximo ao solo, justamente onde deixei raízes acompanhadas da terra, de maneira que formasse um tipo de morrinho afunilado, criou musgo, ficou interessante.
Quanto aos cortes que citei, pensei melhor e acho que não se adequaria à espécie em questão. As cicatrizes nas cerejeiras ficam toscas, pode ser que não chegue a um resultado satisfatório!
Djalmo14/03/2012 18:11
Bem eu faria um alporque acima do primeiro galho e depois tentaria aplicar a tecnica citada pelo amigo MarcoBonsaiPoa, na parte superior da planta, com duas plantas será mais facil acertar.
Alcides Junior15/03/2012 07:38
Obrigado a todos pelos comentários. Vou desenterrar o nebari e postar para os amigos verem.
Djamo, alporquia nesta espécie é ruim hein...é muito difícil pegar.
Djalmo15/03/2012 09:20
Dificil sim mas da pra fazer e esta é a minha opinião de iniciante.
Alcides Junior17/03/2012 13:56
Pois é Djalmo, eu respeito a sua opinião de inciante, mas esta não é a cereja japonesa que enraiza com facilidade, é a cereja do rio grande, eugenia involucrata. Neste exemplar, tentei alporquia por 3 anos sem sucesso.