Olha ,
Eu faço o seguinte , cortei um botijão de gaz no meio , e com um toco de reseda fiz um soquete .. ai algum sa falou ha.. isso e um Pilão !!
Parabens pra quem acertou e para que nao conhece eis o Pilão..
Muito usado antigamente e ate hoje para descascar cafe, fazer paçoca ,tritura milho ou oque quer que seja ,no nosso caso tijolo!
Com o meu 1/2 butijão e o todo de reseda ou de qualquer outra madeira mas que seja nao muito pesado e resistente .
Coloco tijolo dentro e maceto ele uma minutos coloco na peneira e dou uma coada , volto pra dentro e maceto denovo e faço o mesmo processo ate o vizinho bater na minha porta e mandar eu parar com aquele barulho chato !!hahahahh
Ou que tiver agura corrente e "saco "pode usar o mojolo, que e um pilão movido a agua , ele tem um recipiente que a agua cai e pesa o braço mecanico do mojolo e levanta este braço quando a agua escoa o braço volta socando o pilão .. isso leva horas ou ate dias !!
O pilão e 10x mais facil que na marreta .. e quem quiser um processo ja mais adiantado pode ir na ceramica e pegar cacos ja bem triturados que ja adianta o expediente .
facil mesmo so com um moinho de martelo mesmo, ou uma engenhoca eletrica , de toda forma que fizer saira um pouco caro conhecendo de maquinas nao conseguira nada mais barato de 1000,00 , se eu fizer a minha no custo vou gastar no minimo 600,00 , caso contrario e no muck mesmo!! 😄 😄 😄 😄
monjolo.