Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

COMO MOER TIJOLO

Lili Nagao12/03/2012 16:58
COMO MOER TIJOLO
Alguém sabe de algum método mais prático de fazer caquinhos de tijolo sem ser no martelo? O martelo e eu realmente não nos damos bem... 😮ops:
romeucr12/03/2012 17:59
Ótima pergunta! rs

Já pensei em passar com o carro por cima... ainda não testei 😂
marcio gabiatti12/03/2012 18:47
LiLi e Romeu o metodo mais eficiente é o martelo mesmo....
kkkkk brincadeirinha.

Olha uma dica, vcs podem ir até uma loja de materiais de contrução onde eles depositão muitos tijolos, toda vez que eles colocão e tirão os tijolos de um caminhão para outro acontece de bater os tijolos e vão soltando lascas e pedacinhos dos mesmos, ai é só pedir para o dono que ele nem cobra pois vc vai estar juntando oque eles irião jogar fora, basta varrer o local juntar tudo e em sua casa usar uma peneira de tamanhos variados para conseguir o tal cacos de tijolos de varios tamanhos.

Outro metodo é achar uma fabrica de tijolos lá ocorre a mesma coisa porem eles vendem os cacos em sacos de 25kg a um preço bem bacana.
Eu faço assim quando tenho tempo junto em lojas quando não tenho compro em uma fabrica.
Espero ter ajudado a vcs...

A parabens LiLi pelo blog, os pinheiros negros e o sitio que a parte é um espetaculo abraços...
Mário César B Moro12/03/2012 23:45
Qual a diferença entre cacos de tijolo e pedriscos?

Logicamente que o tijolo retém mais umidade, mas em que caso deve-se usá-lo? A espécie é que determina? Ou outro fator?
SEKI - Elio Luis Secchi12/03/2012 23:53
Lili, imagino que queira fazer em quantidade um pouco maior lá pra a chácara também... Bom nós da Associação adquirimos um Desintegrador, que é uma máquina muito usada na agricultura para quebrar milho em quirera, para picar pasto, fazer forragem, etcc.... Retiramos a navalha, deixando apenas os mateletes que tem dentro... Ah! também retiramos as peneiras fazendo sair meio direto, se não vira tudo pó....
Depois é preciso usar peneiras manuais para separar as diversas granulometrias, e também a fim de descartar o pó e repassar no desintegrador o que ficou muito grosso. Quando a gente faz, marca um dia, um sábado, reune a turma e todo mundo pega no pesado. No fim do dia dividimos o fruto do trabalho. Normalmente dá vários sacos para cada um...
Outra coisa; nosso ex-colega Luciano largava os cacos semi-quebrados na rua onde os carros e caminhões faziam o restante do trabalho, depois recolhia e peneirava... Tem jeito prá tudo..
abraço
Edgard de Vinhedo13/03/2012 13:52
Lili tb vou dar um palpite em que já tenho pensado para produzir para venda: quando dirigi fabrica de injeção de plastico tínhamos lá moinhos que picavam sucatas para serem reaproveitadas. Esses moinhos existiam de varias potencias e com várias finalidades diferentes. Existem usados no mercado (R$ 20/30 mil?). Na internet 5kg é vendido por aproximadamente R$ 10,00. Se o mercado absorvesse 5 t/mês, seriam R$ 50.000,00, essa quantidade de restos de tijolos direto de olaria deve ficar por uns R$ 3.000,00 mais o frete. Um funcionário com encargo R$ 1.500,00, assim daria um bom negócio. Como vender 5 t/mês de tijolo picado? Eis a questão. Abraço.
Edgard de Vinhedo13/03/2012 14:14
Lili e todo pessoal me perdoem, por isso sou tão pobre... e burro. Errei no calculo do cheito que calculei. Na verdade se uma saco de 5kg são R$ 10,00 então são R$ 2,00 por Kg. Para 5.000 kg (5t) x R$ 2,00 = R$ 10.000,00 por mês... Um negocio pífio para um investimento em moinho e um empregado. Mais uma vez desculpe... se alguém quiser arriscar não tem a minha concordância.
AguiaR13/03/2012 15:34
Eis a questão!
Como queria ter um meio melhor de produzir esses cacos de tijolos! 😕
Lili Nagao13/03/2012 16:14
obrigada a todos pelas sugestões! vou experimentar fazer de outro jeito, pq o martelo realmente não gosta de mim...rs Se nada der certo, vou organizar um mutirão pra quebrar tijolo no sítio...
Sergivaldo13/03/2012 16:54
Lili,

Quando iniciei no bonsai, há mais de quinze anos, tive que improvisar muitas coisas, a exemplo do que ocorre com a maioria dos bonsaístas brasileiros. Umas delas foi o substrato, razão pela qual comecei a quebrar tijolos e peneirá-los para poder utilizar nas minhas plantas, mantendo uma boa quantidade de umidade e nutrientes.

Uma das minhas matérias era justamente sobre a forma de como eu fazia esse substrato, copiada na íntegra pela "bonsai ideal", sem ao menos fazer referência à minha autoria:

http://bonsai.idealgratis.com/argila_granulada_p01.html

http://bonsai.idealgratis.com/argila_granulada_p02.html

Hoje, face ao número de plantas que aumentou e a indisposição ao trabalho mais rudimentar e graças à tecnologia, adquiri uma dessas maquininhas fantásticas:

O fabricante é o nosso amigo Joel Faccioli, grande bonsaista da cidade de Campinas (SP):

http://www.jcfbonsai.com.br/acessorios.html

Vale à pena investir seu dinheiro numa dessas.

[ ] 's
Marcio Misso13/03/2012 18:35
Comprei tijolo quebrado em tamanho ideal em loja de aquário. eles chamam de argilita e não custa caro. A loja que comprei foi na marques de Itu em sp. lá tem 2 lojas, não lembro o nome...
Uma opção menos trabalhosa, hehe
Lili Nagao13/03/2012 22:23
obrigada mesmo pelas ótimas dicas!
Sergivaldo! legal falar com vc de novo! já entrei em contato com o Joel, pra fazer uma cotação.
marco antonio13/03/2012 23:46
maquina

essa e a maquina que uso
Ricardo L C14/03/2012 12:19
ONTEM A MARRETA COMEU SOLTA AQUI
AguiaR14/03/2012 12:58
Qual o valor de uma máquina dessas que os amigos estão indicando?
Lili Nagao14/03/2012 19:19
acabei de receber a cotação da engenhoca que o sergivaldo indicou. R$3000,00. Acho que vou ter que ficar nas soluções alternativas por enquanto... 🙁
Elio14/03/2012 19:49
Eu tenho a facilidade de comprar já triturado em sacos de 10 quilos. Tem 3 granulometrias diferentes.
Nipon Bonsai - Joinville/SC

abraço
Thássio fernandes14/03/2012 20:17
Pessoal tenho umas duvida,o que se usa como substrato no bonsai são os cacos do tijolo,ou aquele pozinho tipo uma areinha grossa?e perto daqui de casa tem um rio(felizmente não é poluído),eu posso utiliza-la totalmente como substrato,e se puder devo peneira-la?
Felipe Lembi14/03/2012 20:40
Olá, LILI Nagao

Como foi apresentado pelo amigo Elio Secchi, na associação os cacos ceramicos são feitos em um desintegrador, não tem basicamente nada para alterar, somente retirar as navalhas e remover a peneira, e o mais simples de tudo é que estas peças são parafusadas, vc mesmo pode retirar.
Estou enviando um link, onde vc poderá ver o valor da máquina e o tipo de máquina que estou falando. Em casas agropecuarias e ferragens vc encontra, pois é muito usada para moer pasto para gado.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223340928-desintegradorforrageira-vencedora-m-674-com-motor-20-cv-_JM

Espero ter ajudado

Grande abraço
Lili Nagao15/03/2012 20:17
muito muito obrigada, todo mundo! 😄 😄 😄
Gustavo Ribeiro16/03/2012 14:45
Olha ,

Eu faço o seguinte , cortei um botijão de gaz no meio , e com um toco de reseda fiz um soquete .. ai algum sa falou ha.. isso e um Pilão !!

Parabens pra quem acertou e para que nao conhece eis o Pilão..

Muito usado antigamente e ate hoje para descascar cafe, fazer paçoca ,tritura milho ou oque quer que seja ,no nosso caso tijolo!

Com o meu 1/2 butijão e o todo de reseda ou de qualquer outra madeira mas que seja nao muito pesado e resistente .
Coloco tijolo dentro e maceto ele uma minutos coloco na peneira e dou uma coada , volto pra dentro e maceto denovo e faço o mesmo processo ate o vizinho bater na minha porta e mandar eu parar com aquele barulho chato !!hahahahh

Ou que tiver agura corrente e "saco "pode usar o mojolo, que e um pilão movido a agua , ele tem um recipiente que a agua cai e pesa o braço mecanico do mojolo e levanta este braço quando a agua escoa o braço volta socando o pilão .. isso leva horas ou ate dias !!

O pilão e 10x mais facil que na marreta .. e quem quiser um processo ja mais adiantado pode ir na ceramica e pegar cacos ja bem triturados que ja adianta o expediente .

facil mesmo so com um moinho de martelo mesmo, ou uma engenhoca eletrica , de toda forma que fizer saira um pouco caro conhecendo de maquinas nao conseguira nada mais barato de 1000,00 , se eu fizer a minha no custo vou gastar no minimo 600,00 , caso contrario e no muck mesmo!! 😄 😄 😄 😄

monjolo.