Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Uso da Vermiculita em Alporquia

Elio12/03/2012 20:11
Uso da Vermiculita em Alporquia
Para aqueles que ainda têm dúvidas quanto à eficácia da Vermiculita, bem como a facilidade de retirá-la após retirar o alporque.

abraço

EXEMPLO 01

EXEMPLO 02

marcio gabiatti12/03/2012 20:38
Beleza hem Elio ja havia postado no forum sobre o uso de vermiculita e agora com as fotos realmente me animei em usar tambem abraços..
SEKI - Elio Luis Secchi12/03/2012 23:29
Com certeza meu xará, após teu aconselhamento há tempos atrás também já pude provar e comprovar a eficácea da vermiculita em alporque. E seu registro fotográfico aí mostra tudo. Apenas conforme o posicionamento do galho ela é meio enjoada para se colocar adequadamente por desmorrona muito fácil... claro que é uma questão de prática, mas para quer dá os primeiros passos em alporquia certamente vai passar trabalho. Neste ítem o esfagno é bem mais prático pois a bola de esfagno úmido praticamente gruda ao redor do galho, facilitando a conclusão do serviço. Mas em compensação para desembaraçar as raízes é um parte, e normalmente a gente acaba optando por plantar com as raizes embaraçadas mesmo, deixando este serviço para o primeiro replantio, quando em certos casos já é meio tarde para fazer isso... Agora se meu amigo tiver alguma dica de como facilitar o uso da vermiculita em qualquer situação ou posição de galho, creio que seria de grande auxílio a todos.

abraço
Angela Fernandes13/03/2012 18:04
Alô !!!!
Bela matéria amigo Elio.
Este alporque é da bougaonvilea branca ?
[ ] ´s
Elio13/03/2012 20:47
Angela Fernandes escreveu:
Alô !!!!
Bela matéria amigo Elio.
Este alporque é da bougaonvilea branca ?
[ ] ´s

Exato, amiga Ângela!

abração
Elio13/03/2012 20:51
Elio Luis Secchi escreveu:
... Agora se meu amigo tiver alguma dica de como facilitar o uso da vermiculita em qualquer situação ou posição de galho, creio que seria de grande auxílio a todos.

abraço

Xará, realmente é um momento meio chato a hora de colocar a vermiculita molhada.
Costumo fazer o seguinte:
1. Enrolo o plástico em volta do tronco e passo o arame só na parte de baixo.
2. Abro o plástico formando um "copo"
3. Coloco a vermiculita e só daí fecho a parte de cima. Inclusive uso a continuação do mesmo arame de baixo, fazendo assim uma cinta diagonal no bolo de vermiculita, encerrando com o fechamento em cima.

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi14/03/2012 23:31
Beleza, meu irmão... também ando fazendo assim, ou tentando, porque no fim fica vermiculita espalhada pelo chão tipo alpiste em fundo de gaiola... mas vamos lá...O resultado posteior compensa o esforço...

abraço