Diego, você abriu dois novos tópicos para comentar sobre essa planta.
diegovmauricio escreveu:
estou com problemas para carregar as fotos! acho que agora foi!
http://imageshack.us/photo/my-imag
diegovmauricio escreveu:
o bonsai não morreu, está brotando, novas folhas verdes e cachinhos amarelos...
Para continuar postando no mesmo tópico - o que eu aconselho, pois senão, ficamos todos perdidos - deve clicar em "post reply" e não em "new topic".
Se está brotando novas acículas, então, provavelmente não morreu mesmo (falha minha. Desculpe pela precipitação). Nesse caso, então, a planta está muito doente.
Nos galhos onde não há nenhuma acícula verde, pode cortá-los fora, pois dificilmente irão brotar de novo. Cortando estes galhos, você permite a entrada da luz solar ao interior da planta, ao mesmo tempo que promove uma maior circulação aérea para os brotos que ainda se conservam.
Pelo que você falou acima:
diegovmauricio escreveu:
(...)cuido bem dele, fertilizante químico, torta de mamona, farinha de osso, (...)
acredito ser excesso de adubação. Fertilizante químico é muito perigoso para ser usado assim. O recomendado é não utilizar, se não tiver certeza de que está fazendo certo. O ideal para quem está iniciando é mesmo o osmocote, que por ter liberação lenta, diminui em muito o risco de superdosagem.
Acredito que o melhor mesmo é, após a limpeza que sugeri acima, não mexer mais nela, até que se recupere plenamente. Mantenha ao sol apenas da manhã, e suspenda a adubação até perceber que está 100% recuperada (daqui a alguns meses).
Verifique, também, a presença de ácaros, pelo método da folha branca postado aqui no fórum, se não me engano, por nosso colega forista, e grande bonsaista, Elio. Se der uma pesquisada pelo fórum irá encontrar tal método.
Abraços e boa sorte.