Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu ficus benjamina

Claudio Fellini14/01/2006 20:59
Meu ficus benjamina
Amigos,
Como sou novo aqui, coloco mais um bonsai (chamo todos de bonsai) que tenho em meu apartamento e gosto particularmente dos tipos grandes mas estou fazendo alguns pequenos já com galhos retirados deste.
Gostaria da opinião da turma, aproveitando que fiz a desfolia esta semana, dá para ver melhor

Illex14/01/2006 23:01
Re: Meu ficus benjamina
Olá Claudio,

Gostei muito deste Ficus, a sua estrutura esta muito boa, gostei da conicidade do tronco, muito bom. Quando estiver novamente com folhas nos mostre. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Claudio Fellini17/01/2006 20:43
Aprendendo
Illex,
Deixa eu ver se meu aprendizado está no caminho certo:
Seria a frente dele a última foto!
Pelas "regras" que li, não pode ter nenhum galho apontando para frente certo?
Alexandre S. Coelho18/01/2006 00:39
Oi Cláudio

Também gostei de seu ficus ❗
Pela 1ª foto, fiz esse desenho, meio borrado 😂 , como sugestão... eliminaria um dos galhos na bifurcação, e tentaria estruturá-lo + ou - dessa forma:

A princípio, os galhos principais (+ ou - os três primeiros) não devem apontar para frente... nos demais pode-se distribuir em todas as direções para dar profundidade ao conjunto ok 😉

abraços
Claudio Fellini18/01/2006 15:09
Estilo
Alexandre,
Antes de mais nada, muito obrigado pela sua dedicação com meu bonsai e parabéns pelo desenho, muito bom mesmo.
Como fiz a pouco uma desfolha e já estão surgindo novos brotos, ficarei receoso de "mecher" com ela agora por estar muito sensível.
Pergunto, posso ir modelando ela aos poucos conforme ela for crescendo ou devo ser radical logo de uma vez assim que os brotos tiverem maiores?

Cada opinião de um amigo, é um parágrafo no livro do meu aprendizado.
Alexandre S. Coelho18/01/2006 19:53
Oi Cláudio

Mesmo se tratando de um ficus, pau pra toda obra 😈 , eu sugiro deixar ele se recuperar... deixe os galhos crescerem, mas já selecionando os que formarão a estrutura desejada.
Uma boa dica também, pode ser um alporque no galho que será retirado... assim você terá duas plantas 😂 😂 😂

abraços
Claudio Fellini18/01/2006 20:45
Mudas novas
Oi Alexandre,

Na última poda que fiz, no final do inverno, plantei 3 galhos que achei legal e os 3 enraizaram e estão formando lindas arvorezinhas, cresce que é uma maravilha e uma delas estou deixando no estilo desta que você desenhou para mim e estou pensando em formar um bosque com as 3, mas isso é só na próxima primavera, até lá vou deixar elas crescerem livres.
Té +
Claudio Fellini08/12/2008 06:58
Atualizando

Abraços
bad_clusters08/12/2008 09:38
Ficou muito bonito. Parece aqueles ficus que você observa na natureza