Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu 1 Ano de Forum: Agradecimentos Poéticos.

Julio Tijucano15/03/2012 14:22
Meu 1 Ano de Forum: Agradecimentos Poéticos.
Saudaçoes Amigos.

Estou completando um pouco mais de um ano de Forum e gostaria de agradecer dividindo em algumas linhas poeticas,
um pouco do que aprendi por aqui nesse curto porem inestimavel tempo.
Ofereço a todos este singelo texto de minhas impressoes pessoais.

Como se faz Bonsai Ou sobre a estrutura e representação das árvores.

Procura-se uma base, um tronco de onde saíram galhos primários e secundários.

Às vezes é difícil visualizar e temos que deixar que a planta, ao se desenvolver, nos mostre um caminho.

Ha vezes usamos um galho de sacrifício, cuja função é a de engrossar o tronco até uma espessura idealizada.

Quando se alcança esse ideal retiramos o galho, dividindo sua demanda por energia por toda a planta.

As folhas são cada vez menores à medida que os galhos são mais distantes e derivados do tronco.

E assim seguimos, norteados por uma ideia ou senso fractal, os movimentos do tronco e dos galhos dialogam-se e o que estamos a buscar é a linguagem da natureza.

Bonsai se faz de baixo para cima e de dentro para fora, editando aos poucos a árvore que se pretende ver.

A partir de uma muda toda cabeluda se faz uma primeira intervenção, gerando assim uma nova configuração.

O tempo passa e a planta responde, outras intervenções são feitas, um diálogo entre a ação e a reação.

A memória primeira da muda já não existe mais se não em fotografias,

estamos sempre diante de outra situação, que é o acumulo de todas as ações anteriores, porem sem volta, não há como CTRL Z.

Assim como a argila que gira no torno é puro processo. Só paramos quando sentimos prazer estético diante de uma forma percebida,

daí nos apegamos a essa forma e passamos a agir mais cuidadosamente, com receio de danifica-la.

Nesse lugar, assim como na vida, estamos literalmente pisando em “ovos”.

Obrigado a todos.
SEKI - Elio Luis Secchi16/03/2012 22:47
Parabéns Julio pelo aniversário por aqui. Estamos na torcida para que comemore muitos outros aniversários em nossa companhia. Há poucos dias também coloquei meus agradecimentos pelos meus 6 anos aqui. E aprece que foi ontem que entrei no fórum...
Parabéns também pelas linhas poéticas. Palavras do coração.
abraço
MarcoBonsaiPoa17/03/2012 10:44
Parabéns!
Obrigado meu amigo

Pelas palavras que me identifico

Muitos anos juntos ão de vir

Na torcida eu aqui fico

parabéns!
Julio Tijucano18/03/2012 12:29
Obrigado aos amigos Elio e Marco.

Como disse o amigo Elio em seus agradecimentos,
tambem considero o meu tempo de Bonsai a partir da minha entrada no forum.
Aqui aprendi muito, e espero poder compartilhar muito mais.

Até a Proxima. 😄