Meu ficus e minha...??? Preciso de ajuda!
gustavoceolin15/03/2012 22:37
Meu ficus e minha...??? Preciso de ajuda!
Então pessoal, sou principiante, bem newba mesmo... eu tenho esse Ficus faz uns 10 anos, peguei de um galho e virou isso ai, já corte a raiz umas 4 vezes.

Estou querendo/precisando fazer uma poda drástica, mas não sei como proceder corretamente. No inverno, estou pensando em podar assim

O que vocês acham?
Outra dúvida, tem uma raiz circular bem grossa por baixo dele, quase da grossura do tronco, e essa à esquerda por cima da terra (nunca tive muito tempo pra mecher).

Posso retirá-las quando for podar e fazer o transplantio?
Última dúvida, eu peguei essa muda na casa de um parente, queria saber o nome e se dá pra fazer bonsai disso?
Agradeço desde já, e desculpem a newbisse! hehe
[]'s
junior elias16/03/2012 04:09
belo ficus sua ideia de poda esta boa so nao corte os dois galhos superiores na mesma altura.
a su segunda muda parece cer uma azalei e sim da para fazer bonsai.
Marcos Jose Hereck16/03/2012 13:53
Gustavo eu podaria um pouco diferente, cortaria o primeiro galho o da (esquerda)bem mais curto, o galho principal o mais grosso (do meio)sairia fora, e como novo apice ficaria o galho mais fino (da direita), o qual eu cortaria no segundo nó (proximo do tapuer), com isso vc daria mais movimento a sua planta com uma boa conicidade.
mais um detalhe aguarde até o final do inverno para estas interverções.
Quanto a azaleia plante ela no chão ou uma bacia bem grande, ou escorredor aplicando a tecnica da mamadeira e deixe-a cresce-la livremente isso pra que ela possa engordar bastante.
No entanto aguarde os mais experientes opinarem tambem.
att.
Marcos Hereck
gustavoceolin17/03/2012 10:16
Obrigado pessoal! Vou pensar direito até chegar a época da poda. Mas como nunca deixei esse Ficus sem folhas fico meio preocupado dele não recuperar. Em relação à essa raiz circular enorme que ele tem em baixo, posso cortá-la na época da poda?
Valeu pessoal!
marcio gabiatti17/03/2012 20:20
Gustavo eu podaria diferente, onde esta em vermelho eu podaria, o galho da direita eu podaria onde marquei e daria movimento a ele com aramação, onde esta em azul faria um alporque ok
Deste jeito:
No inicio da primavera replantaria inclinando um pouco para a esquerda e começaria a construir a parte aerea mais ou menos desse jeito sempre lembrando de deixar galhos de fundo e frente ok.
abraços...
gustavoceolin18/03/2012 21:09
Vou tentar fazer essa Alporquia, nunca fiz... tenho que olhar onde compro o material aqui em BH...
Em relação a poda do galho direito eu devo aramar reto, certo?
Dureza é esperar até o final do inverno, to doido pra começar os trabalhos nele! hehe
Obrigado pessoal!
marcio gabiatti19/03/2012 16:05
Gustavo o galho da direita vc vai podar e aramar dando a ele um leve movimento parecido com um '' S '' este galho vai ser o novo apíce da planta ou seja a continuação do tronco ok...
Thiago Batista20/03/2012 16:26
Gustavo,
Acho que pode fazer a alporquia agora. Ficus pega facinho por este método. Mas esteja atento a só retirar quando as raízes começarem a escurecer.
Para a alporquia em ficus, caso não disponha de outros recursos, eu faço com areia grossa mesmo.
Primeiro eu faço o anel (observar o procedimento correto)
Depois, corto uma garrafa pet e aproveito o funil da parte de cima. Deste eu retiro o gargalo duro, e corto transversalmente para poder envolver o galho. Daí, é só prender no lugar, enxer de areia, e regar com o enraizante.
Depois de algumas semanas, já dá para notar as novas raízes pelo plástico da garrafa (algumas vezes, elas até começam a sair por cima da areia).
Abraços, e boa sorte.
gustavoceolin20/03/2012 20:12
Beleza Thiago, vou fazer dessa maneira assim que possível e posto as fotos! Brigadão!
[]'s
gustavoceolin21/03/2012 09:17
Thiago, eu encontrei fibra de coco, posso usar?
Outra dúvida, vou fazer uma espécie de "bombom" no galho, não precisa deixar entradas para futuras regas?
Uso o enraizador apenas uma vez?
Estou procurando sobre o anelamento para Alporquia, mas a parte do Fórum de contém esse material está com os links quebrados.
Obrigado e até +
[]'s
Thiago Batista21/03/2012 13:44
Gustavo,
Fibra de coco contém um hormônio que dificulta a emissão de raízes. No entanto, pode ser usada, sem problemas, mas deve ser bem fervida antes. Ferva por uns 5 minutos em bastante água, e depois troque a água e ferva por igual período, pois isso elimina a maior parte desse hormônio.
Para regar o "bombom", você pode utilizar vários métodos. O mais usual é apertar bem a parte de baixo para dificultar o escoamento da água, e manter a parte de cima bem frouxa, para que consiga, molhando o galho, fazer a água escorrer para dentro do alporque. Outros métodos também podem ser empregados, como o uso de uma seringa, perfurando o plastico, por exemplo, ou mesmo uma mangueirinha saindo pela extremidade do "bombom", para injetar a água lá dentro. Vale da criatividade pessoal. Eu uso o método que eu mencionei abaixo, porque minha irrigação é automática, e como a garrafa cria um "funil", eu não preciso me preocupar com as regas.
O mais importante é manter o alporque sempre úmido. Se secar totalmente, a chance de sucesso diminui.
Abraços.
gustavoceolin28/03/2012 11:17
Alporquia
Bom dia pessoal, acabei de realizar a Alporquia:
Aqui seguindo as recomendações do Thiago:
Agora já com o tronco pincelado com Biofert Enraizante e um pouco no substrato que foi previamente fervido:
Molhei bem e deixei na sombra por enquanto, agora é aguardar e torcer!
Obrigado!
[]'s
Thiago Batista28/03/2012 15:50
Gustavo,
Pode botar um pouco mais de substrato, pois as raízes nascem acima da parte descascada.
Completa mais essa garrafa, que assim o volume de raízes será maior.
Abraços.
gustavoceolin28/03/2012 17:35
Beleza Thiagão, e novamente, obrigado!
gustavoceolin26/04/2012 08:06
Então pessoal, fiz a Alporquia nesse Ficus (21/03) e duas em uma Romã (25/03)... até agora não apareceu NENHUMA raiz, só na Romã, um fiapo de raiz! hehe É normal, ou será que tem coisa errada??? Um ou dois dias a alporquia ficou quase seca. Será que perco tudo por um dia quase seco???
Aproveitando, queria perguntar também se posso fazer estaquia de Caliandra Rosa agora em Abril. Perto do meu trabalho tem um emaranhado de Caliandra Rosa e vermelha no muro de uma casa, dá pra escolher o que quer, sem o dono ver, claro! Então posso fazer agora, tô doido pra trabalhar em alguma planta...
Obrigado
nickyfury26/04/2012 09:10
bonwsai
A época correta para se fazer alporquia, com 100% de chance de exito em tempo menor, é na primavera. Isso não quer dizer que não possa ser feita em outra época do ano, mas que é prevalente que não irá ter resultado nenhuma para uma imensa variedade de espécies diferentes. Ou que o resultado não será completo nem total, ou mesmo que será negativo, tambem dependendo da espécie.
O ficus é uma planta que aceita bem o uso de alporquia e tem uma resposta igualmente rápida, desde que seja observada a época correta (primavera). Isso significa que, se em tres meses não houver qualquer sinal de raiz, o certo é repetir todo o processo, caso a parte superior não tenha secado de vez. Vale para outras espécies tambem.
Estacas, particularmente as de caliandras, poderão render mais e melhor se forem feitas na primavera tambem. Prefira sempre as mais finas, deixando-as de molho em solução contendo hormonio enraizante, por uns vinte minutos, enterrando até dois terços de caule em areia grossa, depositando o recipiente, após coloccar as estacas, em local semi sombreado, evitando o sol forte da tarde. Cuide para que a areia, abaixo da superficie, não fique encharcada, nem demasiado seca, para não haver perdas.
Estacas, feitas em outras épocas, podem não resultar em nada. O melhor hormonio enraizante que existe é o superthrive. É o que eu recomendo usar.
gustavoceolin26/04/2012 09:26
Obrigado Nicky, vou tentar me conter e aguardar a primavera... mas, quem sabe tentar com uma ou duas estacas por agora! heeh
gustavoceolin25/05/2012 10:05
Sucesso na Alporquia
Então pessoal, a Alporquia anda muito bem, está quase na hora de cortar... esse é o problema! hehe Está muito frio e estamos chegando no inverno. O que devo fazer, não quero perder a parte de cima. As raízes da Alporquia estão bem grandes.
O que devo fazer???
MarcoBonsaiPoa25/05/2012 11:52
Bonsai
Estou com uns alporques de acer e piracanta, mas vou separar só em final de agosto. Sugiro o mesmo com seu fícus! Abç
nickyfury25/05/2012 14:20
bonsai
Se as raízes no alporque estiverem corretamente no tempo certo, com a cor entre levemente marrom e um marro mais forte, não há motivo algum para preocupação, pode-se cortar, retirar o alporque e plantar em areia grossa, tipo da usada em construção, sem nenhum medo de ser feliz. Lembrando que devemos remover apenas o plastico, cuidando de preservar o musgo esfagno em torno das novas raizes, ainda frágeis.
Em todo caso, se mesmo diante do quadro acima, não se sentir confiante o bastante para realizar esse trabalho simples, pode adotar o procedimento de retirar o plastico, sem cortar o alporque, prendendo em torno do musgo um recipiente de cultivo, como um vaso plastico contendo vermiculita misturada com caco ceramico e bioplant ou areia grossa. Esse recurso permite que as raízes se desenvolvam melhor, ficando mais fortes e resistentes, sendo que lá pelo meio da primavera, voce possa finalmente remover o alporque, agora devidamente enraizado no interior do substrato do recipiente plastico.
Para prender o recipiente, podemos cortá-lo em duas metades iguais, com um furo no meio, na parte inferior, proporcional ao tamanho do alporque, de forma a conter a base, sem danificar o alporque. Antes de preencher o recipiente com substrato, fixe sua lateral com arame, para deixa-lo bem firme na area, sustentando-o ainda com arame ou cordão preso nos galhos superiores da planta, evitando com isso que "fuja" ou "escape" com movimentos ou ventos fortes e chuvas.
Veja exemplo desse tipo de recurso prático:
No caso do exemplar acima, o cultivador preferiu substituir o plastico em volta do alporque por um recipiente plastico. Mas isso pode ser feito dentro do que comentei, com igual resultado.
Neste outro exemplo, um ficus, o cultivador realizou dois pontos de alporque, com o uso do recipiente plastico:
Em todo caso, se fosse minha a sua planta, eu optaria pela remoção do alporque e replante, pois sei que, dentro das condições que indica estar a planta, teria sucesso pleno nisso.
MarcoBonsaiPoa25/05/2012 15:05
Bonsai
Alporque nos vasinhos é tiro certeiro! Boa Nick! Tava meio sumidão hein!
gustavoceolin01/06/2012 16:54
Então galera, as raizes estão bem marrons e muito grandes! Acho que esse fim de semana vou cortar. Colocar no escorredor com areia grossa e um pouco de terra (bem pouco).
Minha última dúvida é se posso podar a parte de cima que vou retirar. Deixar liso, sem folhas, ou se devo esperar mais e retirar apenas as folhas
Brigadão ai pessoal!
Thiago Batista02/06/2012 11:40
Mantenha algumas folhas. Nessa época, as plantas demoram a brotar. Algumas folhinhas ajudam a recuperá-la.
gustavoceolin01/07/2012 18:03
Após a Alporquia...
Então galera, tá ai o ficus após a alporquia. Vou acompanhar as brotações pra ver como vou fazer na primavera. Mini Brahma ao lado, hehe!