Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

NPK na fórmula de enraizador?

Pedro H16/03/2012 16:42
NPK na fórmula de enraizador?
Pessoal, desculpa a pergunta se for inocente, mas comprei Biofert raiz para tentar enraizar estacas de serissa, carmona etc, e não estou obtendo muito sucesso.

A dúvida é que na fórmula do produto Biofert Raiz tem: N - 5%, P -8%, K - 7% e outros micronutrientes, o NPK não prejudica as estacas por nem mesmo terem raizes? Em outros enraizadores que vocês utilizam também possui NPK na fórmula?
Rodolfo Kubiak16/03/2012 17:59
Ola Pedro, mas nunca se usa NPK para enraizar um estaca, para enraizar vc usa um hormonio de enraizamento que pode ser a vitamina B1 ou AIB, depois que ele cria raiz eu uso o NPK 00-18-00 (Super Fosfato Simples ou SuperSimples) para a planta absorver o NPK (melhor só o P), e jogar sua energia para as raizes para desenvolve-las, também uso esse NPK quando transplanto uma muda.
Pedro H16/03/2012 18:38
Rodolfo Kubiak escreveu:
Ola Pedro, mas nunca se usa NPK para enraizar um estaca, para enraizar vc usa um hormonio de enraizamento que pode ser a vitamina B1 ou AIB, depois que ele cria raiz eu uso o NPK 00-18-00 (Super Fosfato Simples ou SuperSimples) para a planta absorver o NPK (melhor só o P), e jogar sua energia para as raizes para desenvolve-las, também uso esse NPK quando transplanto uma muda.

Ok Rodolfo Kubiak, agora ficou mais claro. Fui numa loja de aquário e plantas em Fortaleza e pedi exatamente um hormônio enraizador, porém, foi esse que o vendedor me ofereceu.

Acho que o detalhe de não observar a fórmula do produto acaba enganando muita gente. "maldade"
Muito obrigado!
Átila16/03/2012 19:48
Olá Pedro! Pelo pouco que entendo de fertilização é o seguinte: Não é que a formula NPK do Biofert raiz sozinha atrapalhe ou favoreça o processo de enraizamento, mas a baixa e equilibrada concentração desses 3 macro nutrientes associada aos micro nutrientes + Tiamina + IBA também na concentração correta devem agir juntos para favorecer o processo final de enraizamento favorecendo a recuperação e desenvolvimento da planta.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Átila16/03/2012 19:50
Olá Pedro! Pelo pouco que entendo de fertilização é o seguinte: Não é que a formula NPK do Biofert raiz sozinha atrapalhe ou favoreça o processo de enraizamento, mas a baixa e equilibrada concentração desses 3 macro nutrientes associada aos micro nutrientes + Tiamina + IBA também na concentração correta devem agir juntos para favorecer o processo final de enraizamento favorecendo a recuperação e desenvolvimento da planta.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Pedro H16/03/2012 20:39
Átila escreveu:

Obrigado pela informação Átila,não podemos adubar planta recém transplantada, pois pode queimar as raízes e planta sem raiz (estaca), aí é que não pode mesmo, entende porque fiquei na dúvida? mas é como você diz, a fórmula é balanceada. Será que esse enraizador(Biofert) não seria mais indicado para fortalecer plantas já enraizadas?
Weverton03/04/2012 08:26
Olá, Pedro. Eu uso aqui, na minha cidade, o FORTH Enraizador. Este não está proibido pela Vigilância Sanitária. Ele custa R$ 15,00 e é muito bom. Eu uso para os meus bonsais recém transplantado.

Abraços