Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha árvore está crescendo de mais !

lucianopp18/03/2012 18:35
Minha árvore está crescendo de mais !
Fala pessoal, tudo beleza?

Então. Eu fiz um misho, plantei desde a semente uma barba de barata ( ou flor-do-paraíso ou flor-de-pavão ou flor-da-ave-do-paraíso ou flamboianzinho ou renda-de-ouro ou flamboyanzinho ou vaio-de-estudante ... enfim hahaha).

Eu gosto muito de começar uma planta desde a semente, me da um sensação de criação por completo, como cuidar de um bebe até ele envelhecer e ficar bem velho hehe

Enfim... planei essa árvore e hoje ela está crescendo sem parar, não sei o que fazer pra ele se manter numa estatura mediana e engrossar o caule. Estou com medo dela deixar de ser um futuro bonsai.

Vai uma comparando ela com uma garrafa pet (reparem que ela é 2x maior que a garrafa):

Alguma dica pra ela engrossar mais o caule ?
Maxwel de Lima18/03/2012 19:18
a unica coisa que vc deveria fazer agora era dar uns movimentos no tronco e esperar mais um poco para começar com podas. Também deveria colocar num vaso maior sem mexer nas raízes.
wamoura18/03/2012 19:32
Bom caro colega,geralmente estimula-se as brotações laterais com podas das folhas,assim estimula as gemas nas axilas(desculpe o termo pois não sei o nome correto) das mesma;mas espere as dicas dos mais experientes,se isso pode resolver o seu ou se tem outra opção.Segue um exemplo do que disse.

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRsXBCPMIsKzR8rEXlVu1Hp_AXvSRn-gC3YwltjQ_huTin_qR6a_Q
lucianopp18/03/2012 19:34
wamoura escreveu:
Bom caro colega,geralmente estimula-se as brotações laterais com podas das folhas,assim estimula as gemas nas axilas(desculpe o termo pois não sei o nome correto) das mesma;mas espere as dicas dos mais experientes,se isso pode resolver o seu ou se tem outra opção.Segue um exemplo do que disse.

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRsXBCPMIsKzR8rEXlVu1Hp_AXvSRn-gC3YwltjQ_huTin_qR6a_Q

Eu não sei como podar exatamente nesse tipo de planta. Existe alguma maneira especial ou a poda é como nas árvores comuns ?