Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

junípero antigo

FrK_leal19/03/2012 20:42
junípero antigo
Gente esse é um junípero da avó da minha esposa.
A casa que ela mora hoje deve ser demolida e quase um ano eu comecei com um trabalho de enxertia nesse junípero (acho que é). De todos os enxertos, esse foi o único que pegou.

Hoje eu cortei os troncos dele e deixei só o enxerto e a madeira que pretendo fazer shari.

Devo deixar mais um tempo no chão para o galho crescer bem agora.

É uma planta bem antiga portanto quero dar um tratamento especial para não perder o material.

Qual seria a melhor época para retirada e como seria melhor fazer?? uma sangria nesse ano e a retirada no próximo ano?? uma sangria agora e a retirada completa na primavera?

Sem mais delongas, seguem as fotos estão ruins porque são do celular

O enxerto, pena que ficou um calinho...

LUIZ ARTHUR19/03/2012 21:05
FrK_leal

A melhor época para transplantar o junípero é no inverno, quanto a fazer a sangria vamos esperar o pessoal mais experiente se manifestar.

Abraço
FrK_leal19/03/2012 21:26
Beleza Luiz.
Minha ideia com essa planta é fazer um moyogi, com um shari no toco da esquerda e nos troncos que sobem ao lado do galho...

Vamos ver se vai ficar bom.
Alcides Junior20/03/2012 08:28
Legal seu enxerto, só acho que poderia ter feito a enxertia com junipero, é melhor para trabalhar. Desejo sucesso na retirada e na condução do mesmo.
FrK_leal20/03/2012 11:50
Pois é Júnior, eu pensei nisso. Mas como eu não tinha certeza que espécie era essa preferi não arriscar e usei galhos da própria planta.
Guilherme Luz20/03/2012 15:09
Belíssimo material...

Boa sorte amigo, tenho certeza que vai dar um ótimo trabalho.

Acompanhando.
FrK_leal22/03/2012 11:46
O pessoal que tem mais experiência nesse tipo de planta, melhor tirar direto ou fazer uma sangria?

Se fizer sangria, quantos meses antes da retirada no inverno?
Gustavo Ribeiro24/03/2012 22:24
Esta especie esta parecendo ser uma Tuia compacta .. algumas tuias vao bem como bonsai outras nem tanto .. Mas com certeza tem um material muito bom ..

Abraço,