Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai de videira?

Itamar Nobre15/01/2006 22:54
Bonsai de videira?
Oi, gente, quais as possibilidades de se cultivar um bonsai de videira? é que hoje eu visitei um amigo e encontrei no seu quintal um tronco dessa planta que eu a conheci qdo frutificava mt. Hoje eu a vi com o seu tronco cortado com mais ou menos 60 cm de altura e com um bom aspecto, apesar de não possuir nenhuma folhagem. Ele me disse que a sua idade é +- 8 anos e me deu para coletar, pois pretendia arancar e jogar fora. A coletarei no próximo final de semana, conforme a opinião de vcs.
Abçs
itamar nobre
Illex16/01/2006 12:21
Re: Bonsai de videira?
Olá Itamar,

São muitas as possibilidades, Bonsai de Videiras estao cada vez mais comuns em todo o mundo, inclusive teve alguns classificados no WBC de 2005, agora nao sei lhe dizer se é uma planta facil de se trabalhar ou complicada. Mas o que mais se deve visar são os frutos, isso é uma garatia. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Angela Fernandes16/01/2006 13:10
Olá amigos !!!! 😂 😂 😂

Sempre soube que a videira não serve para se fazer bonsai.....

Há um tópico aqui no forum que foi postada a foto de uma videira, um mame lindíssimo.....

O amigo Illex poderia muito bem colocar a foto para todos nós vermos novamente.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Illex16/01/2006 13:37
Olá Angela,

Ja que pediu aqui vai amiga:

Videira Mame

Espero que gostem novamente. T+ amigos.

Abraços:

Illex

P.S.: Depois irei achar outras fotos que tenho aqui de Videiras e posto novamente. T+.
Angela Fernandes16/01/2006 23:24
Amigo Illex !!!! 😂 😂 😂

Muito obrigada pela postagem !!!!!!!!!! Era esta foto mesmo, aliás, não canso de admirar tal perfeição e belezura.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Itamar Nobre18/01/2006 00:49
Illex e ângela, mt obg pelas dicas. Vou coletar a planta e se possível envio uma foto para vcs.
abçs
itamar nobre - natal/rn
Raijin18/01/2006 21:38
Da certo sim!
Itamar quando coletar plante a videira em um solo bem arejado tipo pedrisco com terra granulada, regue bem de manhã e só volte a regar se o fundo do escorredor ou mamadeira estiver bem seco ( eu molho uma vez ao dia) mantenha protegida do sol mais forte, as videiras são até bem faceis de cultivar e na sua região deve ser dificil pegar mildio e oidio mas é bom ficar esperto e observar as brotações da mesma, se a muda que seu amigo quer doar for enxertada logo ela vai dar frutos senão demora muito, e o numero de horas que ela receber de frio por ano tambem influencia a quantidade de frutos.
Mas fica tranquilo que da certo sim pois eu tenho e só falta as uvas mas eu tenho paciencia, ja se quiser semelhante a foto que o illex mostrou essa é do tipo sem vergonha e brota mais facil ainda as minhas ficam direto no sol de +ou- 32°C direto e estão com pequenas uvas( deixa eu comprar outra bateria para minha camera que eu mando as fotos).
Felipe Frango Zappala19/01/2006 21:25
Fala Mago, também estou esperando a compra das baterias... quero ver essas fotos.
E os cedros? Os 2 que fiquei estão melhor do que eu esperava. Estão criando raizes expostas lindas.
As Kinzu não gostaram muito do clima aqui, mas vão indo. Os Boke estão bem, 1 foi para Petrópolis e parece que gostou mais.

Abração
Itamar Nobre20/01/2006 00:21
Obrigado, Mago, vou observar tuas dicas.
abçs
itamar nobre - natal/rn
sergioturbo1021/01/2006 11:10
Moro no rio grande do sul e videira aqui da até em pedra. e é disso que elas gostam conforme foi dito, dão belos bonsai tem uma amigo aqui que tem 3 e ontem mesmo comi uma uva dela rssss.

vai firme no teu ideal, que ele te levará a uma grande realização.
Itamar Nobre22/01/2006 23:06
Obrigado, meu amigo,voupostar a foto em outro tópico.
itamar nobre